Kiev deve receber 2 bilhões de Dólares de Washington e mobilizar mais de 100 mil soldados

“Estou convencido de que 2015 será o ano da nossa vitória”, disse Petro Poroshenko, na cerimônia de entrega de novos tanques e aviões, perto de Zhytomyr, no norte do país. “Para isso, precisamos de um Exército forte, patriota e bem equipado.”

Chanceler federal alemã e presidente dos EUA demonstram preocupação com aumento da violência no leste ucraniano. Washington se dispõe a emprestar 2 bilhões de dólares. Kiev aprova mobilização de 100 mil soldados.

A Casa Branca comunicou que o presidente dos EUA, Barack Obama, e a chanceler federal alemã, Angela Merkel, discutiram sobre a situação na Ucrânia, durante um telefonema realizado nesta quinta-feira (15/01). Tanto Merkel como Obama expressaram preocupação com o aumento da violência no conflito ucraniano.

“Os dois líderes discutiram o seu apoio a um robusto pacote de financiamento internacional à Ucrânia, uma vez que esta implemente uma ambiciosa série de reformas”, diz o comunicado da Casa Branca.

“Eles também expressaram preocupação com o aumento da violência separatista no leste ucraniano e reiteraram o seu acordo sobre a necessidade de uma implementação plena e rápida dos acordos de Minsk, a fim de chegar a uma duradoura e pacífica solução para o conflito”, segue o texto.

Kiev deve receber ajuda financeira de Washington

Washington anunciou sua intenção de oferecer 2 bilhões de dólares adicionais à Ucrânia em garantias de empréstimos, que se somariam ao 1 bilhão de dólares concedidos em 2014. A Alemanha assinou um empréstimo de 590 milhões de dólares a Kiev, na semana passada, e a União Europeia (UE) disse que garantirá outros 1,8 bilhão de dólares.

Os fundos estão condicionados ao cumprimento do programa de reformas acordado pela líderança ucraniana com o Fundo Monetário Internacional (FMI), que concordou em fazer um resgate financeiro no valor de 17 bilhões de dólares no ano passado para estabilizar as contas públicas do país.

A conversa entre Merkel e Obama ocorreu logo após separatistas pró-Rússia terem anunciado a captura de restos de um importante aeroporto na cidade de Donetsk. Nesta terça-feira, um foguete atingiu um ônibus intermunicipal de passageiros, próximo à cidade de Volnovaja, na região de Donetsk.

Os incidentes frustram ainda mais as esperanças de um acordo de paz entre Kiev e os rebeldes. Um encontro entre Ucrânia e Rússia está marcado para está sexta-feira, em Minsk. Os líderes dos separatistas se recusaram a participar.

Kiev aprova mobilização de 100 mil soldados

Também nesta quinta, a Ucrânia lançou um plano para mobilizar mais de 100 mil soldados, neste ano, para combater os separatistas no leste do país. O Parlamento ucraniano aprovou, por 268 votos a 1, um decreto assinado pelo presidente ucraniano, Petro Poroshenko, nesta quarta-feira, que viabiliza três ondas de mobilização militar.

PV/dpa/rtr

Fonte: DW.DE

“2015 será o ano da nossa vitória” – Poroshenko

Apesar das negociações de paz em curso, Poroshenko entrega aviões de guerra e tanques a militares, defendendo “Exército patriota e bem equipado”. Diplomatas buscam solução para conflito com separatistas.

O governo da Ucrânia está se preparando para uma guerra contra os separatistas pró-Rússia no leste do país, apesar das negociações de paz internacionais em curso. Nesta segunda-feira (05/01), o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, entregou aviões de guerra, morteiros e tanques blindados a militares.

“Estou convencido de que 2015 será o ano da nossa vitória”, disse o líder na cerimônia de entrega, perto de Zhytomyr, no norte do país. “Para isso, precisamos de um Exército forte, patriota e bem equipado.”

Paralelamente, diplomatas da Ucrânia, da Rússia, da Alemanha e da França discutiram em Berlim nesta segunda-feira a aplicação do acordo de cessar-fogo de Minsk, assinado no início de setembro do ano passado. Naquele momento, foi acordada a retirada de equipamentos pesados de guerra – exatamente o contrário do que Poroshenko está fazendo agora.

