EUA correm risco de ficar fora do comércio global

Já não existem os Estados Unidos como país que criou um sistema de comércio global, agora os EUA só podem criar sistemas que incluem eles próprios e vários outros países, opinia um especialista chinês.

Mas os EUA já não querem cooperar com outros países para criar uma plataforma comum de comércio internacional, em vez disso, o país está buscando estabelecer suas próprias regras, por isso corre o risco de ficar fora do comércio global.

Esta opinião foi expressa pelo professor, vice-reitor da faculdade de estudos internacionais da Universidade de Fudan, de Xangai, Shen Dingli, em entrevista para o jornal oficial da China Diário do Povo.

O especialista observa que, na sua mensagem ao Congresso, o presidente Barack Obama sublinha que na área do comércio internacional na região da Ásia-Pacífico são os Estados Unidos que devem estabelecer regras e não a China.

Shen Dingli comentou:”os EUA se recusam a aceitar o progresso de outros países e não estão dispostos a cooperar em uma única plataforma e, muito possivelmente, podem perder o respeito de muitos países”.

Segundo o analista, como o resultado, Estados Unidos correm o risco de ficar de fora do comércio global.

Fonte: Voz da Rússia

 

7 Comentários

  1. Há anos, para ser mais preciso há décadas, tenho ouvido e lido sobre o fim do dolár como moeda internacional e a acensão dos emergentes, que tudo isso irá ocorrer em breve e coisa e tal,mas a verdade é que os EUA ainda vão reinar um bom tempo ainda,isto esta claro bastar ligarmos a tv ou sairmos as ruas,mudanças ocorrerão, mas creio não se darão nesse século !

Comentários não permitidos.