Papel dos EUA na “transição de poder” na Ucrânia provam o envolvimento de Washington no golpe de Estado

O chanceler russo Serguei Lavrov disse nesta segunda-feira (2) que as palavras do presidente norte-americano Barack Obama sobre o papel dos EUA na “transição de poder” na Ucrânia provam o envolvimento de Washington no golpe de Estado.

“Tinha a confirmação do envolvimento direto dos EUA desde o início no golpe antigovernamental, que Obama chamou neutralmente de ‘transição de poder’. A retórica exprimida na entrevista significa a intenção de Washington de mais adiante fazer tudo para apoiar incondicionalmente as ações das novas autoridades em Kiev que aparentemente resolvem o conflito pela força”, disse o ministro russo do Exterior.

“Nós ao nosso turno estamos convencidos que é preciso estabelecer o contato direto entre as autoridades em Kiev e as Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk e esta opinião é cada vez mais partilhada, inclusive na Europa”, sublinhou Lavrov.

Mas, segundo as palavras dele, esses esforços esbarram em tentativas de sabotar o processo de negociações.

Estou convencido que todos os que querem a paz para o povo ucraniano, e Rússia de certeza está entre tais países, tal como segundo eu sei a Alemanha, a França, outros europeus, a OSCE, devem continuar esses esforços, devem fazer todo para que diálogo direto seja estabelecido e traga resultados”, frisou o chanceler russo.

A decisão do então presidente da Ucrânia Viktor Yanukovich de não assinar um acordo de associação com a União Europeia no final de 2013 desencadeou uma onda de protestos em massa em todo o país, que culminou com o golpe de Estado de fevereiro.

Kiev está realizando desde meados de abril uma operação militar para esmagar os independentistas no leste da Ucrânia, que não reconhecem a legitimidade das novas autoridades ucranianas. Segundo os últimos dados da ONU, mais de 5.000 civis já foram vítimas deste conflito.

Desde 9 de janeiro, a intensidade dos bombardeios na região intensificou-se, aumentou o número de vítimas do conflito.

O Ministério da Defesa da Ucrânia anunciou que as Forças Armadas ucranianas estão a aumentar os efetivos em todas as zonas onde ocorrem combates. Os independentistas, por seu turno, declararam que fizeram “avançar a linha da frente” para evitar os bombardeios de zonas residenciais das cidades por parte do Exército ucraniano.

Fonte: Voz da Rússia

Obama admite participação dos EUA no golpe de Estado na Ucrânia

Os Estados Unidos tiveram uma participação ativa no golpe que levou autoridades pró-ocidentais ao poder na Ucrânia em fevereiro de 2014, segundo afirmou Barack Obama à rede CNN neste domingo.

Em entrevista, o chefe da Casa Branca disse que “o Sr. [presidente da Rússia, Vladimir] Putin tomou essa decisão em torno da Crimeia e da Ucrânia, não por causa de alguma grande estratégia, mas, essencialmente, porque foi pego de surpresa pelos protestos no Maidan e [pelo então presidente da Ucrânia Viktor] Yanukovich fugindo em seguida depois que nós intermediamos um acordo para a transição de poder na Ucrânia”.

A decisão de Yanukovich de não assinar um acordo de associação com a União Europeia no final de 2013 desencadeou uma onda de protestos em massa em todo o país, que culminou com o golpe de Estado de fevereiro. Na sequência da mudança de poder e com a ascensão do nacionalismo agressivo na Ucrânia, a Crimeia decidiu em referendo se juntar à Federação da Rússia em março de 2014, quando 96% por cento dos eleitores foram a favor da reunificação.

Fonte: Voz da Rússia

20 Comentários

  1. A Ucrânia é o novo Vietnã, Iraque, Afeganistão, ou outro palco qualquer de disputa entre Rússia e os EUA/OTAN,infelizmente muitos cidadãos ainda vão morrer inocentes nessas disputas !

  2. Só cego que não vê a jogatina norte americana na Ucrânia, e quem admite tal vômito político sobre esse país é tão cruel e promovedor da maquina apocalíptica norte americana quanto os marines cegos pelo patriotismo que recebem como paga por seu ‘heroísmo” um sanatório no final da carreira.

    • Arc “so cego…” ou quem tem preguiica de google o YouTube e ouvir a entrevista ja famosa de Victoria Nuland, Secretaria de Estado para Assuntos do Leste Europeu, onde ela disse que os EUA gastaram $5 bilhoes de dolares para criar situacoes que permitisse seus fantoches deporem o entao president eleito da Ucrania e o substituirem pelo vulgo referido como YATS contra a vontade dos europeus que desejaria um ex lutador de box como president. Ela disse Fuck Europe, Foda-se Europa, YATS e quem os EUA querem no poder. E YATS esta no poder.

  3. Tá putinho Lavrovinho? Tá batendo o pezinho no chão? Faz o seguinte: Convence o teu chefe a entregar o X-9 do Snowden para os EUA. Quem sabe depois disso os americanos dão um refresco pra vocês….rs!

    • Oh pra vc, oh:

      “Na sequência da mudança de poder e com a ascensão do nacionalismo agressivo na Ucrânia, a Crimeia decidiu em referendo se juntar à Federação da Rússia em março de 2014, quando 96% por cento dos eleitores foram a favor da reunificação.”

