Brasil: Avião de Eduardo Campos caiu por falha do piloto

Segundo investigações iniciadas há cinco meses, comandante não teria sido treinado para pilotar tipo de aeronave e teria sofrido “desorientação espacial” nos últimos segundos do voo. Não foi encontrada falha técnica.

Um erro do piloto foi a causa do acidente aéreo que matou o ex-candidato à Presidência Eduardo Campos, de acordo com os primeiro resultados de investigações da Aeronáutica. O jornal O Estado de S. Paulo, que teve acesso preliminar ao laudo, apontou nesta sexta-feira (16/01) uma “sequência de falhas” humanas.

Segundo o jornal, o piloto Marcos Martins não havia sido treinado para pilotar aquele tipo de avião, um Cessna 560 XL, e teria operado os aparelhos “em desacordo com as recomendações do fabricante”.

Sob mau tempo, Martins sofreu uma “desorientação espacial”, ou seja, perdeu a referência do avião em relação ao solo, sem saber em que direção estava voando. Nos últimos segundos do voo, o piloto teria acelerado em potência máxima, pensando estar subindo em vez de descendo.

Segundo o laudo citado pelo jornal, não foi encontrado indício de falha técnica. As turbinas estariam em perfeita condição de uso. A caixa-preta não teria gravado as conversas durante o voo simplesmente por não estar ligada.

Campos, o piloto, o copiloto e quatro assessores do ex-candidato do PSB morreram no acidente, ocorrido no dia 13 de agosto de 2014 em Santos. Segundo as investigações da Aeronáutica, a relação entre piloto e copiloto não era boa, aponta O Estado de S. Paulo.

Fonte: DW.DE

41 Comentários

  1. A FAB é o órgão averiguador e responsável da área aeronáutica.
    Esse parecer da FAB é em conjunto com técnicos Americanos.
    Eu não esperava um parecer diferente.
    Dificilmente fabricante evidencia falha da aeronave e a maioria dos casos citam falha humana e para essas alegações existem trocentas possibilidades.
    O primeiro órgão federal que chegou só local foi a segurança de estado dado a importancia do acidente.
    Tudo no local foi averiguado e iniciou-se outras investigações fora do local.Logo de pronto foi detectado alocamento e inserção estranha da aeronave.
    Essa parte das investigações esta fora das atribuições da FAB que no final do seu parecer cita que as investigações prosseguirá como ela cita sempre nesses casos.
    Acontece que apos as denuncias de espionagens muita coisa esta mudando nesse pais apesar de muitos continuarem ou quererem continuar como era antes jamais sera.
    Coisas relativas a esta área tendem a serem maquiadas por envolverem muitas outras coisas.
    Para os bobos lambe saco que sempre desfazem do próprio pais e engrandecem seus aficcionusmos e seus gostos ideológicos saibam que muitos sempre trabalharam serio e muito mais ainda agora.
    Tudo hoje no Brasil peincipalmente internet e redes sociais esta sendo acompanhado.
    Ate mesmo grupos de conceituados hackers sabem que estamos evoluindo cada vez mais que nossa cibernética é montada sobre plataforma de código aberto sistematicamente evoluindo e criando encima.Nada esta passando desapercebido e nada esta anônimo.
    Por outro lado de muito tempo a segurança de estado no Brasil é reconhecida no meio internacional como eficaz e respeitada.
    Só o otário Brasileiro pensa que tudo é fumeiro com ele é fuleiro e como aqueles que o representam são vendidos e traíras.
    Então logo de pronto nesse caso goram encontrados sim indícios que levem aprofundamento.

    • O texto desmente perfeitamnte a sua acusação de que a CIA estava envolvida.
      Agora você quer questionar a credibillidade da FAB?

      Então espere sair uma evidência que demonstre do que você diz caso contra´rio serão as mesmas informações erradas e mentirosas de sempre.

      Não escreva o que não sabe.

      • Sua sombra deve curar aqueles que sao tocados por ela , esse cara deve rasgar o fiofo toda vez que vc demostra que ele eh um mentiroso bipolar , sua paciencia eh invejavel !

      • Ele escreve sem pensar, sem ter certeza e só confia nas fontes que dizem o que ele quer.
        Por isso é de fácil de mostrar que ele está errado.

      • O problema não é as pessoas serem de esquerda, de direita ou centro, e sim a falta de compromisso com a verdade. Todos nós erramos, a difereça é que alguns erram sem querer outros erram de propósito.

