60 Comentários

  1. Deve dar uma tremenda satisfação ao piloto ter a responsabilidade e a competência de pilotar uma naves dessas. O Cara deve se sentir grande.

  2. Este é o grande símbolo do renascimento da Russi enquanto potência

    Imagine quando estiver na configuração full (com os novos motores e as coberturas)

    Lindíssima ave!!!!!!!!!

    Choram as rosas teropodianas

    • Memoria de peixe, Su 34 e SU 50 possuem lugar garantido na força aerea dos meus sonhos , juntamente com os Eagles ,A10 ,SH e RAFALES , o GRIFO e AMX ja estao nela ! ( OPS, assim espero)

  3. Será que os russos conseguiram resolver os problemas do PAK FA?

    “Existem várias incertezas sobre o futuro do projeto do caça de quinta geração da russa Sukhoi, o Perspektivniy Aviatsonnoi Kompleks – Frontovoi Aviatsii ( PAK -FA )/T -50. Estas dúvidas são originadas por problemas com os subsistemas principais, os atrasos com a introdução da aeronave em serviço e os planos para cobrir parte dos custos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), fazendo da Índia um parceiro de desenvolvimento da aeronave.”

    Vamos à lista:

    a) Radar:

    “O birô de projetos de radares russos NIIP, tradicional fornecedor de radares para aeronaves da família Sukhoi, desenvolveu modelos do protótipo do radar de varredura eletrônica ativa (AESA) N050. “Os resultados dos ensaios de voo do radar instalado em um dos quatro T-50 são muito impressionantes”, segundo um analista do setor aeroespacial russo familiarizado com o programa. No entanto, o N050 é um produto montado à mão e “atualmente a capacidade da base industrial para produzir o N050 em série não existe”, disse o mesmo analista. Além disso, “os TRM [módulos de transmissão/recepção] são produzidos na companhia militar de eletrônica Istok em uma escala limitada, tornando o custo do radar proibitivo”.”

    – Como se vê, não adianta projetar um excelente radar se ele não consegue ser produzido em quantidade apta a equipar os aparelhos. O melhor caça francês da II GM, o Dewoitine D-520, não pôde ser entregue aos esquadrões por falta de itens básicos como hélices. E o resultado foi trágico.

    b) Painéis compostos:

    Na mesma linha, os painéis compostos do T-50 de também são feitos à mão utilizando a mesma tecnologia básica empregada na família de aeronaves acrobáticas da Sukhoi.

    – Vale a mesma crítica.

    c) Motores:

    “A maior parte do motor de quinta geração que deve equipar as versões futuras do T-50 ainda está no papel, dizem os especialistas russos. As aeronaves de ensaios em voo são movidas pelo mesmo motor Saturn 117S que é instalado no Su-35, e este também será o motor dos lotes iniciais de produção do T-50.”

    – Aí fica aquela pergunta: “Cara, cadê o meu motor!?” (Risos)

    d) Baixa observabilidade:

    “Acima de tudo, sem alterações na aeronave é questionável se o T-50 vai ser realmente um projeto de baixa observabilidade. Diversos aspectos da aeronave, da forma como estão configurados atualmente, produzirão assinaturas de RCS (seção reta-radar), bem como IR (infravermelho) inaceitáveis de acordo com especialistas da indústria dos EUA que conversaram com a AIN.”

    – Como é que é? Os sobrenaturais e infalíveis russos não conseguiram diminuir o RCS da aeronave? E aquele papo de que os russos sabem fazer “aeronaves furtivas”? E pensar que ainda tem quem torcia por ele no FX-2. Pior: ainda defendiam uma tal de FêNêCê, estatal e aparelhada de petralhas, para produzir o aparelho. Fico imaginando a imundice que iria ser…

    http://www.aereo.jor.br/2013/09/23/incertezas-do-programa-pak-fa/

    Ps: Direto da trilogia para abalar os corações de vermes e símios…rs!

    • Da_Luinha, vc tá afobada hem!

      “http://www.aereo.jor.br/2013/09/23/incertezas-do-programa-pak-fa/”

      2013/09/23 !!! 😀

      Hoje: 20/01/2015.

      Vamos aguardar até a entrada do avião em serviço! E vamos aguardar mais ainda os futuros lotes a serem entregues à Força Aérea Russa!! Pode ser!!? 😀

      No mais, replico o comentário do seu parceiro (from a double two-part):

      “E uma grande ameaça para os 5Gs americanos e chineses”

      Agora vai mimi, vai! O Chinook tá lá na caminha desconsolado rsrsrsrs…

      • “Vamos aguardar até a entrada do avião em serviço!”

        Então, pela mesma lógica, vocês teriam que aguardar o F-35 entrar em serviço antes de disseminar essas bobagens de sempre.

    • o Pak-Fa é um programa ainda inacabado…ainda em fase de desenvolvimento …suas capacidades são desconhecidas…pois ainda estão em processo de desenvolvimento……..portanto insinuações de que ele não será capaz disso ou daquilo…que não será páreo para esse ou aquele abacaxi não passam de falácias de militantes político ideológicos e de lobistas……

      • O F-35 também não está pronto e muitas de suas informações são secretas e mesmo assim você faz previsões e diz que o avâo é abacaxi sem saber.

