Rússia: Armas nucleares garantem vantagem militar sobre OTAN e EUA

Comandante das Forças Armadas russas, Valery Gerasimov

O chefe das Forças Armadas da Rússia declarou nesta sexta-feira que um arsenal nuclear poderoso irá garantir uma superioridade militar sobre o Ocidente, no momento em que seu país se empenha em finalizar um plano multibilionário para modernizar suas forças até 2020.

A Rússia, que provavelmente entrará em recessão neste ano por conta das sanções impostas por Estados Unidos e Europa em função da crise na Ucrânia e devido à queda no preço do petróleo, precisa lidar com novas formas de agressão ocidental, o que inclui confrontos econômicos, disse o general Valery Gerasimov.

Apesar das enormes preocupações econômicas, ele afirmou que as Forças Armadas russas irão receber mais de 50 novos mísseis nucleares intercontinentais este ano.

“O apoio a nossas forças nucleares estratégicas para garantir sua alta eficiência militar, combinada a… um aumento do potencial militar das forças em geral, fará com que (os EUA e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan, na sigla em inglês) não obtenham superioridade militar sobre nosso país”, afirmou Gerasimov.

As tensões entre a Rússia e o Ocidente aumentaram como resultado do conflito no leste da Ucrânia, onde EUA e Europa sustentam que Moscou está incentivando a insurgência enviando soldados e armas, o que Moscou nega.

A Rússia tem criticado a expansão da Otan no leste europeu, e o presidente russo, Vladimir Putin, acusou o Exército ucraniano, que combate separatistas pró-Rússia no leste do país, de ser um fantoche da Otan com uma política de “contenção” da Rússia.

Aviões militares russos foram avistados com frequência cada vez maior sobre a Europa nos últimos meses. A Grã-Bretanha convocou o embaixador russo na quinta-feira para pedir uma explicação sobre dois bombardeiros russos de longo alcance que sobrevoaram o Canal da Mancha, forçando as autoridades britânicas a redirecionar a aviação civil.

A Rússia promete realizar até 2020 uma modernização militar de 286,20 bilhões de dólares concebida por Putin e não mexer nos gastos militares, mesmo em face de uma crise econômica crescente que reduziu os orçamentos de outros ministérios.

O projeto de renovação objetiva aprimorar os sistemas de armamentos russos para garantir que entre 70 e 100 por cento das armas e equipamentos das Forças Armadas tenham sido modernizados até o final da década – plano confirmado pelo miinistro da Defesa, Sergei Shoigu.

REUTERS

Fonte: Terra

37 Comentários

  1. Arma nuclear é algo que garante soberania, com um arsenal desses em mãos os Russos nunca ficam isolados. Como dizia Eneias ” Não é para explodir em ninguém, mas para garantir a paz”.

    • a potência das Forças Armadas estadunidenses é muito grande…. não pode ser contida por meios convencionais….por isso a Rússia deve garantir a soberania e a segurança nacional mediante as armas nucleares…..

  2. É como dizem, quando a presa está armada o predador dorme com fome !

    O arsenal russo possui uma capacidade global,capaz de afugentar os mais poderosos adversários, sem esse poderio a Rússia já estaria de joelhos a anos !

    • E já teria seus recursos pilhados pelos ingleses (que sempre sonharam em aplicar no território Russo, a famosa metodologia: Dividir para conquistar).