        Uma coisa é ser ignorante ou é insitir em permanecer ignorante.

      • O texto da materia h um parecer tecnico r não uma decisão ou resultado final de umcaso que vai alem de um acidente.
        O que voce sabe a respeito disso para que eu perca meu tempo replicando um caraveleiro a serviço de interesses externos

      • Pode até ser que que CIA tenha sabotado o avião. Mas você não escreveu isso por saber do assunto e sim para lançar boatos anti-americanos assim como lançou aquele boato sobre Marina Silva trabalhar para CIA.

        Se você estiver certo tudo bem,não tem problema, mas por enquanto o parecer desmente o que você disse.

        E desqualificar a FAB, sem saber, porque ela não disse o que você queria não tem sentido. Muito menos acusa-la de ser manipulada pelos americanos sem evidência nenhuma.

      • Aprenda primeiro aler e interpretar textos
        Onde esta escrito que abuso a CIA ?
        Voce deve ser um entre alguns que tem salários cpmplementado pelo tesouro Americano
        Antes estes intimidavam os demais. Hoje se borram de medo porque ninguem curte entreguista apatrida.

      • Deixa de ser babaca com seus linkzinhos do Cavok
        Ja te falei que alem de ser fraquinho ainda é mal assessorado.
        Facil ver que voce é pau mandado.

    • Essas teorias são sinistras,desde dessa versão a aquela que um droni derrubou o avião,tá na cara que o infeliz acidente foi um somatório de falhas e fator ou fatores clímaticos.

  2. É muito difícil que a queda do avião do ex-candidato à Presidência Eduardo Campos,tenha sido um atentando, a verdade é que suas chances de chegar a presidência eram remotas,o eleitorado em geral pouco o conhecia, a dimensão da tragédia amplamente propagada pela mídia foi quem deu vazão para as inúmeras teorias da conspiração hoje existentes!

    • Mas vc amou a mintirinha conspiratoria da vozrussa dizendo que um fencer mudou os habitos da USNAVY,kkkk,agora todos os embarcados usam fraudas,kkkkkk!

      • Meu caro teropode,vejo que você voltou a ter uma das suas frequentes diarreias mentais, não sei onde você viu isso,mas não de se estranhar vindo dessa cabeça de merda !

  3. Olha gostaria muito de saber quem pagava o salário desse piloto “despreparado”, que supostamente cometeu um erro grosseiro.

  4. Algumas pessoas esperavam que o relatório apontasse uma falha mecânica “inexplicável” para poder acusar a CIA de sabotagem, porém a realidade demonstra mais uma vez até onde chega a fantasia de alguns.

    Agora resta acusar, em desespero, a FAB e a aeronáutica brasiliera de ser terem sido compradas pelos americanos.
    Até que ponto vai a ilusão.

    Provas que é bom nada.
    Democracia é o direito de falar mentiras e bobagens sem ser punido.
    Ridículo.

  5. O que mais me mata nestas teorias de conspiração descabidas é a falta de critério e argumento.
    Se foi a CIA a envolvida, me responda uma pergunta, Porque o maior beneficiado foi a atual presidente Dilma Roussef? Não é segredo pra ninguém que Eduardo campos era o principal rival de Dilma nesta eleição, ou será que Dilma também é criação da CIA?

    • Eu discordo que Eduardo campos era o principal rival de Dilma nesta eleição, acredito que foi o acidente quem lhe deu mais mídia e porque não dizer notoriedade, infelizmente as pessoas no país se deixam levar por esses acontecimentos, o ex governado Aécio Neves, era quem realmente seria o rival de Dilma,devido a força de seu partido o PSDB, quem vem sempre disputando de verdade as eleições presidências contra o PT nos últimos anos !

      Nos últimos anos descobrimos que não se pode crer nos institutos de pesquisas de intenções de voto desse país, a história mostra que os mesmos são incompetentes ou parciais !

    • Grande E.M.Pinto.

      Me desculpe se às vezes exagero na agressividade com esses pessoal, mas eles insistem em coisas que não fazem sentido nenhum e sobre as quais não existem provas ou evidência racioanis.

      O pretexto do colega acima era de a CIA sabotou o avião, pois os americanas pretendiam colocar Marina Silva, associada com CIA, na presidência de nosso país.

      A FAB mostrou que a acusação esteva errada então o cara começa a desqulificar a FAB por ser manipulada pelos americanos.
      Mentiras, atrás de mais mentiras.
      É cansativo.

