Primeiro voo do KC-390 deve ocorrer na próxima semana

KC-390

 Virgínia Silveira

 

A Embraer planeja fazer o primeiro voo do jato de transporte KC-390 na próxima semana, informou o gerente do projeto na Copac (Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate), coronel Sergio Henrique da Silva Carneiro. “Pela nossa programação está tudo certo para que o voo aconteça a partir do dia 19”, disse.

Segundo Carneiro, até no máximo o início da próxima semana a Anac (Agência Nacional da Aviação Civil) deverá emitir o certificado que autoriza a Embraer a realizar o voo com a aeronave. “Trata-se de um procedimento padrão onde a autoridade certificadora verifica se todos os ensaios, procedimentos de segurança e documentação técnica para o voo foram feitos e cumpridos de acordo com o previsto”, afirmou.

Com relação ao problema identificado no motor durante um teste no fim de dezembro, Carneiro disse que o equipamento foi substituído e encaminhado para manutenção. “O problema com o motor não impediria o voo. Está tudo caminhando bem e dentro do cronograma.”

O gerente do KC-390 comentou que mais de 300 pessoas, entre técnicos, engenheiros e representantes das empresas parceiras dos principais sistemas da aeronave estão envolvidas no primeiro voo da aeronave, a maior já desenvolvida pela indústria aeronáutica brasileira. Todas as atividades estão sendo realizadas na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP). O local concentra a produção das aeronaves de defesa da empresa.

Carneiro informou ainda que a FAB continua trabalhando para fechar os acordos de “offset” relacionados ao KC-390. O objetivo é exigir desses parceiros contrapartidas tecnológicas e de cooperação industrial em função da participação deles no projeto. Todos os “offsets” serão revertidos em benefício das empresas do setor aeroespacial brasileiro.

De acordo com o coronel Carneiro, já foram assinados três contratos de offset com as empresas Rockwell Collins, BAE e Rohde-Schwarz. Um deles está em vias de ser assinado com a Thales e dois em negociação avançada com a Cobham e Goodrich. “Sãooffsets relacionados aos sistemas de propulsão, comandos de voo, aviônica, manuseio e lançamento de carga e sistema de missão”, explicou.

A FAB também negocia com as empresas DRS, Eaton, Hamilton-Sundstrand, Safram / Sagem, Selex-Galileo e Rafael. “O grande offset, no entanto será na área de motores e está sendo discutido com a International Aero Engines (IAE)”, afirmou Carneiro.

Fonte: Valor via NOTIMP

27 Comentários

  1. Apesar de agora saber que essa aeronave pertence aos States, pelo menos ficou comprovado que os brasileiros são capazes de criar um projeto e realizá-lo. Serviu para mostrar o nivel de nossa capacidade tecnica, quando nos permitem fazer. Vou agradecer aos States, donos da empresa, por seu risco em nos terem confiado essa missão.
    Espero um dia ter uma empresa genuinamente brasileira, realizando projetos para o Brasil, sem ter que ter a necessidade de enviar recursos do estado brasileiro para o exterior para pagar por nossa competência e nosso trabalho.

    • Julio,
      para isto necessitamos de uma industria nacional que produza itens da cadeia produtiva aeronáutica, como turbinas por exemplo…Que por sinal, a Boeing ou Airbus,etc… também não produzem.

      • Meu caro, precisamos pelo menos de uma empresa nacional que produza o que já temps capacidade de produzir, como foi até a pouco tempo essa Embraer que já foi brasileira. Grande abraço.

    • Quanta palhaçada ,kkkkk, sua tristeza deve ser porque o envolvimento dos EUA no projeto (peças e pitacos) acabou dificultando a corrupçao que seus irmao ideologicas aplicaria neste projeto ,kkkkk,justificavel e compreencivel ,kkkkkkkkkk, essa atitude de vira=lata eh tipica de um paria cego que so encherga com os oios do despeito ideologico,tipicos dos lixos que parasitam este pais , na sua cabecinha nao entra a compreençao deque quando se projetaa uma maquina ,a maneira mais eficiente de faze +la ser competitiva eh justamente utilizar motores,avionicos e outras cocitas que ja sao produzidas pelo mercado , isso em nada tira o merito da EMBRAER e de sua naçao banana , mas se fosse motores e avionicos russos ou chineses vc estaria tendo orgasmos a…. , kkkkkkkkk !

