França perto de fechar acordo com o Egito para a venda de aviões e navios.

rafale fighter jet over egypt

Tradução e adaptação: Ghost

 De acordo com o jornal La Tribune (clique aqui para ler a matéria) a França estaria perto de fechar um grande acordo para a venda de aviões e navios com o Egito. A proposta francesa inclui dois navios da classe FREMM (Frégates Européennes MultiMission) e cerca de 24 unidades do avião de combate Dassault Rafale alem de um pacote de armas da MBDA para equipar ambas as plataformas. Uma comitiva francesa visitou Cairo capital do Egito na semana passada para acertar os últimos detalhes do possível acordo. Esta seria uma das ultimas etapas para que o acordo se concretize. A negociação do possível acordo começou em novembro de 2014 com a visita do presidente Egípcio Abdel Fattah al-Sisi a paris junto com uma delegação de militares que foi a França para conhecer e negociar o Pacote de armas.

fremm-france

Acima: Ao todo, 8 navios desta classe estão confirmados para a  Marine Nationale (marinha francesa). O Marrocos, adquiriu uma unidade dessa classe no qual recebeu o nome de Mohammed VI. Caso a venda para o Egito se concretize o mesmo se tornara o quarto operador das fragatas FREMM.

Alternativas

O Rafale poderia ser uma alternativa para a Força Aérea do Egito (Al-quwat al-Gawwīyä al-Mirīyä) em relação a uma possível aquisição de aeronaves de procedência Russa e Chinesa. A Força Aérea egípcia necessita e modernizar a sua força, que atualmente dependem quase que exclusivamente do Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon fornecidos pelos EUA no qual a Força Aérea Egípcia possui cerca de 200 unidades do modelo C/D block 40/42 .  Em 2010 o Egito realizou a aquisição de 20 F-16 Block 50/52 porem com os acontecimentos da “Primavera Árabe” os EUA impuseram um embargo de armas ao Egito e as entregas foram suspensas. Devido a essa situação o Governo Egípcio estaria buscando alternativas para modernizar sua Força aérea. segundo o ministro da defesa Egípcio seu governo esta buscando fornecedores de aras mais confiáveis livres de embargos.

F16pic

A frota dos caças F-16  Fighting Falcon vem sofrendo com o embargo de armas doa EUA  imposto ao Egito depois da “Primavera Árabe”.

Enquanto o Rafale ainda tenta ter o seu primeiro contrato de exportação assinado a FREMM, um programa multinacional tem sido mais bem sucedido neste sentido, fornecendo navios para três marinhas. Se o contrato dos navios for assinado, o Egito seria o quarto operador da FREMM depois da Itália, França e Marrocos. A Marinha do Egito tem a intenção de fazer a fragata FREMM nau capitania de sua marinha onde a mesma quer receber seus novos navios o mais rápido possível. Se caso o contrato seja assinado à França estaria disposta a ceder sua fragata D651 Normandie, segundo exemplar da classe Aquitaine (como a FREMM e conhecida na França) que seria destinada a Marinha Francesa. A decisão Francesa em ceder a D651 Normandie para a Marinha do Egito poderia esta ligada a possível preocupação em segurar o contrato do Rafale devido o governo egípcio esta recebendo propostas de outros países no que diz respeito a sua aviação de combate. Porem possível entrega da Fragata destinada a Marinha Francesa para o Egito envolveria diversas modificações para atender as especificações Egípcias em relação à versão francesa. Ainda assim, seria plenamente possível fazer as modificações dentro do prazo pretendido pelo cliente. O interesse egípcio na FREMM veio depois da aquisição das corvetas Gowind 2500 fabricadas pela DCNS. A marinha egípcia vai receber quatro unidades (uma construída na França pela DCNS e outras três no Egito com a opção de mais duas unidades) no valor de um bilhão de euros.  O pacote de armas francês pode chegar ao montante de seis bilhões de euros com as primeiras entregas garantidas para 2015.

Rafale meteor
O Pacote de aramas da MBDA poderia incluir o missil BVR Meteor alem de outras armas fabricadas pela MBDA

Fonte: Defense-Update

8 Comentários

  1. Mais uma daquelas “vendas certas” do Rafale, segundo o boquirroto departamento de Marketing da Dassault e os “insiders” dentro da mídia francesa, que inevitavelmente vai para o vinagre. Segundo essa turminha o Rafale já seria o caça ocidental padrão. Mas a realidade dos fatos é mais amarga. Nela o Rafale simplesmente não vende. E o motivo é, como diria Nelson Rodrigues, óbvio e ululante: trata-se de um caça de 4.5G com preço de 5G. Aqui no Brasil não adiantou a escolha político etílica do iluminado de Garanhuns e o jantarzinho de Monsieur Jôban no Chateau Dassault. Os indianos já estão se preparando para comprar mais Su-30 e os EAU preferiram comprar mais F-16. No caso do Qatar a própria quantidade (72 exemplares) não condiz com uma força aérea que tem apenas 24 Mirages 2000-5 e é cercada de aliados poderosos como Arábia Saudita. Ou seja, nem com os Aiatolás tocando todo o terror em Teerã essa quantidade se justifica.

    Quanto ao Egito, já anunciou aos 4 ventos que iria comprar Mig-35 e agora Rafale. Tudo jogo de cena! O que os egípcios querem é pressionar o governo do EUA a liberar a entrega de material bélico já comprado. Basta o Congresso dos EUA liberar a entrega desses 20 F-16 Block 52 para a turminha do Cairo rapidamente esquecer que um dia cogitou comprar a jaca francesa.

    E como esquecer certos hoax plantados pela Dassault, alguns bens constrangedores como aquele segundo o qual a RN iria desistir dos F-35 e adotar o Rafale em seus novos NAes?

    • Como não adiantou também toda campanha midialitica e as mentira das da NET em relação ao Gripen.
      Ninguém percebia a movimentação industrial que os bobos chamavam erradamente de lobby.
      Lobby e CPM propina e pressões eram o que praticavam Boeing e Dessault.
      É a industria quem esta acostumada a investir em projetos de risco.
      O Gripen NG foi escolhido pela industria com o aval do COPAC.Parabéns Brasil.
      O que não é o caso do Egito com a França pois se viet a se concretizar está pseudo negociação sera apenas uma venda.
      E de onde do dia pra noite o Egito tem recursos para essa venda fantasiosa pra não dizer Faraônica.

    • “Mais uma daquelas “vendas certas” do Rafale, segundo o boquirroto departamento de Marketing…”

      Pois é… essa notícia me lembra a notícia Catanhédica do Habemus Papa… mais uma daquelas ‘vendas certas’ do F-18 (no concluído FX-2), segundo o boquirroto departamento de Marketing da “Verdade Racional Libertária”… rsrsrsrsrsrs

  2. Segundo sua mídia esta sempre perto de alguma coisa.
    Se a França tivesse vendido os Rafales que anunciam em suas mídias seriam o segundo maior exportador.
    Perto de vender longe de concretizar.

  3. HMS_TIRELESS, 1maluquinho,

    Dessa vez, pode até ser que saia alguma coisa…

    Afinal de contas, segundo a notícia, isso não seria uma concorrência aberta. Seria uma venda direta. O Rafale também seria oferecido dentro de um pacote, que incluiria as FREMM, além de outras armas e artigos.

  4. Venda comum sim _RR_ mas jamais nada aos moldes do que era pretendido na Índia e Brasil.
    “Ales ainda nos darão esse caça de graça”

1 Trackback / Pingback

  1. França perto de fechar acordo com o Egito para a venda de aviões e navios. | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.