Fiz aperfeiçoamentos deste projeto de escoltas,
Sobre o Radar Saber M200 da Bradar, que coloquei neste desenho, foi por ser um radar nacional de Abertura Sintética de arquitetura modular com cobertura de 360º, mais radar 2º secundário 3D.
Só falta que este radar seja futuramente navalizado.
E também o Saber M60 para operar em navios patrulhas menores de 200t a 2000t como o NaPaOcBR, com as antenas no arranjo contraposta uma a outra oferecendo cobertura de 360º 3D como nas fragatas TYPE 054.
Para finalizar acredito que a MB deveria priorizar o desenvolvimento das escoltas nacionais com NaPaOc de 2000t, das corvetas Tamandaré de 2500t e de fragatas com até 4500t.
Passando a PROSUPER, para o patamar de obtenção de 9 a 18 unidades de escoltas com 8000 t a 12000t.
Como os Destroyer KDX 3, TYPE 055, TYPE 45 e demais que se encaixem nos requisitos de tonelagem.
De fato este é caminho, projetos próprios que possam ser aperfeiçoados, adequados ao nosso orçamento, modificados de acordo com os lotes de produção em serie, agregando evoluções tecnológicas mesmo que seja em parcerias estrangeiras. Um formula de diminuir preços da produção das embarcações é a produção seriada das seções de cascos, motorização para montagem posterior, permitindo prazos para o desenvolvimento dos eletrônicos e forçando a barra orçamentaria da união.
Parabéns.
Autor: Vinicius Fernandes Carvalho
Sr.E M.Pinto
Editor do Plano Brasil
Belo trabalho!
Trabalho interessante, sr. Vinicius.
Obrigado por compartilhá-lo.
Sds.
Caro Vinícius… BZ!