      • E completando,kkkk, SEM TER QUE ENVIAR RECURSOS DO ESTADO BRASILEIRO PARA O EXTERIOR,PARA PADAR POR NOSSA COMPETENCIA , kkkk, com este besteirol vc ignora que esta relaçao eh de via dupla , assim como a EMBRAER paga pelos produtos AMERICANOS , sao eles os AMERICANOS os MAIORES compradores dos produtos da EMBRAER,gerando emprego e dando a ela a capacidade de desenvolvimento , mas vc sabe disto ,faz este discursinho apenas para justificar sua mesada !

  2. Tomara que o KC-390 voe mesmo na próxima semana, se não vai ficar feio, era para ter voado ano passado ai foi adiado, se continuar tendo adiamentos,já já começam as especulações !

    • Caro Cesar, discordo da necesdidade dessa urgência, acredito que essa fase serve justamente para afinar o projeto, lembre-se da importancia dele, o que representa. Pior seria ser tocado a toque de caixa e na primeira oportunidade mostrar-se de qualidades tecnicas insuficientes, aonde iria parar a credibilidade de nossos tecnicos e profissionais. Afinal eles não estão construindo uma pipa, meu caro, existem muitas reputações em jogo por trás desse projeto, e muitos bois cornetas internos e externos avidos por alguma falha para jogar um pouco mais de pedras para pesar em nossa estima. Sds.

      • Concordo, por isso acredito que não devam ficar estipulando datas, criando expectativas, e logo em seguida frustar os interessados no programa e o público em geral !

        Se não, vira outro VLS,com as intermináveis divulgação de de voos que nunca se concretizam,como você bem disse,isso não é uma capuxeta ,mas sim algo de grande responsabilidade ! responsabilidade !

      • KKKKKKKKKKKKK; borrei as calças;kkkkkk. somente uma menta iluminada consegue achar uma brecha para comparar as atividades de uma empresa aonde ABUNDA competencia e meritocracia ,com o projeto espacial brasileiro, isso prova o seu estado psicologico ,doidin sem noçao,kkkk, TA VENDO AI MULECADA , deu pra notar a capacidade de percepçao dos entreguistas , vagam por todos os blogues,contando piadas e mentiras , possui varias mascaras , substituidas todas as vezes que sao desmascarados !

      • Creio mesmo que tenhas borrado as calças,provavelmente as fezes, devam ter escorrido de sua cabeça em direção ao seus fundilhos ,qualquer pessoa que não tenha bosta na cabeça entende, que é muito amador,ficar estipulando datas e em seguida não cumpri-las, só mesmo você acha isso normal, uma empresa séria deve ter responsabilidade ,se não cai em descredito !
        Se você fosse mais espertos, perceberia que não houve uma comparação entre o KC-390 e o VLS, mas sim uma advertência para que a EMBRAER não se torne motivo de piada como virou o VLS com suas intermináveis previsões de voo !

  3. Apesar de também não mais olhar a Embraer com os olhos ingênuos de antes, torço para que o Gorducho aí voe e voe bonito. Quem sabe, no futuro, essa empresa não se torne um pouco mais BRASILEIRA…

    • Realmente o amadorismo da EMBRAER,que sempre se valeu dos cofres públicos,me fez crer que há necessidade de uma nova empresa aérea no nosso país, ficou muito feio o papel que fizeram com os russos,quero ver como ficarão caso se concretize os planos entre BRASIL e Rússia no setor aeronáutico !

      Eu sei que é impossível mas a FAB,deveria ter sua própria fábrica,onde pudesse fazer suas próprias aeronaves, retirando assim seus projetos da EMBRAER !

