Defesa & Geopolítica

Líder separatista quer recrutar 100 mil homens no leste da Ucrânia

Posted by

ukraine-soldierO líder separatista pró-russo Alexander Zakharchenko anunciou planos para recrutar 100 mil homens devido à intensificação dos combates com as forças ucranianas.

Os rebeldes estão tentando capturar a cidade-chave de Debaltseve. No fim de semana, dezenas de civis foram mortos em ambos os lados da linha de frente do conflito.

A mobilização começará em 11 dias”, disse Zakharchenko à agência de notícias Donetsk. Centenas de civis deixaram Debaltseve em meio a relatos de que os separatistas atingiram os arredores da cidade. Controlada pelas forças do governo, a localidade é um centro de transportes que liga as duas áreas dominadas pelos rebeldes.

A escalada sangrenta em menos de 24 horas preocupa a Europa. Em uma conferência telefônica que durou 45 minutos, no domingo, a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente francês, François Hollande, e seu colega ucraniano, Petro Poroshenko, pediram mais uma vez um “cessar-fogo imediato”.

No sábado, as negociações de paz entre o enviado da Ucrânia e os rebeldes separatistas — nas quais os governos europeus depositavam todas as esperanças — praticamente nem começaram. No final do encontro, ambos os lados preferiram se acusar mutuamente de boicote e falta de empenho da outra parte para chegar a um acordo satisfatório.

Fonte: Valor

 

15 Comments

shared on wplocker.com