Separatistas avançam sobre o território Ucraniano e controlam mais de 500 km quadrados de novos territórios

Ukrainian army in Donetsk area before New YearTradução e adaptação: E.M.Pinto

O governo central da Ucrânia acusou nesta terça-feira que os separatistas pró-Rússia estão se aproveitando do acordo de cessar-fogo assinado em setembro passado para invadir mais território no leste. O governo central de Kiev afirma que não negociará enquanto estas novas terras não forem desocupadas.

A acusação feita pelo ministro das Relações Exteriores Pavlo Klimkin de que os rebeldes tinham capturado mais de 500 quilômetros quadrados (194 milhas quadradas) para além das linhas de separação acordados anteriormente, desencadeou mais um ponto de discórdia com diplomacia Russa, que visa acabar com o conflito que já se alastra por nove meses.

Em negociações sob os auspícios dos observadores da OSCE na capital bielorrussa Minsk em setembro passado, firmou entre a Ucrânia,  Rússia e os líderes separatistas, um acordo que incluía um cessar-fogo e uma retirada de combatentes estrangeiros e equipamento militar do terreno.

As reuniões subsequentes estabeleceram as linhas de separação entre as forças governamentais e os separatistas, a quem o Ocidente e Kiev dizem, são armados pelos militares russos, uma acusação que Moscou nega.

Apesar do apelo de cessar-fogo, os militares de Kiev dizem que mais de 200 soldados ucranianos e centenas de civis foram mortos desde setembro.

Os separatistas tentaram desalojar as forças do governo do aeroporto internacional da cidade controlada pelos rebeldes de Donetsk, um símbolo importante para ambas as partes em um conflito que já matou mais de 4.800 pessoas.

Outras áreas em que os ucranianos dizem que perderam território para os rebeldes estão no sudeste em Mariupol, junto ao Mar de Azov, e em torno de Debaltseve, um complexo ferroviário ao nordeste de Donetsk.

Linha de Separação 

Klimkin, falando em Berlim na véspera de uma reunião com a Rússia, onde Sergei Lavrov, e os ministros das Relações Exteriores da Alemanha e França, reafirmaram que a Ucrânia quer avançar com as negociações apenas com base nos acordos de Minsk.

“Aproveitando o fato de que nossas forças cumpriram com o cessar-fogo, os terroristas tomaram território muito substancial, mais de 500 quilômetros quadrados”, disse ele em entrevista coletiva.

Ele disse que a Ucrânia vai nas futuras reuniões do chamado “grupo de contacto” (que envolve líderes separatistas) procurar um “plano detalhado para retornar às linhas originais de separação.

“Mas essa linha é a linha fixa … de Minsk”, disse ele.

A Ucrânia usou o mesmo argumento para justificar que as suas forças lançaram uma contra-ofensiva no aeroporto de Donetsk, dizendo que eles estavam empurrando para trás os separatistas para as linhas de separação acordados previamente.

A Rússia criticou o movimento dos militares Kiev, classificando-os como um “erro estratégico”.

O Kremlin diz o presidente Vladimir Putin, em uma carta ao presidente ucraniano, Petro Poroshenko, colocou a ênfase na necessidade de retirar as armas de grosso calibre para fora da zona de conflito.

As autoridades ucranianas implicam que  Moscou está buscando evitar outras partes dos acordos Minsk – especificamente a da necessidade de retirar os combatentes estrangeiros e equipamento militar da Ucrânia.

Fonte: Reuters

16 Comentários

  1. Essa escalada onde os federalistas estão fazendo os diabos com os pobres coitados dos “totós” do tio Sam; pode transforma em uma grande escalada em que envolva toda a Europa e de reboque a China,onde já se viu ! …. um bando de beberrões em peitar a OTAN e o tio Sam ?
    .
    Já levaram umas dos homens das cavernas e agora mais essa … 😉
    .
    Essa guerra assimétrica entre os EUA e a Rússia onde tudo pode acontecer, desde usara um SU 24 para fazer medo aos popeys nos seus navios “indestrutíveis” e até derrubar um avão carregado de nocentes para culpar os federalistas.
    .
    Isso tem tudo para virar uma segunda guerra das Coreia e que pode levar uma conflito nuclear onde não existe vencedores só pededores.

      • deagol você é muito fresquinho !!

        ao invés de você debater as ideias do lucena você tenta apenas pedir a moderação pois não tem argumentos para debater com ele

        falta ainda o zoinho azul ,que você com seus pedidos de moderação outros pagaram pelos seus atos ,

        você já te disse é desunido !!!

      • “que você com seus pedidos de moderação outros pagaram pelos seus atos ,”

        Outros pagaram pelas bobagens que escreveram, exemplo perfeito é o lucena e você com seus comentários bloqueados.
        Nunca pedi a moderção contra você e o lucena.

        Não culpem a CIA ou a mim pelos fracassos de vocês

  2. Estrategicamente, este passo parece visar a intimidação de Kiev, uma vez que insistentes tentativas de derrubar a RPD resulta em prejuízos constantes, podem ter atraído a retaliação deste novo embate, que servirá somente para danificar as forças de Kiev, intimidar seus lideres, e deixar clara a intenção de Moscou em defender seus interesses naquela região. Acredito que a RPD deixará este território a pedido da Russia, o que gerará na comunidade europeia uma boa impressão, e a “luta” contra tal conflito…Moscou não brinca em serviço rs.

  3. Não acredito em uso de armas nucleares.
    Não acredito que a otan tenha coragem de atacar territorio russo.

    • Caro colega.

      Eu não nunca vi demonstração nenhuma de que a OTAN teria a intenção de atacar o território russo.
      Parace mais que essa história de que os EUA querem começar uma teceira guera mundial é mais uma invenção de Putin para fazer o povo esquecer seus erros e a corrupção se unindo a seu favor.

      Semelhante ao que faz o maduro na venezuela.

  4. Do jeito que vai, vão parece que estão determinados a chutar o rabo do nazis, e acabar com este governo, golpista, de araque tutelado pelos yankes.
    Parece que os Russos resolveram parar de se queixar pelas criticas e acusações fraudadas dos nazi ucranianos e de seus parceiros oportunistas, cansaram de esperar bom senso da Europa.

  5. Putin está jogando um jogo de xadrez inteligente. Ele está mandando recado para Kiev e seus patrocinadores. Ele da uma surra militar e depois pede para os rebeldes recuar quando pressão aumenta, com isso vai ganhando mais terreno.

  6. Vai chegar um momento em que a Europa terá que decidir em continuar a apoiar os neonazi oligarcas da Ucrânia ou chegar a um acordo com a Rússia e acabar logo com a “festa”.
    Caso contrário não só a economia europeia continuará a sofrer como a própria integridade de seu território estará a perigo se esta escalada de violência perder o controle e o rumo…
    Abraço,

    • Meu caro, esses países poodles farão o que seu mestre mandar e o que ele vai mandar ou já mandou, ficou bem claro naquela moção da inoperante ONU contra a glorificação do nazismo, que o patrão yanke, acompanhado do seu mascote Canadá, e lógico, a propria Ucranazi, se recuzaram a apoiar. Isso pode ficar mais claro para você?

1 Trackback / Pingback

  1. Separatistas avançam sobre o território Ucraniano e controlam mais de 500 km quadrados de novos territórios | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.