      Sonharam… pq é a única coisa que puderam fazer. 😀

    • Sr. César Pereira
      .
      .
      Existe um forte trabalho dos russos em aperfeiçoar o seu sistema de defesa aérea como por exemplo, sistemas que detecta aviões stealth, os pavões estão com os seus dias contados.
      .
      Os russos já deram diversos sinais que estão bem evoluídos em sistemas anti-stealth ocidentais; veremos muitas novidades que vai deixar muita boca aberta de surpresa … rsrsrrs …. quer na Ucrânia ou na Síria . 😉
      .
      O Lockheed Martin RQ-170 Sentinel( jameados pelos russos que caiu no Irã ) e os contra-torpedeiros da classe Arleigh Burke ;Donald Cook a piada do mar negro;e o episódio do míssil balístico intercontinental “Minuteman III” que os russos derrubaram no ártico; são ótimos exemplos disso que o general russo fala. 😉

  3. RÚSSIA PREVÊ PIB NEGATIVO DE 3% E INFLAÇÃO DE 12% EM 2015:

    MOSCOU (Reuters) – O ministro da economia da Rússia, Alexei Ulyukayev, disse que o ministério prevê queda de três por cento na economia do país em 2015 e uma inflação de 12 por cento até o final do ano, afirmou a agência de notícias Interfax neste sábado.

    Mais cedo, o ministro disse que estava baseando sua previsão macroeconômica no preço médio de 50 dólares por barril de petróleo, principal produto de exportação da Rússia.

    Ulyukayev também disse que é provável que a Rússia tenha uma saída líquida de capital de cerca de 115 bilhões de dólares.

    O investimento de capital –dinheiro investido em itens como construção e infraestrutura – deve cair cerca de 13 por cento esse ano e as vendas no varejo em oito por cento, disse ele.

    http://br.reuters.com/article/businessNews/idBRKBN0L40JK20150131

    Diante desse quadro desolador, apenas resta aos russos comportar-se como gângsteres baratos, criminosos de baixa estirpe ou mesmo os traficantes dos morros cariocas, que apenas conseguem despertar temor (e não respeito) pela demonstração ostensiva de armas e bravatas da mesma estirpe.

    No mais é preciso dizer: “A Rússia é uma economia em expansão…..negativa é bom que se diga” (3% até agora, depois piora…)

  4. Já li em alguns lugares – nem me lembro onde – que, em caso de uma guerra nuclear entre EUA e Russia, o Tio Sam enviaria alguns ICBMs para o Brasil, mais precisamente contra alvos no Rio e em São Paulo. A explicação? evitar a ascenção de outros países que substituíssem a velha superpotência, no caso de uma devastação dos EUA. No momento do inevitável desembarque forçado de americanos por aqui, diriam certamente tratar-se de mísseis russos. Gostaria de sugerir ao PB uma matéria sobre o assunto e verificar se os colegas comentaristas sabem algo a respeito.

    • Marcelo RJ,

      Acho difícil… Os principais centros brasileiros estariam fora do alcance da maioria dos ICBMs da época da Guerra Fria… Haveria perigo, evidentemente, de submarinos portadores de SLBMs. Tanto que o principal foco da MB por aquelas épocas era a luta antisubmarino ( embora a principal ameaça projetada seriam SSK ou SSNs visando fechar o trafego comercial ).

      De uma forma ou de outra, isso não faria o menor sentido…

      Em caso de guerra, o Brasil seria um dos provedores de recursos vitais para os EUA, o que praticamente exclui a possibilidade de um ataque desse tipo por parte americana. Afinal de contas, em um pós-guerra, haveria a necessidade de grandes fornecedores de alimentos com terras intactas… Seja como for, duvido que Russia e EUA fossem as vias de fato, pois ambos estavam conscientes do que perderiam…

      E por hoje, a possibilidade de guerra nuclear virtualmente inexiste…

    • correto , os grandes centros do mundo são alvos

      por isso não podemos colocar todas as empresas de defesa no mesmo estado ou região

      o governo federal tem que diversificar

      se o brasil entrar no t50 russo indiano e construir uma fabrica de aviões de caças com a ajuda tecnológica russa essa não poderia ficar no sudeste

      o correto seria no nordeste !!