        E sim, os russos já disseram que economizariam na furtivdade para preservar a performance e a disponibilidade da aeronave. E isso pode muito bem ser verificado pelas imagens já divulgadas.

      • E as desculpas de que trata-se de um “produto inacabado” para justificar os problemas de desenvolvimento não passam de meras indigências intelectuais de um Troll que, além de ter fugido da Trilogia como um covarde, ainda usa como avatar ora a imagem de um apedeuta, ora a da sua preposta….

      • E o argumeto de que F-35 não seria de quinta geração porque não tem muita furtividade visto por trás também é fraco e uma bobagem. Porque o mesmo valeria para o PAK e, ainda assim, ninguém se atreve a dizer que o avião russo não é de quinta geração.

        Custa muito refletir antes de escrever?

    • Meu caro HMS.

      Acho que muita coisa já deve ter melhorado neste último ano desde a que matéria foi publicada. Mas também tem outros pontos questionados pelos indianos, dizendo: aceitamos ficar atrás dos americanos mas não dos chineses.

      Mas qualquer coisa que vá contra a Rússia é propaganda da mídia nazista, sionista, manipuladora ocidental, por isso a trilogia é tão odiada.

      Não dúvido que digam que esse texto foi forjado pela CIA.

      Lembrando que a CIA falou muito bem das capacidades do S-400, dizendo que em testes contra pesados ECMs o sistema funcionou muito bem. E que é uma séria ameaça contra aeronaves ocidentais, principalmente as não furtivas.
      Nem sempre a CIA mente.

      Mas, de qualquer forma, fazer aviões revolucionários é difícil para qualquer um, acho que esses problemas são normais e com mais tempo alguns deles serão resolvidos, mesmo que custem mais caro do que o previsto. Até porque um caça com 5 radares não vai sair barato.

      Acredito que, quando oPAK-Fa estiver pronto será uam aeronave excelente.

      É claro que você será atacado por postar isso.
      Se for, não se deixe influenciar pelo nível das ofensas que virão.

      Saudações

    • Ah! E já que vc citou a Trilogia, olha que legal:

      “Decepção – Mas alguns generais da corporação e vários pilotos de caça estão bastante desgostosos com a incapacidade demonstrada pela Lahav de por fim aos sucessivos desastres com o Kfir.”

      “A versão J79-J1EQD, instalada nos jatos Kfir, foi fabricada pela empresa israelense Beit Shemesh, sob licença da americana General Electric, com empuxo de 18.750 libras – melhoria de potência em relação aos modelos originais do J-79, de 17.900 libras, que impulsionavam as aeronaves da Força Aérea estadunidense.”

      http://www.aereo.jor.br/2015/01/20/com-cacas-kfir-no-chao-colombia-pode-contratar-consultoria-dos-eua/

      Sobre a problemática dos Kfir recauchutados que Israel vendeu à Colômbia (onde comentaristas diziam que tais aeronaves seriam suficientes para deter os ‘problemáticos’ Su-30 Venezuelanos)… Pois bem, a tão conceituada empresa Israelense IAI Lahav não consegue resolver os problemas de uma aeronave…. Israelense… 😀

      Mais um pouquinho? Ok:

      “Os aviadores colombianos foram desaconselhados por seus colegas chilenos a comprar jatos F-16 mais antigos, dos estoques das forças aéreas européias. O Chile recebeu, nos anos de 2000, dois lotes de F-16 usados da aviação militar holandesa, e vem tendo problemas com esses aparelhos.”

      E muitos leitores lendo comentários dos auto-intitulados superiores em argumentos, que tais situações só acontecem com produtos Russos.

      Pois é!

      Caros leitores: Eyes open!

      Sds.

    • Valeu RR.
      Primeira foto do F-35 com 3 míssies na mesma baia, achei que ainda faltava muito para ver isso.

      Pena que alguns colegas não estão interessados em debater, querem apenas criticar por criticar. Não vão entender nada nunca, ao contrário, ficam mais teimosos a cada vez que são contráriados.

      Certas verdades são duras para eles, preferem a ignorância e a mentira.
      Mesmo assim vamos continuar defendendo as nossas opiniões.

      Abraço!

    • Caro RR.

      Olhando a foto do F-35 com 3 AMRAAMs parece que atrás deles tem mias um bomba laranja.
      Quatro armas na mesma baia é uma surpresa.

      O argumento ““mal cabe alguma arma naquele ultra leve…” parece estar bem errado.

      Sds.

      • Olá Deagol,

        Esta configuração muito provavelmente é experimental. Não vejo como o F-35 poderia alijar a bomba com os mísseis a frente, posto que não parece haver qualquer dispositivo para colocar os mísseis “de lado” para permitir a passagem da bomba.

        Se o amigo verificar o link do aéreo, vai ver que a configuração típica para o ataque furtivo inclui uma bomba e um AIM-120 em cada baia, o que é mais que suficiente para a esmagadora maioria das situações nas quais se prevê que essa aeronave será engajada…

        Seja como for, essa mesma configuração também deixa evidente a capacidade de levar até 6 AIM-120 nas baias internas, em missões de defesa e superioridade aérea.

