Japão propõe US$42 bi em orçamento militar

Protótipo Mitsubishi ATD-X – Ministério japonês da Defesa e a Mitsubishi Heavy Industries, prometiam para Janeiro deste ano seu primeiro voo.

Tim Kelly, Nobuhiro Kubo e Natalie Thomas

O governo do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, aprovou um orçamento militar recorde de 42 bilhões de dólares nesta quarta-feira, com aumento de gastos pelo terceiro ano seguido para responder ao crescente poderio militar chinês.

O orçamento previsto para o ano fiscal que começa em abril inclui 2,8 por cento de aumento nos custos de defesa, para 4,98 trilhões de ienes.

O valor será investido em itens como aviões, navios e veículos de combate para proteger as águas na fronteira com a China, onde os dois países travam uma disputa pela posse de ilhas no mar do Leste da China.

“A situação ao redor do Japão está mudando”, disse o ministro da Defesa, Gen Nakatani. “O nível de gastos de defesa reflete a quantia necessária para proteger o ar, mar e terra do Japão, e defender as vidas e propriedades de nossos cidadãos.”

Abe reverteu uma década de cortes nos gastos militares japoneses à medida que busca uma postura mais vigorosa para o país há muitos anos pacifista, apesar de os aumentos serem superados de longe pelas altas de dois dígitos nos gastos de defesa da China.

O governo chinês divulgou em março um aumento de 12 por cento no gasto anual de defesa, para 130 bilhões de dólares.

Fonte: REUTERS

 

5 Comentários

  1. Há diversos ponto a se analisar, o primeiro é que o Japão está certo em não terceirizar sua defesa, e investie de maneira seria no reaparelhamento militar, o segundo é que infelizmente hj o Japão não teria condições de enfrentar a China num confronto direto, a China ja alcançou patamares mais elevados e uma força de dissuasão superior a dos niponicos…mas mesmo assim continuam certos, precisam defender seus interesses.

    • Salve ARC,vou discordar de vc amigo,a Marinha japonesa por exemplo,é muito superior tecnicamente e tecnologicamente que a Chinesa,me arrisco a dizer que a marinha japonesa está entre as 4 melhores do mundo ,tirando a USNAVY,tb quanto a força aérea,muita coisa na china é propaganda do Governo,veja o caso dos SU-35,que a china está comprando,se gabam de estarem fazendo 2 caças de 5 geração,mas o j-10b vai entrar em serviço só agora,é algo complicado.
      Quanto ao rearmamento japonês.já estava mais que na hora deles usarem sua técnologia para a produção de armas para se defenderem,e já há projetos muito interessantes,por exemplo o Kurata.

      Kurata

      https://www.youtube.com/watch?v=29MD29ekoKI

      https://www.youtube.com/watch?v=wWE9XQ4fK_c

    • Caro ARC.
      O Japão não teria muitas chances de vencer a China, porém isso depende dos objetivos militares de cada um.
      Mas podem desenvolver uma força capaz de dar um prejuízo tão grande para a marinha e força aérea chinesa que faça os chineses pensarem duas vezes em atacar.

      Em alguns equipamentos os japoneses estão na frente.

Comentários não permitidos.