Segundo o Ministério do Exterior alemão, houve progressos em Berlim, mas também ficou claro que “ainda há muitas questões em aberto”. Representantes da Ucrânia e da Rússia já haviam expressado dúvidas sobre a eficácia das negociações antes mesmo do encontro. O diplomata ucraniano Alexei Makeyev afirma que o acordo de Minsk foi interpretado de maneira diferente pelas partes envolvidas no conflito.

Entretanto, o presidente ucraniano pretende participar de novas negociações de paz na presença do líder russo, Vladimir Putin, a serem realizadas em 15 de janeiro no Cazaquistão. O presidente francês, François Hollande, e a chanceler federal alemã, Angela Merkel, também devem comparecer ao encontro.

Ambos os governos, da França e da Alemanha, afirmam que a realização da reunião de cúpula dependerá dos próximos acontecimentos e de avanços rumo a uma solução do conflito no leste ucraniano.

Merkel se reunirá com o com o primeiro-ministro ucraniano, Arseniy Yatsenyuk, nesta quinta-feira, em Berlim. Nesta segunda-feira, Hollande declarou a uma emissora de rádio que a reunião no Cazaquistão só deveria acontecer se houvesse progresso nas conversações na capital alemã.

LPF/dpa/afp

Fonte: DW.DE

45 Comentários

    • Penso da mesma maneira, e sei que a Russia esta armando o rebeldes e treinando eles, mas do jeito que as coisas andam nao vai demorar pra Russia ter que dar passos mais avassaladores em direção a Kiev, pois enquanto a Ucrania quebra os acordos gerados, o Ocidente nada fala e nada faz, mas sempre jogam a culpa na Russia, esse jogo ja esta saturando, e breve poderá termimar com o lançamento de Iskanders sobre o exercito ucraniano que vai gerar milhões de mortes e vai colocar na goela da Europa a expressâo de terror caso tentem continuar a intimidar uma das maiores potencias do mundo. Sds

      • Se a Rússia fizer isso passa imediatamente à condição de agressora e, por conseguinte, ficará isolada. Por mais que seja encrenqueiro não vislumbro Putin fazendo isso.

  1. Parecer correta a opinião de alguns analistas russos, de que uma Ucrânia fantoche nazificada está sendo utilizada como “buxa de canhão” contra a Rússia. Para desgastar suas forças e recursos, mais imediatamente, para frear sua atuação no Oriente Médio…

    O problema é que não estamos na época da Alemanha nazista, atualmente qualquer ameaça mais severa contra o território da Rússia pode ser respondida com armas nucleares táticas, justamente visando preservar suas forças e evitar cenários passados como o da invasão alemã , que matou dezenas de milhões de russos!

    • Segundo consta um dos maiores oligarcas ucranianos e apoiador do atual regime é judeu. Penso que isso já é suficiente para desmontar qualquer acusação de nazismo ao regime.

    • Caro Alvez, esse provavelmente é o propósito Ocidental em relação a Rússia, desgastá-la até o colapso econômico, e assim redefinir sua reconstrução. Existe porém os fortes obstáculos da inteligente política russa, e das forças armadas, política esta que tem dado um show de vitórias sobre o Ocidente. Usar Kiev pode não se mostrar tão inteligente, uma vez que a Russia pode efetuar um bombardeio tático das forças de Kiev aniquilando quase 100% de suas forças e pondo medo sobre a Europa, pois teriam diante de si que um confronto com a Russia resultaria na aniquilação mútua, inclusive do próprio EUA.
      Tenho pra mim que um ataque como o que citei teria um problema bastante incômodo para Moscou…dar o motivo tão desejado para os EUA efetuar ataques econômicos contra a Russia, pois só neste campo os EUA teriam condições de vencê-los, ou pelo menos deixá-los em crise, coisa que a Russia já esta ciente e por isso evita um confronto direto contra Kiev. Chegamos então a única possibilidade (ou não) viável e real do que poderá acontecer em breve: Russia fortalecerá as forças do Donbass, infiltrará contingentes nas forças rebeldes, fornecerá armamento de toda espécie (inclusive sistemas Igla-s, sistemas de saturação, etc) que terão a função de bloquear e infringir prejuízos nas forças de Kiev, impedindo a tomada desta região, e piorando a imagem do governo da Ucrânia frente a sua população, pois amargará a derrota e acarretará na rejeição do atual governo, essa é a possibilidade mais rica de boas chances para a Russia, pois o mais terrivel que poderia acontecer a Russia nessa possibilidade é a continuação das sanções, sanções estas que já estão sendo tratadas e acordos que já estão sendo trocados por outros acordos asiáticos e latino americanos. Sds