      • Confirma que pode carregar 6.

        Mas, se em uma configuação experimental, pode carregar seis mísseis mais uma bomba de grande porte então talvez no futuro exista espaço para carrgar oito AMRAAMS.

        Saudações

    • a tecnologia de pouso e decolagem vertical do F-35B é uma cópia do esquema utilizado no Yak-141, ao qual a Lockheed teve acesso numa curta parceria com a Yakovlev no início dos anos 90….

    • Amigos Deagol e RR!

      A Baia do F-35 é mais profunda que a do F-22, que é específicamente projetada para armamento ar-ar. No caso do Lightning II, ele pode levar, como indica a foto, 6 mísseis ar-ar e duas JDAMs além de outras configurações. Em uma configuração totalmente ar-ar, pode levar até 12 mísseis sendo 10 AMRAAMs e 2 AIM-9Xs

  4. Eu fico feliz em observar a evolução do projeto e ver o caça ficando pronto.
    A Rússia não tem alternativa o caça tem um grande potencial de evolução e com certeza entrará em produção não com 100% de seu potencial isso tudo porque se Rússia quiser sobreviver na arena ar-ar TEM que fazer evoluir o Pak-fa a todo custo caças dos EUA e Chineses estão a caminho e um país que teve duas grandes invasões sabe que não pode abrir mão de sua defesa.
    Se observar os caças da família Flanker verá que os mesmos tem inúmeras variantes e certamente o Pak-fa ocorrerá o mesmo.
    Parabéns aos Russos

    • Caro Mauro Lima.
      Sem dúvida uma areonave magnífica e um exemplo da competência russa.

      Mas é uma pena que se comentarmos sobre suas vantagens e qualidades
      as informçães serão mal utilizadas e distorcidas por alguns fanáticos em nome da trolagem. Por isso a gente não comenta muito, pois farão mal uso de nossas plavras.

      De qualquer forma, uma aeronave magnífica.

  5. Todo programa de uma nova aeronave tem contratempos, com o F35 foi assim, o F22 que andou matando pilotos fechou a linha de produção sem entregar tudo que prometeu.
    A Rússia está modernizando sua industria de defesa e com o tempo este caça estará operacional, o mesmo acontece com a China. Enquanto isso a caravana anda.

  6. Kkkkkkkkk

    Oq tem de gente com o esfíncter abalado não é brinquedo

    E segue o ciscado dos trilogiopatas!!!!!!!!!!!!

  7. Enquanto isso o projetinho photoshopado 5G mono-turbina continua sua saga em busca de otários que entrem em sua vaquinha.

    • Que grande bobagem.
      Para que falar sobre algo que não se tem mínima noção?
      Será que teremos que repetir tudo o que já explicamos para o Máquina Troll.
      O 5G monotourbina já tem 10 “otários compradores”.
      E pelo menos é uma aeronave Stealth de verdade, ao contrário de outros por aí que só tem furtividade vistos de frente para serem mais baratos.

      • Babaca aprenda a respeitar as opiniões dos não tenho tempo para lerder com um baba ovo capaxo declarado.
        Vai te catar.

      • “Babaca aprenda a respeitar as opiniões”

        Opiniões erradas e propositalmente desinformativas como sempre.

        Saudações.

      • Errar todos nós erramos.

        Uma coisa é ter opinião e se enganar outra é repassar informações erradas de propósito.

        saudações.

    • ãnhã e rnquanto isso a maior potencia do mundo usa de pressão ou esmola mrsmo otarios parz entrarem na vaquinha de um caça 5G mono turbina de supremacia.
      Esse sim vai ser completo um caça bombardeiri interceotador com tv de plasma cono display de comando e ar refrigerado no banco refrigerando hemorroida.

  8. Quanta perda de tempo fazer comparações entre um e outro, não leva nada e não prova nada, pois todos os caças citados tem suas vantagens e desvantagens, o que traz a unica verdade em sim, que a doutrina militar e as taticas de combate ( e claro, tecnologia envolvida) é que ditam a vitória ou derrota numa determinada missão, pois o F-35 pode ser maravilhoso, mas se confrontar um sistema capaz de detê-lo, o tornará um pato no céu tal qual um A-1 na mira de um Pantsir, e vice versa para o T-50, J-31, etc.
    Tenho minhas posições sobre o T-50, algumas boas e outras ruins, mas sinceramente, tudo ainda é vago devido a Russia ter admitido a mudança em alguns sistemas embarcados neste vetor, como um novo radar, sistemas de defesa eletrônica mais avançado, etc, o que nos impede de “fatuar” o T-50, nos dando somente a opção de achar.
    *Para os determinados a falar mal do RCS do T-50, lembro-lhes que a Sukhoi não fechou o desenho do caça por completo, deixando em aberto algumas mudanças, inclusive nos tão citados motores a mostra, que poderão eventualmente serem encobertos no advento de um novo propulsor.

1 Trackback / Pingback

  1. Vídeo: Caça russo Sukhoi T-50 – Ele está chegando… | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.