Google é acusada de entregar dados privados ao FBI

Organização de Julian Assange denuncia violação de privacidade e diz que gigante da internet forneceu conteúdo de e-mails e informações pessoais de três de seus jornalistas às autoridades americanas.

O WikiLeaks denunciou nesta segunda-feira (26/01) que três de seus colaboradores tiveram conteúdo de e-mails e outras informações privadas entregues ao FBI (a polícia federal americana) pela Google.

Documentos difundidos pelo próprio WikiLeaks mostram a existência de três ordens judiciais, emitidas em 22 de março de 2012, nas quais um juiz americano solicita à Google a entrega de todas as informações que dispõe sobre três colaboradores do site de Julian Assange.

Os três jornalistas associados ao WikiLeaks desde 2012 são a diretora de investigações Sarah Harrison, o porta-voz Kristinn Hfransson e Joseph Farrel, que trabalha com Assange na Embaixada do Equador em Londres – onde o australiano está refugiado desde 19 de junho de 2012.

Os mandados expedidos pelo Departamento de Justiça dos EUA alegam espionagem, roubo de propriedade do governo americano, fraude informática, e abuso e conspiração geral, o que pode culminar numa pena de até 45 anos de prisão.

Segundo o WikiLeaks, os três jornalistas foram informados pela empresa americana de serviços de internet sobre o reenvio de informações apenas em 23 de dezembro do ano passado, com o argumento de que a Google estava seguindo ordens judiciais.

O conteúdo – e-mails enviados e deletados, lista de contatos, endereços de IP e dados dos computadores – havia sido entregue às autoridades americana em 5 de abril de 2012.

“Hoje, advogados do WikiLeaks escreveram para o Google e o Departamento de Justiça dos EUA a respeito de uma grave violação da privacidade e dos direitos jornalísticos da equipe do WikiLeaks”, disse a organização em comunicado.

O site também acusou a gigante da internet de ter cedido ao pedido das autoridades sem as questionar, o que abriria um prejudicial precedente para a profissão de jornalista e para outros usuários do Google.

“Ainda que os jornalistas do WikiLeaks não usem os serviços do Google para comunicações internas ou para se comunicar com as fontes, os mandados de busca representam uma invasão substancial de suas privacidades pessoais e liberdade”, concluiu a organização.

Fonte: DW.DE

8 Comentários

  1. So um otario que não sabe que os serviços Google fazem parte da espionagem Americana. A Microsoft tambem faz o jogo.
    O Windows 8 e o Android são duas ferramentas de espionagem.
    Ate os fabricantes de toteadorez Americanos tambem fazem o jogo.

  2. Como escapar destes caras? BOM VAI LA QUE ELES ESTAM ESPIONANDO TODO MUNDO LA VAI UMA PROFECIA OS TERRORISTAS VÃO DETONAR UMA OGIVA NUCLEAR EM SEU TERRITÓRIO E ELA SERA TRANSPORTADA POR UM NAVIO CARGUEIRO E POR INCRIVEL QUE PARESA ELA SERA MONTADA EM UM ESTADO E LEVADA POR NAVIO ATE O SIMBOLO DA LIBERDADE.

    • ELA SERA DE PEQUENO PODER MAS SERA UM GIGANTESCO GOLPE E NÃO PODERAM CULPAR NENHUM PAIS ESTRANGEIRO POIS SERAM TERRORISTAS NORTE AMERICANOS.

    • Meu caro Luiz, na verdade não temos como escapar, mas isso não quer dizer que tenhamos que nos calar. Sempre que posso e tenho oportunidade digo para eles o que penso deles, em espaços como esse, e sei que muita gente lê o que o penso deles e refletem, pelo menos aqui no meu país e sei que nos monitoram. Eles podem dominar nossas elites impatrióticas e com elas nossos governantes covardes, podem dominar muitos de nós, em sua hipnose de inspiração nazista. Mas não me conquistarão o inconsciente. Acredito, sinceramente, por toda nossa história, que com esse país todos nós devamos nos cuidar em dobro. Eles acreditam sinceramente que nos possuem, e não tem qualquer pudor em expor isso publicamente igualmente triste e perceber que falam isso sem objeção vigorosa. Sds.

  3. Quais são as diferenças entre Mark Zuckerberg e eu?…Eu dou informação confidencial sobre as empresas para você de graça e eu sou um vilão………..Zuckerberg dá sua informação privada para corporações para o dinheiro e ele é o homem do ano……….Assange…

  4. Nos EUA as organizações, corporações e industrias fazem o jogo imundo do sistema.
    Como citei em meu comentário acima ate roteadores,notebooks e todo material de internet e redes vem de fabrica com códigos maliciosos e spywares.
    A NSA desenvolveu programa capaz de transformar um simples celular mesmo desligado em escuta.

1 Trackback / Pingback

  1. Google é acusada de entregar dados privados ao FBI | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.