    • Voce desconhece que quando da primeira candidatura da mendiga amazonifa sua campanha foi lançada em pomposo evento em New York depois ela foi para a White House ter entendimentos a portas fechadas com Obama que designou seu marketeiro para fazer a projeção dela
      Mesa ultima campanha nem partido tinha nem se candidatar podia quando um prodígio a colocou de carona na campanha.
      Ela estaria no avião mas no ultimo momento um impulso celeste a fez mudar.
      Ai enyro na campanha com todo aparati nada mais nada menos que do segundo conglomerado midialitico mundial falsamente a colocando sempre a frente
      Entao tudo o possivel de ciscunstancias favoravei acontecem naturalmente de uma vez so.
      Porque na reta final eles descartaram o plano A (Marina) e colocaram em pratica o plano B (Aecio)?
      De uma coisa tenha certeza meu caro muito mais do que apenas uma disputa politica de poder e sim muitas outras coisas de interesses importantes par externos estavam por traz de tudo iso.

      • “mendiga amazonifa”

        Que comentáro infeliz, como ser miserável e trabalhador fosse um motivo de vergonha.
        Completo desrespeito ao nosso povo.

        Depois o cara reclama que a gente é arrogante com ele.

      • Daegol tu é um merda assoberbado aficcionadoem porcas e arrulas de aaviões e sente-se melhor que os outros por isso.
        Em estratégia, assimetria, assuntos de estado, diplomacia,economia e comercio exterior tu é fraquinho.
        Desde que chedou aaqui fez e faz uso de ataques e desrespeitoso contra todos que sejam diferentes de tua ortodoxia.
        Voce aqui não é melhor do que ninguem e ja foi a causa de alguns problemas aqui.
        Se voce ataca e desqualifica pessoas e ninguem reclama qualquer um tem direito de revidar seus ataques.
        Aprenda a respeitar as opiniões dos outros e a comportar-se como homem
        Tu não passasse de uma franca.

      • Provo que você está errado todos os dias, e todo mundo aqui é testemunha.
        Semana passada fiz isso 6 ou 7 vezes kkkkkk.

        E esses xingamnetos escondidos na internet só provam que você é um covarde.

        Claro que te desreipeito você é um racistinha infeliz que só escreve mentiras e besteiras.

        Vai procurar uma mulher que bem isso falta para vocês radicaizinhos mentirosos.

        Perdedor.

  6. Fico impressionado com essa gente que gosta de culpar a cia e o fbi por qualquer problema que acontece no mundo… que mania esse pessoal tem que querer culpar os eua por tudo….

    • Onde voce leu que alguem culpou a CIA ou o FBI ?
      Deve ter sido as FARCs, Bolo Haran, Al Qaeda me !
      No voce conhece que foram encontrados indícios de alocação e inserção duvidosa da aeronave em questão Não ne !
      A FAB fez a parte dela assessorada por técnicos Americanos e todos ja esperavam este parecer.
      Se estivéssemos no governo Tucano esse parecer seria decisao e sentença
      Nem na ditadura militar e nem agora esse parecer eh decisão e sentença.

  7. O que diferencia um silcicola de um civilizado ?
    Pelo que vejo nada !
    Caravelas continuam chegando e todos correm alegres para receberem espelhos apitos bijouterias e medalhinhas. E isterocos gritam : “Eh Deus eh Deus !

  8. O argumentoda “falha do piloto” é tão verídico quanto a “ignição espontânea do VLS” em 2003, que matou as 21 cabeças de ouro brasileiras da área espacial.