  2. “atualmente qualquer ameaça mais severa contra o território da Rússia pode ser respondida com armas nucleares táticas”

    Concordo, ninguém terá coragem de ameaçar efetivamente o território russo.
    Mas por enquanto a ameaça se restringe ao território Ucraniano.

    • Terrorismo vindo da Russia.
      Quantas asneiras podem vir de voce e dos que trocam figurinhas contigo em assuntos os quais demonstra conhecimento nenhum e apenas embute capaxismo ideológico de u.a pessoa que não tem a minima decencia de vir pra net fazer apologia a segregação racial, politica e ideológica e a aceitar submissão, condicionamentos.
      Voce deveria sentir vergonha de se apresentar como um Brasileiro.

  3. Pessoal,

    Utilizar armas nucleares se constituiria em verdadeiro suicídio por parte dos russos, mesmo que sejam artefatos táticos.

    Primeiramente, o seria pelos efeitos a médio e longo prazo, resultantes da contaminação radioativa proveniente da utilização desses artefatos. Áreas importantes da Ucrânia poderiam terminar contaminadas, levando desolação a centenas de milhares de civis, dependendo de onde forem usadas. Se forem utiliza-las contra as tropas ucranianas, então isso o seria justamente próximo as populações pró-Russia. Em outras palavras, estariam matando seus próprios aliados a longo prazo…

    A seguir, isso simplesmente destruiria as relações da Russia com a Europa e EUA, o que seria a bancarrota para a economia dos russos.

    Fora tudo isso, a Russia se tornaria a vilã mundial numero 1… A condenação mundial seria instantânea, com a imprensa do mundo todo estampando nas primeiras páginas as imagens dos efeitos do bombardeio e os soldados ucranianos e civis destroçados… Como disse, um suicídio…

    Não tenho dúvida de que os russos seriam capazes de utilizar armas nucleares, caso julgassem necessário. Mas não seriam insensatos de fazerem isso numa situação como essa… Estou certo de que os russos somente apelariam para esses recursos se seu próprio território fosse invadido; e somente como uma medida extrema, caso a invasão não pudesse ser repelida no braço.

    • _RR_,

      seu ultimo parágrafo:

      “Estou certo de que os russos somente apelariam para esses recursos se seu próprio território fosse invadido; e somente como uma medida extrema, caso a invasão não pudesse ser repelida no braço.”

      Está de acordo com o que escrevi:

      “…atualmente qualquer ameaça mais severa contra o território da Rússia pode ser respondida com armas nucleares táticas…”

      • Caro Alvez, ninguém seria louco de atacar a Rússia e vice-versa.
        Uma guerra contra os separatistas não é de forma nenhuma um guerra contra a Rússia. Os russos estão seguros.

      • Acontece que os “separatistas” falam russo, sentem-se etnicamente e culturalmente como russos e são vistos como russos por boa parte da população russa.
        Então me parece, que estes “russos” não estão seguros…

        Mas esqueça armas nucleares em relação ao conflito na Ucrânia, repito mais numa vez: Não disse isto.

      • Alvez8O,

        Não necessariamente… Eu escrevi no sentido de uma invasão de fato, em uma guerra aberta; o que não seria o caso ucraniano.

      • Pois foi justamente à isto ( invasão da Rússia) que me referi, com esta palavras:
        —–
        “…atualmente qualquer ameaça mais severa contra o território da Rússia pode ser respondida com armas nucleares táticas…”
        —-

        Entendeu agora?

      • Alvez,

        A expressão que você utilizou passa a impressão de que os russos utilizariam armas nucleares mesmo se não ocorresse uma invasão a seu território. Afinal de contas, uma “ameaça mais severa” é algo que pode estar aberto a interpretação, posto que uma ameaça severa poderia não ser somente uma invasão…

        Perceba que eu, por outro lado, fui estrito no meu comentário.