      e sobre os estados unidos atacar com nucleares o brasil e colocar a culpa na russia

      vai ser igual a que fizeram na segunda guerra mundial , eles atacaram os navios brasileiros e colocaram a culpa nos alemães forçando assim a nossa entrada na guerra e ao lado deles

      os alemães também atacaram navios brasileiros ,mas para o brasil se coçar mais rápido os estados unidos também

      e isso demostra que uma força armada despreparada e fraca faz com que não fiquemos neutros pois o mais correto é ficar neutro apenas vendendo para os dois lados

      mas voltando esses governos dessa democrecia acha que apenas com essas porcarias de leis feita na onu que ninguém obedece temos a garantia a paz e a continuidade dela

      mas ao contrario se você investe nas forças armadas de verdade você teria meios
      primeiro para verificar de onde vem o ataque

      segundo para revidar o ataque
      terceiro para que o ataque nem aconteça pois quem fizer o ataque vai pagar caro

      isso é quando as forças militares tem investimento verdadeiros e não apenas quebra galhos

      sem investimento acontece igual na segunda guerra mundial que tivemos que ser bucha de canhao de anglosaxiao .

      • Perfeito, pé de cão, o ataque contra rio e são paulo não prejudicaria o fornecimento de matérias primas para Os americanos chamuscados que nos invadiriam.

      • Marcelo…

        Um ataque nuclear ao Rio e São Paulo simplesmente bloquearia as principais rotas de acesso do interior a costa para exportação de grãos naquela época… Em suma, seria ilógico da parte deles…

        Quanto a invadir o País… Os principais centros estratégicos do Brasil ficam no sul e no sudeste. Ao bombardearem com armas atomicas São Paulo e Rio de Janeiro, simplesmente estariam destruindo ou contaminando os alvos de maior valor no País… Nesses termos, uma invasão perderia a razão de ser… Mesmo que invadissem outras porções do Brasil, teriam que construir toda uma infraestrutura para atende-los ( coisa que dificilmente poderiam fazer após uma guerra nuclear total )… E isso tudo se sobrassem tropas em numero suficiente e em condições de levar adiante essa empreitada…

        No mais, o Brasil da Guerra Fria, apesar das politicas um tanto dúbias, estaria alinhado com os EUA em caso de guerra com a Russia. Por tanto, uma invasão ou ataque seria uma possibilidade muito remota…

      • Compreendo seu ponto de vista, mas a lógica da “via sudeste de exportação”, nesse caso completamente anômalo, talvez deixasse de existir. Ademais, a instalação do caos no Sudeste poderia eliminar nossa capacidade de resistir a imposições futuras. Sobre a infra-estrutura perdida, talvez a mesma lhes criasse mais problemas do que vantagens em um mundo em que houvesse apenas morte e cinzas no hemisfério Norte.

      • Nem sei se as hipóteses que levanto seriam relevantes na prática…o fato é que estaríamos todos fod.. quero dizer, ferrados.

      • Marcelo a própria historia brasileira conta que eles tinham um plano para invadir o brasil se esse não ficasse do lado deles na segunda guerra mundial

        contra fatos não a argumentos , seria ate ingenuidade militar brasileira não se atentar para esse assunto

    • Concordo plenamente, esse tal “escudo” que os americanos estão montando é para atacar a Rússia e impedir contra ataques, os defensores da nação mais agressora do mundo sabem disso, mas pensão que seus passaportes de latrinosamericanos valerão auguma coisa depois disso, que serão bem recebidos na terra de seus senhores.

    • bom texto , e digo mais esta na hora de outra bandeira paulista em direção a amazonia temos que ocupar a região de recursos naturais ,militarmente e com a ajuda forte da população civil das grandes cidades

      pois todo mundo junto no rio e em são Paulo é o alvo perfeito ,a terceira esta chegando cada vez mais perto

      aqui em são Paulo o povo fala assim esta faltando agua ,esta faltando luz ,nos estamos em guerra ? ou estamos estocando ? estão querendo mandar o povo sair de são Paulo
      então faz direito da condições para isso que vai geral ,aqui 58 por cento não querem viver em uma cidade poluída e estressante como ela além de cara

