Radar Active Electronically Scanned Array (AESA) para a frota de F/A-18 A, B, C e D

Em pouco tempo os caças de 3ª++ geração deverão contar com uma tecnologia cada vez mais vital para a arena do combate ar-ar e ar-superfície – os radares de varredura eletrônica ativa (AESA), que apresentam maior eficiência, alcance e podem engajar e disparar mísseis contra um maior número de alvos, simultaneamente.

Antes uma ferramenta restrita a alguns modelos de caças de 4ª e 5ª geração, além de aviões de comando, controle, alerta antecipado e inteligência, o fato é que os fabricantes de radares e de aviões estão trabalhando em conjunto para oferecer essa tecnologia para modelos que ainda contam o sistema convencional.

A Raytheon, por exemplo, testou recentemente em voo o APG-79(V)X, sistema pouco inferior ao radar APG-79 que equipa os Boeing F/A-18 E/F Super Hornet, mas que em breve poderá ser utilizado na frota de F/A-18 A, B, C e D em serviço na Austrália, Canadá, Finlândia, Kuwait, Malásia, Espanha, Suíça e EUA, totalizando pouco mais de 1.000 exemplares em serviço.

A Northrop, por sua vez, está trabalhando com o scaleable agile beam radar (SABR), que possui um controle de tiro e as funções dos radares AESA por um custo de aquisição e operação mais baixo. Seu projeto foi feito para modernizar parte da forta de F-16 em serviço nos EUA e Taiwan, sem a necessidade de modificar qualquer sistema elétrico, estrutura ou eletrônica da aeronave. O SABR pode ser adaptado nos F/A-18, trazendo as vantagens deum caça de 5ª geração para um de 3ª++.

Até o momento os pacotes de modernizações mais recentes lançados no mercado estavam voltados para os Super Hornet, justamente para a frota que é quase a metade dos F/A-18 Hornet hoje em serviço.

O US Marine Corps (USMC, Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA) prolongou a retirada de serviço dos seus Hornet para 2030, indicando a necessidade de uma modernização para que as suas aeronaves sejam capazes de se contraporem as ameaças encontradas na moderna arena de combate. A Suíça também é um potencial cliente para os novos radares, uma vez que o seu programa de substituição dos F/A-18 Hornet for cancelado depois que o referendo popular votou contra a forma de financiamento para a aquisição dos 22 JAS-39 Gripen E/F.

Além dos radares, alguns operadores também consideram modernizar o sistema de missão e alguns sensores das aeronaves, como o radar watrning receiver (RWR, alerta de detecção de radar).

Fonte: C&R

4 Comentários

  1. Para aqueles que, erroneamente. dizem que superhornte é um dino de 37 anos.

    O Superhornet se assemelha muito ao hornet externamente, pois tem a mesma função. Mudanças na forma e na aerodinâmica aumentariam muito a necessidade de testes encarecendo bastante o projeto, mas por dentro são aviões muito diferentes.

    O Superhornet tem apenas 15% de peças em comum com hornet original e com certeza não é mesma aeronave apenas modernizada.

    Mesmo sendo 20% maior e 35% mais pesado, ainda assim, possui 40% menos peças, tem maior uso de materiais compostos, entradas de ar que refletem ondas de radar em direções diferentes. Os compressores do motor são protegidos para diminuir a RCS fazendo com que esta seja reduzida a menos da metade, além de outros detalhes que o tornam bem mais discreto.

    Por possuir muito menos peças a sua manutenção é consideravelmente mais fácil em comparação com hornet A/B/C/D e outras aeronaves do arsenal americano. SH ainda possui alcance 40% maior e alto ângulo de ataque que ajuda nos combates a baixa velocidade e ajuda a manter o caça apontado para o inimigo..
    Muitos, com boas razões, o consideram como sendo de uma geração acima do hornet original e em termos de engenharia é mais avançado que os F-15, f-16, Su-27 e Mig-29. Sendo mais próximo até mesmo dos Rafales e Eurofighters em tecnologia, se comparado com o F/A-18 C/D.

    Segundo o que é divulgado o Su-34 compartilha 40 ou 50% das peças de um flanker original da década de 80 enquanto Hornet e Superhornet compartilham apenas 15%. Ou seja, são aeronaves 85% diferentes e do ponto de vista técnico não pertencem à mesma geração.

    O SH é um projeto do início da década de noventa com tecnologias industriais muito mais avançadas que seu antecessor, e entrou em serviço pleno próximo do ano 2000. Inicialmente utilizaria os mesmos aviônicos do hornet, mas é óbvio, que depois de 15 anos, foi muito melhorado e hoje conta com sistemas de cabeamento, navegação, bombardeio, ECM, comunicações e radar muitos mais avançados (entre os mais modernos mundo).
    E atualmente está recebendo um upgrade para o bolco II+ e existe a proposta para bloco III com novos sistemas eletrônicos, tanques conformais, IIRST, casulo furtivo para armas, e radar de ECM direcionável em banda X.

    Então o argumento de que ele é um Dino de 37 anos é um grande erro baseado na desinformação.

    Se fosse verdade o mesmo valeria, ainda mais adequadamente, para o F-15, F-16, Mi-35, Su-30, Su27SM3 e Su-34, todos estes com base mais antiga.

    Têm defeitos, limitações, bugs e não é a melhor plataforma de superioridade aérea, pois não foi projetado para ser. Mas chamar de dinossauro um grande engano.

    Hornet e Superhornet são 85% diferentes, e de gerações diferentes, e o F/A-18E/F/G não pode ser considerado como se fosse a mesma aeronave apenas modernizada, mesmo que retenha muito da aerodinâmica do modelo A.

    Também lembrando que, em exercícios nos EUA e na Alemanha, muitas vezes o hornet antigo venceu aos F-15 e Mig-29 pilotados pelos melhores pilotos do mundo, inclusive em dogfights com HMDs embora não possa ser considerado superior em performance.

    É um grande avião, entre os melhores em suas funções e apreciado pelos operadores.
    Pena que, como sempre, o Carlo kopp se esquece de dizer essas coisas.

    Para quem não acreditar no que eu digo existem o Google e livros.

    Posso ter errado em alguma coisa, mas no geral é isso.

    • Ou seja , o SH estah para o Hornet assim como o SU35 estah para o Su27 , evoluçao de um projeto ,manteve semelhanças externas objetivando economia no projeto e utilizaçao de um conceito aerodinamico eficaz ,mas a alma e as capacidades estao 20 mais evoluidas !

      • ” o SH estah para o Hornet assim como o SU35 estah para o Su27″

        Mais ou menos isso, mas ninguém tem dados para uma comparação técnica.
        De qualquer forma dizer que Superhornet é um dino de 37 anos é um grande erro.

1 Trackback / Pingback

  1. Radar Active Electronically Scanned Array (AESA) para a frota de F/A-18 A, B, C e D | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.