      Gostou!?! rsrs..

      E realmente é bem legal vê-la defendendo os neonazistas!! 😀

      • defendendo os nazifasci

        esta parecendo mulher de malandro , ou é a síndrome de Estocolmo rsrs

        das duas uma esses sionistas confiam demais nos anglo-saxões e vao pagar pela sua imprudência !! novamente

    • Sério? Agora quero ver a turminha que ficou dodói porque a EMBRAER não recebeu o ministro russo bater com a cabeça na parede de raiva…rs!

    • Sério? Quero ver a turminha que ficou dodói porque a EMBRAER não recebeu o ministro russo bater a cabeça na parede de raiva!

      • HMS, digo por mim e pela parte pensante daqueles que admiram a Russia como pátria soberana e potencia global neste espaço. Não somos contra a Embraer, pelo contrário, defendemos que ela cresça, evolua, progrida, mas SIM, a presidência foi tosca, medíocre e ausente de qualquer valor ético, profissional. Independente da Embraer ser nosso orgulho, temos que ser honestos e íntegros em condenar a postura ridícula que eles tiveram com uma autoridade de uma nação amiga. Sds

      • Sem essa ARC! Postura ridícula ela teria tido se houvesse desrespeitado seus acionistas e investidores e tivesse recebido o ministro russo que além de ser um fanfarrão arrogante está na lista de sanções do State Department dos EUA. E querendo ou não, além de ser o maior mercado dos seus aviões civis, ainda se mostra promissora no campo militar com o A-29 e o acordo com a Boeing para promover o KC-390.

        Assim, resta claro que desrespeitoso e arrogante seria toda e qualquer ingerência governamental que forçasse a presa a receber o ministro russo. Isto sim iria contra não apenas os interesses da Embraer como empresa privada como também do país.

      • É aí que vc se engana HMS, vc citou que o Rogozin estava na lista de sanções dos EUA, mas não lembro de ele estar em alguma lista de sanções do nosso país, logo, tal atitude vai contra os interesses do nosso país, demonstrando a total falta de compostura da empresa. Segundo, não há problema em receber autoridades da Russia, até porque os EUA entenderia tal procedimento cordial, que é comum em qualquer país do mundo, não digo acordos, mas sim a recepção do ministro. Vale ressaltar HMS que a Embraer é brasileira, deve estar em respeito com os interesses do Planalto, ainda que seja privada, a sustentação (política e até mesmo financeira) dela provém do Planalto, pois quem leva o lobby dela é nosso governo e não o pessol da White house como infelizmente alguns de vcs aqui pensam. Sds

      • ARC:

        – A EMBRAER, embora brasileira, é uma empresa privada. Ou seja: Recebe quem ela quiser. No mais, e como já disse, o maior mercado da empresa é nos EUA. Se ela recebesse o ministro russo os norteamericanos nâo veriam isso como cordial e sancionariam a empresa;

        – Se a empresa fosse sancionada iria prejudicar seus acionistas, investidos. Iria demitir trabalhadores altamente especializados. Isso sim é prejudicar os interesses nacionais.

      • Para finalizar, o grosso da receita da empresa (mais de 60%) vem das vendas ao mercado civil, especialmente o norteamericano. Assim, nâo há o que se falar que a EMBRAER é sustentada pelo Planalto.

        Sinceramente acho que vocês se deixam tanto influenciar pelo despotismo de Putin que acham que deve se fazer o mesmo aqui no Brasil. Mas se esquecem que aqui as coisas sâo diferentes.

    • Agora quero ver a patota que ficou dodoi com a Embraer por ela não ter recebido o ministro russo bater o Pé no chão de raiva!..rs!

      • kkkkkk q q isso kkkkkk 😀

        3 comentário com teores iguais kkkkkkkkk

        Moça, não tenho mais dúvidas: vc ama os seus ‘esquerdopatas’. Ficou desesperadinha pelo PB ter saído do ar e vc ter ficado sem os seus coleguinhas vermelhuxos…

        kkkkkkkkkkk

  4. HMS_TIRELESS:
    Não há em minha posições qualquer alinhamento a Russia no quesito Embraer, assim como espero que vc não seja tolo de estar alinhado ideologicamente aos EUA no que vc me condena, seria igualmente chulo.O que estou defendendo aqui é meramente cordialidade que devia ser dada a Rogozin, assim como igualmente as autoridades norte americanas recebem em países que são aliados diretos da Russia, isso não tem nada a ver com economia, não tem nada a ver com aliançar-se, a Embraer poderia receber o ministro sem todavia ter fechado nenhum acordo, e isso seria entendido pelas partes envolvidas, e seria uma atitude mais integra por parte deles. Mas sinceramente, sou grato, hoje foram oferecidos oportunidades por parte da Russia ao nosso país que gerarão muitos empregos e aumento da nossa industria em diversos setores (isso claro, se os petralhas foram menos retardados do imagino que eles sejam) e uma outra empresa neste setor vai gerar concorrência com a Embraer, isso gera investimentos, crescimento, progresso, enfim, lucro para nosso país e todos quantos serão envolvidos. Sds

1 Trackback / Pingback

  1. Papel dos EUA na “transição de poder” na Ucrânia provam o envolvimento de Washington no golpe de Estado | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.