Exército britânico agora na rede social: Brigada especializada em ‘guerra da informação’

O Exército britânico irá criar uma nova unidade especializada em mídias sociais para ajudar nas guerras “da era da informação”.

Grupos como o autodenominado Estado Islâmico têm forte atuação nas redes sociais, por meio da qual fazem recrutamentos e outras ações.

O objetivo do Exército é tentar influenciar populações pelas redes sociais.

Segundo a corporação, a ideia surgiu a partir de lições aprendidas na Guerra do Afeganistão. O chefe da força, general Nick Carter, disse que a medida era uma tentativa de operar de modo “mais inteligente”.

A 77ª Brigada, composta de reservistas e tropas regulares e com base em Hermitage, Berkshire, será formalmente criada em abril.

Um porta-voz do Exército disse que a unidade iria “desempenhar um papel fundamental para permitir que o Reino Unido lute na era da informação”.

“A brigada está sendo criada para reunir uma série de habilidades essenciais para enfrentar os desafios do conflito e das guerra modernas.

“Ela reconhece que um campo de batalha moderno pode ser afetado de maneiras não necessariamente violentas e se baseia fortemente nas lições do Afeganistão, entre outros.”

O recrutamento para a brigada, em que 42% do pessoal será reservista, terá início a partir de março.

Seus membros virão da Marinha, da Aeronáutica e do Exército.

A unidade também vai atuar com as chamadas “operações psicológicas” -focada em desenvolvimento de estratégias de comunicação com as populações locais- e vai buscar “novas formas de permitir que civis sirvam ao lado de militares”.

O porta-voz do Exército disse que a unidade terá como inspiração o “espírito de inovação” dos Chindits na Campanha de Mianmar durante a Segunda Guerra Mundial, de 1942-1945.
Chindits era o nome dado a grupos que operavam na selva birmanesa tendo como alvo as comunicações japonesas.

A nova unidade também vai usar a antiga insígnia Chindit de um Chinthe, uma criatura mítica birmanesa que é meio-leão e meio-dragão.

Marketing

Paul Rogers, professor de segurança internacional na Universidade de Bradford, disse que o anúncio representa uma “grande expansão” das operações psicológicas do Exército e foi uma “tentativa de reposicionamento e atualização” nesta área de seu trabalho.

“Tivemos muita dificuldade no Iraque e no Afeganistão. O que o Exército está fazendo agora é tentar aprender com o modo como estes grupos estão usando as mídias sociais”, explicou.

Ele acrescentou: “Em alguns sentidos é uma estratégia defensiva. Nós vimos a capacidade incrível do ‘Estado Islâmico’ na internet, Facebook, Instagram e todo o resto.”

Um ex-oficial do Exército que participou de operações psicológicas nos Balcãs, no Afeganistão e no Iraque, Simon Bergman, disse que a unidade vai ajudar a construir “o Exército do futuro”.

“Por exemplo, a Brigada 77 terá um grande componente de civis que vão atuar com as populações, conseguindo efeitos militares – e um efeito mais amplo, pois, como sabemos do Afeganistão, os militares não trabalham isoladamente. Funcionam como um componente do governo”.

Análise

Leia a análise do correspondente para assunto de Defesa da BBC, Jonathan Beale:

O Exército diz que aprendeu lições valiosas no Afeganistão – e uma dela é que não pode vencer guerras usando apenas força militar.

A nova brigada será composta de militares que não apenas carregam armas, mas que também sejam capazes de usar as mídias sociais, como Twitter e Facebook, e arte obscura das “operações psicológicas”, conhecidas como “psyops”.

Eles vão tentar influenciar populações locais e provocar mudanças de comportamento por meio do que o Exército chama de meios tradicionais e não tradicionais.

Civis com habilidades desejadas irão trabalhar ao lado das tropas regulares e reservistas e podem ser enviadas para qualquer lugar do mundo para ajudar a “conquistar corações e mentes”.

Isso pode ser visto como prova de que o Exército está se adaptando à guerra assimétrica moderna, e que continua a ser relevante num momento em que há temores, no Exército britânico, de que ocorram mais cortes após a eleição britânica, em maio.

BBC Brasil

Fonte: Terra

9 Comentários

  1. Estado de São Paulo – 19 de maio de 2008

    NYT discute Domínio da Região

    Fabíola Salvador, Brasília

    Para jornal, ganha força tese de que floresta é do mundo

    Reportagem publicada ontem no jornal The New York Times afirma que o Brasil está preocupado com a soberania da floresta amazônica. De acordo com o texto, escrito pelo correspondente no Rio, Alexei Barrionuevo, sugestões de líderes globais de que a floresta seria patrimônio muito além das fronteiras das nações que dividem seu território são cada vez mais recorrentes. O motivo seria a preocupação do mundo com as promessas de biodiversidade e os alertas ao aquecimento global.

    Com o título De Quem É a Amazônia, Afinal?, o texto cita o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore que, em 1989, afirmou: “Ao contrário do que os brasileiros pensam, a Amazônia não pertence a eles; ela pertence a nós”. De acordo com a reportagem, tais comentários não seriam bem-vistos no País e teriam reacendido velhas atitudes protecionistas e a atenção para possíveis invasores estrangeiros.

