Espaço comercial de “Lisboa a Vladivostok” caso russos resolvam conflito ucraniano

Em Davos, Merkel sugere cooperação econômica e negociação sobre espaço comercial de “Lisboa a Vladivostok” caso russos resolvam conflito ucraniano. Cerca de 300 mil empregos na Alemanha dependem de exportações à Rússia.

A Alemanha ofereceu à Rússia um acordo de cooperação econômica e, no futuro, discutir até a criação de uma zona de livre-comércio comum, em troca de uma solução definitiva para o conflito na Ucrânia, segundo informações do jornal diário alemão Süddeutsche Zeitung (SZ).

A proposta foi feita pela chanceler federal alemã, Angela Merkel, durante as negociações entre União Europeia e União Eurasiática, que ocorrem no Fórum Econômico Mundial em Davos.

A condição de Merkel para a sugestão sair do papel é uma solução de paz abrangente para o conflito na Ucrânia, de acordo com o jornal. O ministro alemão da Economia, Sigmar Gabriel, também levantou a discussão na União Europeia sobre o que poderia ser oferecido à Rússia.

Segundo o SZ, Gabriel disse em Davos que o próximo passo seria um debate sobre uma zona de livre-comércio. “Devemos oferecer à Rússia uma saída”, disse.

Perdas para a economia alemã

Merkel e Gabriel estariam usando a ideia do presidente russo, Vladimir Putin, de criar um espaço comercial entre “Lisboa e Vladivostok”. Além disso, os políticos alemães teriam deixado claro que o incentivo é de longo prazo.

No entanto, Moscou precisa primeiro respeitar o acordo de Minsk, assinado em setembro, no qual ucranianos, russos e separatistas acordaram um cessar-fogo.

Segundo o diário, Merkel também criticou a anexação da Crimeia por Moscou e afirmou que as sanções econômicas contra a Rússia foram inevitáveis e só poderão ser removidas quando as condições foram cumpridas.

De acordo com o presidente da Comissão Econômica Alemã para o Leste Europeu, Eckhard Cordes, as exportações alemãs para a Rússia caíram 18% em 2014, uma perda de aproximadamente 6 bilhões de euros.

“Cerca de 300 mil postos de trabalho na Alemanha dependem das exportações com parceiros russos, assim uma queda de 20% pode, no pior dos casos, conduzir a uma redução de 60 mil empregos”, disse Cordes.

Fonte: DW.DE

8 Comentários

  1. A Alemanha ta num mato sem cachorro, as retaliações a Rússia estão lhe custando caro, e o prolongamento das sanções só agrava a situação alemã !

    • Mas aí eu pergunto a você amigo César: Esse “resolver o conflito ucraniano” que os Alemães (leia-se UE) querem é o mesmo que Putin quer?

      • A meu caro HMS_TIRELESS ,nessa peleja é cobra comendo cobra,cada um defendendo o seu lado e a sua própria concepção de democracia !

        O certo é que quem perder com isso tudo é a Ucrânia, seus prejuízos já são irrecuperáveis não importa quem seja o vencedor Rússia ou UE/EUA !

  2. Então se a Rússia aceitar ser economicamente enfraquecida, ter seus interesses comerciais com a Ucrânia afetados e principalmete ter base(s) de mísseis da OTAN bem pertinho do Kremilin, ganhará um “acordo de cooperação econômica”.
    Não sei como o Putin pode recusar essa proposta, chega a ser indecorosa, indecente, de tão boa.

Comentários não permitidos.