      o povo não é bobo mesmo nossa elite hipócrita e entreguista e nossa imprensa aliada a interesses estrangeiros fazendo propaganda a favor desse ou daquele pais ,nos sabemos que o mundo se caminha para o que um cientista politico já falava a séculos que o ser humano vai causar sua própria extinção

      mesmo nossa imprensa jogando areia no olho do brasileiro vai acontecer um êxodo urbano !!! por isso não querem deixar o brasileiro ir para a amazonia essas ongns ,estrangeiras preocupadas com o mico da cara de pau !! o mico da cara de tacho ,proíbem e atrasam a ordem e o progresso

      por isso desarmaram o povo para ajudar imperar o caos quando esse vier a acontecer !!

  5. Essa é uma realidade imutável até que apareça tecnologia superior, o que hj não existe.
    Ter armamento nuclear em quantidade e qualidade como hoje a Russia possui, pode fazer com que eles tenham inimigos econômicos, comerciais,etc, qualquer outra área, menos inimigo no campo de batalha, pois qualquer ataque a Russia lhes concede por direito a retaliação nuclear,e dados os avanços e melhorias dos mísseis que transportam as ogivas, menor ainda a chance de qualquer de erro do alvo…sim, o armamento nuclear russo lhes concede vantagem sobre qualquer país do mundo.

  6. Infelizmente a vitoria por armas nucleares é vitoria de pirro. Ninguem ganha, todos perdem, inclusive que não esta na luta. Armas nucleares dizimarão mais gente inocente que os artifices da guerra que se esconderão em seus bunqueres anti nucleares esperando o inverno nuclear passar, o que demorará anos, quem sabe decadas, ou até mais de radioatividade nas terras atingidas.
    E tudo por que um país covarde e inconsequente, proclamado como heroi, ousou detonar sobre seus inimigos civis, para atingir psicologicamente seus inimigos militares. Vaii ser assim de novo, que detona os artificios estão ocultos, fazendo jogos pscologicos enquantam destroem almas inserviveis para seus pequenos mundos. Almas humanas.

  7. E não são mal vistos por isso, pois um imenso aparato de propaganda garante a cegueira da multidão, que marcha mansamente em direção ao abismo.

  8. Os Estados Unidos irão atacar o Brasil para culpar a Rússia?
    Cada acusação sem evidência nenhuma que eu leio, não sei da onde invetam essas coisas.

    Depois de uma Guerra Nuclear os Estados Unidos nos invadiriam?
    Por favor, e os EUA teriam condições invadir alguma coisa?

    Levantar boatos sem provas na internet é muito fácil.

    • Não são boatos. Uma enorme parcela da forças armadas estadunidenses não se encontra em seu território continental. Sobrariam dezenas de submarinos ocultos pelos oceanos, muitos deles com mísseis prontos a chantagear países desarmados do hemisfério sul. Muitas embarcações de superfície seriam imediatamente colocadas em movimento. Haveria uma revoada de aeronaves militares de prontidão. Pense bem, qual seria o destino de todos eles? No caos estabelecido, talvez esta fosse a hipótese mais razoável.

      • E porque o destino deles seria o Brasil e não a China ou o que sobrar da Rússia?

        O que vai sobrar da economia americana para terem dinheiro para invadir o Brasil?

        Também posso dizer que a Rússia utilizará as armas nucleares contra a gente para não vendermos commodities para os EUA, pois somos muito mais próximos dos americanos do que dos russos.

      • É óbvio que numa possível guerra mundial atual, o Brasil seria motivo de disputa devido às suas riquezas!

        Seria como jogar um boi às piranhas. Não importa qual pedaço você consiga, vale a pena!

      • Não discordo Mauro Lima.

        O problema é que os EUA não teriam força para nos invadir. Tudo o que sobrar da terceira guerra mundial vai precisar de manutenção, recursos e dinheiro para continuar funcionando.

Comentários não permitidos.