    O jornal afirma que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta aprovar uma lei para restringir a entrada na Amazônia. Com ela, tanto estrangeiros como brasileiros precisariam de uma autorização. “Autoridades brasileiras dizem que a lei separaria as entidades não-governamentais ruins das boas, além de deter os chamados biopiratas – que buscam patentear substâncias únicas da floresta”, diz o texto.

    Especialistas são citados por alertarem que as restrições propostas entram em conflito com o próprio empenho de Lula em tornar o Brasil um país com voz maior nas discussões sobre mudanças climáticas no mundo. A reportagem lembra ainda as notícias de aumento do desmatamento na Amazônia em janeiro passado e a recente saída de Marina Silva do Ministério do Meio Ambiente, citada como uma “feroz advogada da preservação da Amazônia”.

    O senador Jefferson Péres (PDT-AM) classificou como “bobagem” a sugestão feita por líderes globais de que a Amazônia é um patrimônio mais mundial do que brasileiro. “Esse tipo de discussão não nos preocupa porque não há grupos organizados defendendo essas idéias. São opiniões isoladas”, afirmou. Péres é suplente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado.

    “Se os países subdesenvolvidos não conseguem pagar suas dívidas externos, que vendam suas riquezas, seus territórios e suas fábricas”. Margareth Thatcher (Primeira-Ministra do Reino Unido, 1983)

    “Obviamente, existem problemas de soberania, mas o desmatamento é um assunto enorme… e qualquer plano, mesmo que seja radical, é digno de ser avaliado”. David Miliband (Ministro do Meio Ambiente do Reino Unido, 2006)

    Os países desenvolvidos são responsáveis pela emissão de 70 % do gás carbônico no planeta enquanto tentam incriminar o Brasil pela destruição da Amazônia….. Isso ocorre sabendo-se que a europa inteira tem hoje apenas 0,3 % da mata que tinha há 8 mil anos atrás enquanto o Brasil tem 69 %…. A América do Norte toda tem 32 % somente por causa do reflorestamento do Canadá para produzir enormes quantidades de papel e celulose…..

    Hipóteses de intervenções contra o Brasil para “salvar a floresta e os nativos oprimidos” podem ser usadas por muitos cobiçosos para modelar e influenciar as mentes e os corações do publico e da comunidade internacional incutindo uma “compreensão” de que uma Guerra Santa contra o Brasil pela posse da Amazônia é algo inevitável e necessário….Seus heróis invasores estariam defendendo até mesmo a futura sobrevivência da espécie humana com fé na afirmação de que a Amazônia é “o pulmão do mundo” e deverá mudar para melhores mãos só que para as conhecidas mãos disfarçadas e gananciosas….

    modelar e influenciar as mentes e os corações do publico alvo…manipular o discurso público através das grandes mídias e meios de comunicação se constitui de fato atualmente, o principal meio empregado para se projetar poder global…a informação é um elemento chave em qualquer estratégia atual de projeção de poder global…

    Folha de São Paulo – 03 de outubro de 2006

    Governo Inglês Divulga Plano Para Privatizar A Amazônia

    Da Redação

    O governo inglês, por meio de David Miliband, secretário de Meio Ambiente britânico, divulgou na semana passada no México um plano para transformar a floresta amazônica em uma grande área privada. O anúncio foi feito em um encontro realizado na cidade de Monterrey, segundo informou o jornal “Daily Telegraph”. O evento reuniu os governos dos 20 países mais poluidores do mundo.

    A proposta inglesa, que conta com o aval do primeiro-ministro Tony Blair, visa a proteger a floresta, segundo Miliband. O próprio político admitiu que a idéia está em seu estágio inicial e que será preciso discutir as questões de soberania da região com o Brasil. O plano prevê que uma grande área da Amazônia passaria a ser administrada por um consórcio internacional. Grupos ou mesmo pessoas físicas poderiam então comprar árvores da floresta.

  2. Mas isso já é feito pelos pasquins britânico com o THE ECONOMIC e os seus associados siônicos pelo mundo a fora como a VEJA e a GLOBO. 😀 😀 😀

    • Aqui, eles tem uma brigada vulgarmente chamada de “coxinhas de urubus”, são os adeptos da religião anglo-saxônica conhecida como sionismo, cujo padroeiro mor é o tio Sam e o papado é exercido em duas “Mecas” uma em Washington ( casa Branca ) e a outra em Londres ( Palácio de Buckingham – um museu do nazismo).
      .
      Essa brigada de urubus,estão sempre patrulhando a web a serviço das “causa impossíveis” dos sionistas … Hahahahah

      • E o que dizer das brigadas do mártires a serviço da seita do apedeuta de Garanhuns, financiada com a grana surrupiada do contribuinte brasileiro?

      • Sabe minha cara, para uma brasileira você se ofende muito com as gozações dirigidas a estrangeiros e paises estrangeiros. Cadê teu senso de humor, ele só aparece quando está em evidencia algum estado nordestino brasileiro, ou algum de seus ilustres nativos?

      • Eu é que pergunto Julio, cadê o seu senso de humor? Ou é proibido fazer piada do glorioso ParTido e de São Lula? Seria ele igual à bailarina da música de Chico Buarque?

      • E o que dizer de vc a serviço do capital internacional status quo. Capricha aí pq a comi$$ão do Chinookinho já foi (também) pra caminha…rsrs!

      • Ao menos são sou como você, que fala suas sandices aqui financiado pela grana surrupiada do contribuinte brasileiro, o mesmo que paga 50 milhões em um helicóptero com a transmissão bichada

Comentários não permitidos.