        Mas seja como for, uma invasão é evidentemente uma ameaça severa…

        Saudações!

  4. Amigos,

    Continuando,

    Quanto aos ucranianos em si… É evidente que eles não querem uma ingerência russa… Ninguém quer… E esse reforço bélico aponta justamente nessa direção; a de evitar uma intervenção.

    Ao reforçarem suas tropas, os ucranianos obrigam quem quiser interferir a ter que despender grande soma em recursos ( o que por si só já torna uma intervenção direta desinteressante ) ou a tomar decisões que não podem ser tomadas ( como a utilização de artefatos nucleares )…

    Em suma, eles estão jogando verde pra colher maduro… E podem conseguir…

  5. A Rússia nem precisa recorrer a utilização de arma nuclear tática contra exército Ucraniano, mísseis balístico não nuclear de alta precisão contra as tropas Ucraniano causariam um dano muito grave.

  6. Caro Alvez8O ( 16 de janeiro de 2015 at 16:05 ),

    Uma imagem ou um ato não significam nada se não se conhece o contexto por detrás…

    A própria URSS ficou perante o tribunal da história ao assinar o pacto germano-soviético de 1939, uma atitude até hoje controversa.

    Ainda durante a SGM, uma considerável quantidade de russos se alistou no chamado Exército Russo de Libertação, uma facção pró-Alemanha que combateu na Russia contra o Exército Vermelho… Aliás, movimentos como esses ocorreram em praticamente todos os países da Europa ocupados ( e mesmo outros que não estavam sob ocupação )…

    Agora, convenhamos que daí a dizer que todos os implicados nessas histórias sejam nazistas vai uma distância muito grande… No caso do Pacto de 1939, aquilo foi levado a efeito por pura conveniência, posto que ambos os lados sabiam que um choque era inevitável. E no caso das forças pró-nazis reunidas em outros países, eram pessoas dos mais diversos tipos com os mais diversos motivos. A Legião Indiana, por exemplo, era uma força constituida por indianos que desejavam a independência da India, e é considerada hoje como um fator motivador da independência indiana. O Regimento 369 de infantaria blindada, formado por soldados croatas, lutaram pela Alemanha para manter a independência do Estado Independente da Croácia. E por aí vai…

    Enfim, uma imagem pode significar tanto quanto nada… Nesse caso exposto por você, pode ser até uma brincadeira das mais bobas e inconsequentes, como aquele traje nazi do Principe Harry naquela festa a fantasia ( um ato cuja reação no próprio Reino Unido foi extremamente severa )…

    http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/0,,EMI48376-9531,00-PRINCIPE+HARRY+DETONA+POLEMICA+AO+USAR+FANTASIA+DE+NAZISTA.html

    Em verdade, o povo ucraniano, apesar de certas similaridades culturais, é um povo distinto do povo russo, com aspirações próprias. E isso também se espelha na sua classe política, de uma forma ou de outra. Aliás, foi assim ao longo de toda a história recente da Ucrânia, na qual sempre houveram movimentos nacionalistas.

  7. senhor RR…Tanto a Rússia quanto a China são verdadeiros players globais hoje…a Rússia é simplesmente a segunda maior potencia bélica do planeta…e o segundo maior comerciante de armas do mundo…isto porque seus pós vendas e armas são porcarias segundo o tea party tupiniquim…qualquer ato de agressão direta dos eua a este pais significara instantânea guerra nuclear… significara aniquilação mutua assegurada imediata..e eles deixaram isso bem claro no conflito da síria quando ameaçaram sua base lá…….armas convencionais como caça istelfi e aégif só servem para países desdentados…só servem para chutar cachorro morto..pois no principio de qualquer conflito entre estes países só o que se vera será o satã descendo dos céus e mandando para o espaço tudo o que os eua lutaram séculos para conquistar…..e a Rússia?!..ela não terá muito a perder do ponto de vista econômico e hegemônico se comparado ao outro lado…rs……..
    numa guerra total entre eua e rússia quem tem mais a perder?!….os eua detentor da hegemonia global econômica, financeira, comercial, industrial, tecnológica, científica, etc ou a Rússia!?…pais combalido que tenta se reerguer e se reestruturar depois de um colapso completo?!…..e óbvio que em ambos os lados haverá brutais perdas de vidas humanas…e que tudo ficara arrasado….mas do ponto de vista econômico e hegemônico os eua terá tudo a perder…os eua teria mais a perder do ponto de vista hegemônico…seria o mais prejudicado no final por ser a maior potencia global seja politicamente, financeiramente, economicamente, comercialmente, industrialmente ou belicamente….sua hegemonia global nestas áreas viraria junto com a Rússia pó…regra da natureza…predador só entra em combate que não lhe prejudique sua capacidade de predar no dia seguinte…este trecho do apocalipse ajuda a clarear mais as coisas:

    ¶ E depois destas coisas vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória.

    E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios, e coito de todo espírito imundo, e coito de toda ave imunda e odiável.

    Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua fornicação, e os reis da terra fornicaram com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias.

    E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.

    Porque já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniqüidades dela.

    Tornai-lhe a dar como ela vos tem dado, e retribuí-lhe em dobro conforme as suas obras; no cálice em que vos deu de beber, dai-lhe a ela em dobro.

    Quanto ela se glorificou, e em delícias esteve, foi-lhe outro tanto de tormento e pranto; porque diz em seu coração: Estou assentada como rainha, e não sou viúva, e não verei o pranto.

    Portanto, num dia virão as suas pragas, a morte, e o pranto, e a fome; e será queimada no fogo; porque é forte o Senhor Deus que a julga.
    E os reis da terra, que fornicaram com ela, e viveram em delícias, a chorarão, e sobre ela prantearão, quando virem a fumaça do seu incêndio;

    Estando de longe pelo temor do seu tormento, dizendo: Ai! ai daquela grande cidade de Babilônia, aquela forte cidade! pois em uma hora veio o seu juízo.

    E sobre ela choram e lamentam os mercadores da terra; porque ninguém mais compra as suas mercadorias: Mercadorias de ouro, e de prata, e de pedras preciosas, e de pérolas, e de linho fino, e de púrpura, e de seda, e de escarlata; e toda a madeira odorífera, e todo o vaso de marfim, e todo o vaso de madeira preciosíssima, de bronze e de ferro, e de mármore;

    E canela, e perfume, e mirra, e incenso, e vinho, e azeite, e flor de farinha, e trigo, e gado, e ovelhas; e cavalos, e carros, e corpos e almas de homens.

    E o fruto do desejo da tua alma foi-se de ti; e todas as coisas gostosas e excelentes se foram de ti, e não mais as acharás.

    Os mercadores destas coisas, que dela se enriqueceram, estarão de longe, pelo temor do seu tormento, chorando e lamentando, E dizendo: Ai, ai daquela grande cidade! que estava vestida de linho fino, de púrpura, de escarlata; e adornada com ouro e pedras preciosas e pérolas! porque numa hora foram assoladas tantas riquezas.

    E todo piloto, e todo o que navega em naus, e todo marinheiro, e todos os que negociam no mar se puseram de longe;

    E, vendo a fumaça do seu incêndio, clamaram, dizendo: Que cidade é semelhante a esta grande cidade?

    E lançaram pó sobre as suas cabeças, e clamaram, chorando, e lamentando, e dizendo: Ai, ai daquela grande cidade! na qual todos os que tinham naus no mar se enriqueceram em razão da sua opulência; porque numa hora foi assolada.

    Alegra-te sobre ela, ó céu, e vós, santos apóstolos e profetas; porque já Deus julgou a vossa causa quanto a ela.

    E um forte anjo levantou uma pedra como uma grande mó, e lançou-a no mar, dizendo: Com igual ímpeto será lançada babilônia, aquela grande cidade, e não será jamais achada.

    E em ti não se ouvirá mais a voz de harpistas, e de músicos, e de flautistas, e de trombeteiros, e nenhum artífice de arte alguma se achará mais em ti; e ruído de mó em ti não se ouvirá mais;

    E luz de candeia não mais luzirá em ti, e voz de esposo e de esposa não mais em ti se ouvirá; porque os teus mercadores eram os grandes da terra; porque todas as nações foram enganadas pelas tuas feitiçarias.