      • Ao invés de ficar ao lado da EMBRAER, que é brasileira, você resolve tomar as dores do ministro Russo fanfarrão. Vai entender? E você realmente acha que os russos fazem a iões comerciais superiores aos da EMBRAER ?

      • O caso não é ficar a favor do ministro Russo, mas, sim que a EMBRAER seja mais profissional,afinal o governo federal é quem banca essa empresa,muito dos aviões produzidos pela empresa são de propriedade intelectual da FAB,o Estado passara a ela a construção dos Gripens e inúmeras tecnologias pagas com o dinheiro público !

      • Amigo, a EMBRAER é uma empresa privada ou seja, se banca sozinha. O grosso do faturamento da empresa vem da venda dos seus E-Jets para o mercado dos EUA. Quanto à propriedade intelectual, apenas alguns dos militares possuem alguma propriedade intelectual do GF.

        No mais, ela teria sido sim, nada profissional, se houvesse recebido o Ministro russo pois estaria sujeita às sanções do State Department dos EUA, prejudicando seus acionistas e investidores.

  4. se o brasil quiser fazer outra empresa aérea totalmente nacionalizada para a fab ele faz
    exemplo
    entra no projeto t50 e com a transferência de tecnologia faria isso em menos 10 anos

    mas ai o que ia de ter entreguista com diarreia intelectual xingando o projeto e etc tal
    mas depois passa e eles calam a boca e somem do debate como sempre

  5. Depois que a EMBRAER soberanamente bateu à porta na cara do Ministro russo passou a ser objeto de ódio das tietes de Putin aqui instaladas. Para desgosto de vocês a Empresa está aprofundando ainda mais a cooperação com empresas dos EUA, especialmente a Boeing

    • É Tireless.

      Enquanto a PETROBRAS só nos envergonha, algumas pessoas ao invés de reconhecerem que a EMBRAER prova ao mundo a capacidade, engenhosidade e eficiência do povo brasileiro, sendo elogiada pelos países mais desenvolvidos do mundo, os cidadãos preferem critica-la por não querer parceria com a Rússia.

      Depois os cidadãos dizem que são patriotas e lutam pelo país.
      Se depender deles transformam isso aqui em uma Venzuela só para contrariar os EUA.

      Achei desnecessária a negação da visita do ministro russo, (por mim ele seria muito bem recebido) mas virarem inimigos e torcer contra a nossa empresa é lamentável.

      Se esquecem que os donos da EMBRAER são os acionistas e os consumidores, e não o governo de esquerda.
      E os três maiores mercados do mundo Estados Unidos, União Européia e China gostam de seus produtos do jeito que são e estão muito satisfeitos.

      “http://www.industryweek.com/global-economy/brazils-embraer-sells-60-commercial-planes-china”

      Até acho acho interessante a cooperção com os russo e não sou contra, mas se os administradores da empresa,que entendem o mercado muito melhor do que nós, julgam que isso prejudicaria os negócios eles devem estar certos.

      Desenvolver parcerias tecnológicas com menbors com os BRICs seria ótimo, mas também é ótimo termos produtos de qualidade para oferecer ao mundo.
      No dia que a aviação civil russa ou Chinesa começar a tomar espaço da EMBRAER esses entreguista torcedores ficarão felizes com o nosso fracasso, pois amam mais Rússia que o Brasil.

      Brasileiros torcendo contra o Brasil, por ideologia barata.
      Triste.

  6. Bem, já se passaram uma semana e nada da Embraer,voar com o KC-390, o voo inaugural estava previsto para o fim de 2014, com isso somam -se dois anúncios de voos inaugurais que não se concretizaram !

    Como eu disse anteriormente seria de bom tom que a Embraer parasse de anunciar esses voos, pois isso depõem contra a credibilidade da empresa,pois cria uma expectativa desnecessária,mostrando um amadorismo por parte da empresa !
    http://www.planobrazil.com/kc-390-prototipo-devera-voar-no-final-de-2014/

Comentários não permitidos.