    A Cia está perfeitamente por trás deste acidente sim. O Próprio avião que caiu pertencia à CIA e não existência de caixa preta se deve ao simples fato de que foi no interior da mesma onde se plantou a bomba que sabotou o avião, como foi feito com os presidentes Jayme Rondós e Omar Thurrijos, do Equador e Panamá.
    Eu já disse em meu blog e vou repetir neste comentário: O plano da Cia para conduzir a sua agente ao poder foi seccionado em três fases: sabotagem e assassiato, manipulação midiática e ciberataque ao sistema eleitoral brasileiro. Na primeira, o assassinato de Eduardo Campos através de uma sabotagem, possibilitaria a agente dos interesses norte-americanos no Brasil, Marina Silva, a oportunidade de transformar a comoção dos habitantes do segundo maior colégio eleitoral do Brasil – o Nordeste -, em apoio eleitoral. Tal não aconteceu e apenas Pernambuco aderiu à mentira de Marina Silva. Mesmo assim, a segunda parte do plano da CIA foi adiante, com o IBOPE e o Datafolha repetindo o mesmo trabalho que foi feito pelo IPES e pelo IBASE, na derrubada de João Goulart em 1964, para amaciar e preparar os corações e mentes dos brasileiros para o terceiro ataque – o cibernético – que foi deflagrado mesmo sem sucesso: Um ciberataque massivo que desviaria votos de outros candidatos para Marina Silva e primeiro, para não levantar suspeitas, garantiria a mesma um empate téncnico no primeiro turno até que uma segunda onda de ataques, assegurasse uma “vitória apertada” da “pobrezinha” e “coitada” “remanescente” da chapa do sauodoso Eduardo Campos, mártir dessas eleições. Os ciberataques foram repelidos pela defesa brasileira, mas caso tivessem tido sucesso e virtualmente dado a Marina Silva a vitória, quando contestada pelas nossas autoridades e especialistas, passaria a ser defendida tanto pela “vencedora” quanto por seus mais assíduos apoiadores: A quinta-coluna evangélica, que ameaçaria e mesmo estaria disposta a tentar iniciar uma guerra civil no Brasil em favor da “legitmidade” da vitória de sua irmã.

    Sempre desconfiei da aceitação de Marina Silva a vice-liderança de um novato na corrida presidencial, tendo ela ficado em terceiro lugar no último pleito do mesmo cargo em 2010. Tufo foi premeditado: Assassinar Eduardo Campos para buscar converter a comoção dos nordestinos e transformar a mesma em apoio eleitoral. Os interesses de Marina Silva são os mesmos do grande capital industrial dos complexos farmacológicos, cosméticos e medicinais para a Amazônia: Conservação para exploração racional. E eu também concordo, mas não da forma que Marina Silva tentou. Em troca pelas três “forcinhas” dadas pelo Tio Sam, Marina quando hacker-ciberneticamente “eleita” lhe pagaria entregando o Pré-Sal.

    Enfim, se pararmos para refletir, veremos que tudo isso começou em 2008, especificamente em Fevereiro e Julho. Naquele mês, computadores da Petrobras que estavam sob a guarda de uma empresa privada norte-americana com dados valiosíssimos acerca dos reais números do Pré-Sal, foram roubados enquanto neste último, o General estadunidense Patrick Hughes falou abertamente durante uma palestra a uma plateia do Instituto de Tecnologia de Massachussetes (MIT) em intervir na Amazônia brasileira para proteger a biodiversidade em favor dos interesses de seu País. Quatro meses após o roubo dos computadores da Petrobras, misteriosamente e 58 anos depois de ser desativada, a Quarta Frota foi recriada e se tornou plenamente operacional no primeiro dia de junho de 2009. E foi neste mesmo ano que os Estados Unidos negociaram e oficializaram em 9 de Agosto um acordo para a instalação de bases na Colômbia. Oito dias após tal anúncio, os Estados Unidos anunciaram também a invasão do espaço aéreo brasileiro e peruano por seus aviões a partir de suas novas bases na Colômbia, através de interdições aéreas contra o narcotráfico. Essas interdições foram renovadas em 2012 e continuam a acontecer até os dias de hoje.

    Corrida armamentista e laicidão de um futuro adversário geopolítico e inimigo militar com potencial humano e físico para vencer

    Ao iniciarem essas provocações, os Estados Unidos não tem por primeiro objetivo inciarem uma guerra contra o Brasil, pois sabem que dificilmente venceriam. O real objetivo dos estadunidenses é o de retardar o máximo possível a velocidade daquele que é tanto no continente americano, quanto no mundo ocidental, o único País com potencial físico e humano para desenvolver e e construir um poderio científico, tecnológico, econômico, militar e cultural capaz de lhes rivalizar e vencer: O Brasil. Crescendo tanto integrado com os seus vizinhos, quanto economicamente associado aos seus aliados europeus e com sócios asiáticos, o Brasil visto em 2008, se tornaria uma real potência no máximo em 20 anos capaz de ser naturalmente um adversário crível aos interesses de Washington, na América do Sul e na África, por volta de 2020. Essa nova potência, surgiria justamente junto a outras duas hiper potências da Ásia, que sedentas por recursos, varrerão todo o Oriente Médio e África em busca de reservas de todos os tipos de minérios para abastecer suas economias de escalas da ordem de 2 bilhões e 1.7 bilhões de consumdores. Dificilmente algum País são pensaria em enfrentar alguma dessas duas potências para assegurar para si recursos naturais, e o pensamento lógico então é o de passar tanto a reaproveitar o que importa, quanto usar racionalmente o que possui em seu território, melhorar o relacionamento com os fornecedores e em último caso, colocar o subcontinente historicamente visto como reservista da África, a América do Sul, na ativa. E para isso, como todos sabemos é necessário primeiro “destruir o mais forte” que em seguida tudo cairá como um castelo de cartas. E é nesse cenário que o Brasil irá emergir..Portanto, cavalheiros, essas cousitas e outras mais são apenas um pouquinho do que estar por vir. Preparem-se!

    Pátria Amada: BRASIL!

    • Dudu nem perde teu tempo meu caro se não conseguirem te quebrar no argumento vão te atacar e te faltar ao respeito pois muitos preferem um Brasil escravo e falado.
      Servem ao interesse Yanke e não ao Brasil.

    • “O argumentoda “falha do piloto” é tão verídico quanto a “ignição espontânea do VLS” em 2003, que matou as 21 cabeças de ouro brasileiras da área espacial.”

      O cara afirmando duas coisas que ele não tem mínima ideia nem a mínima prova.
      Essa gente é uma piada mesmo.

  9. Essa blogosfera Brasileira de defesa é mesmo uma gracinha.
    O que esperar de uma entidade no caso FAB que sempre defendeu o interesse Americano.
    Então os inocentes e os tendenciosos se esqueceram do caso Legacy não é mesmo que a entidade esquadrão avançado da USAF botou na cadeia controladores de voo apresentando laudo de falha dos mesmos quando os radares não acusaram a aeronave porque a mesma estava com transponder desligado e viana por conta propria.
    A quem servem todos estes ?
    Podem servirem ate so capeta menos ao Brasil e os Brasileiros.
    E agora me vem uma midiazinha capaxa de fonte unica fazendo uso de fonte anonima dizendo que importa parecer tecnico que faz parte de um inquérito sacramenta que o piloto do mal foi o culpado.
    E a i.vestigaçào fora da alçada da FAB e fora do acesso csoaxo !
    Entào essa sigilosa investigaçào que logo de pronto encontrou indícios de alocação e inversão estranha da zero. Ave no fato é teoria da conspiração. Mas todos os outros fatos estranhos que domam uma concordancia como uma possibilidade de acerto da megasena não é conspirador é normalidade de percurso.

  10. Ate mesmo a massiva descaracterização de seitas evangélicas no Brasil por seitas protestantes Americanas que introduzem ortodoxia, intolerancia, homofobia. E tambem o pseudo ativismo ste travestido de esquerda fazem parte de unicp proposito de descaracterizacão e fracionamento de nossa sociedade. Sem falarmos dos métodos de vulgarização da sexualidade r liberaçâo das drogas.
    De tanto que eu falava sobre essas coisas e me dera
    Ouvidos e foi possivel desbaratar pontos de recrutamento no RJ e SP com prisão de pessoas.

    Agora que vem um frango que sabe nada disso e nem entende porra nenhuma disso me chamar de mentiroso porque pensa estar protegido do anonimato da net
    Foi atravez de mim o babaca que foi possivel indentigicar e localizar pessoas envolvidas em atos de vandalismos e ataques a forças de seguranca.

    • Foi atravez de mim o babaca atravez das minhas teorias conspiratorias que se foi possivel chegar aos meios que recrutavam jovens idiotas para fazerem merdas e levarem o pais ao caos e se justificarem intervenções .
      Eu tenho orgulho de não servir a putos e putas de passagem e de ser invondivionalmente ao Brasil e dos Brasileiros o que não e teu caso.

  11. 1maluquinho, mais uma vez concordo com tudinho que você diz. Infelizmente a má brasilidade subverteu conceitos de interesse e tudo virou adaptações para nos forçar a engolir interresses que não são nossos, chamo a isso de falsidade do tal pragmatismo. Mais uma vez cerro fileira com teu ponto. Sds.

  12. Vocês não tem ideia da cabeçada que já de muito tempo só aguarda o momento de levarem o Brasil ao caos e a convulsão social para passarem o cerol geral não SP nos corruptos mas nos apátridas traidores também.Isso é um consenso da maioria que não serve a interesses nenhum pois serve unicamente de forma incondicional ao Brasil.
    ::: Comando errado não se executa:::

Comentários não permitidos.