    E nela se achou o sangue dos profetas, e dos santos, e de todos os que foram mortos na terra.

    Apocalipse 18:1-24

    • “e a Rússia?!..ela não terá muito a perder do ponto de vista econômico e hegemônico se comparado ao outro lado…rs……..
      numa guerra total entre eua e rússia quem tem mais a perder?!….”

      Depois de receber 2000 ou 3000 bombas nucleares a Rússia não terá muito a perder do ponto de vista econômico e hegemônico?

      Como é que você escreve uma coisa dessas??????????
      A Rússia vai se tranformar em cinzeiro radiotivo.

      Você é uma comédia…

      Trecho do apocalipse para sutentar um absurdo desses?
      Coitados dos apostolos.

    • Maquina.

      O AEGIS não é somente um sistema defensivo para embarcações. Uma vez dotado do míssil RIM-161, torna-se em um sistema anti-balístico, sendo, portanto, uma arma defensiva contra russos, chineses e outras potencias que possam vir a ser dotadas de mísseis balísticos com alcance continental…

      Um dos propósitos do F-22 Raptor é fechar as rotas dos bombardeiros estratégicos, interceptando-os antes de chegarem ao ponto de lançamento de suas armas. É, por tanto, uma arma stealth para enfrentar as grandes potencias…

      Se houver destruição mutua, então todo mundo perde tudo… Quem perde mais ou perde menos é irrelevante…

      • “_RR_
        18 de janeiro de 2015 at 12:55 ”

        Como diz o ditado…Um revólver é um argumento forte…….Mas um fuzil é uma verdade científica……… 🙂

  8. Se o governo fantoche de Kiev atacar novamente os “rebeldes” da Nova Russia, a culpa e de Putin. Foi ele que mandou os rebeldes assinarem um acordo de tregua com Kiev, quando a tropa deste sofreram derrotas catastroficas uns meses atras. A tregua permitiu que Kiev se reorganizasse.

    • E permitiu que s Pro Russia se armasse tbm meu caro, ou vc acha que Putin perderia tempo deixando suas posições e os interesses da Russia desguarnecidos em Donbass? Se der mole os Pro Russia ja estão mais armados que o exercito brasileiro. Sds

    • KKKKKK.
      Estranho você dizer isso porque geralmente as tropas russas dão vexame em combate.
      Lembrado do show de imcompetência que foram as duas guerras da Chechênia.
      Nem sei como os solados mais fortes do mundo conseguem apanhar tanto.

    • Se s guerra nem começou ainda e a sociedade russa já fala em números de 400 soldados russos que voltaram para casa com buracos de bala imagine quando começar.

      Tomara que não repitam o mesmo fiasco das outras vezes.

  9. Sinceramente, creio que esse “novo” exército ucraniano, de cem mil conscritos, não dará conta do recado. Exército de conscritos… a Argentina sabe bem como é.

  10. Se fosse o inverso os nazistinhas alegariam interferências.
    Historicamente prostituta e prostituída é a cara desse povo fantoche que nem percebe que apenas é usado por interesses externos nome da democracia demagogia e da liberdade hipócrita.
    Que paguem o preço to morrendo de Peninha deles.

  11. PARECE QUE OS RUSSOS VAO ENTRAR EM AÇAO DE NOVO NOS TERRITORIOS UCRANIANOS COM AQUEALS FOMOSAS DESCULPAS DE AJUDA HUMANITARIA COMO DE CUSTUME!!! E QUESTAO DE TEMPO

  12. Antes de usar armas mais “pesadas”, há que se encontrar justificativa!

    Eles podem simplesmente “alocar” imprensa e diplomatas com a ajuda humanitária, e qualquer ataque desferido por quem quer que seja, será tido como ataque ao povo russo, justificando uma ação mais contundente!

    Justo quando as coisas estão esfriando, vem um FDP esquentar a “chapa” novamente! Começo a achar que o Putin devia ter deixado eles congelarem até os ossos, e pagarem em território, o gás que queriam! 🙂

    O jogo ainda é Xadrez… e o domínio do tabuleiro é Russo mesmo!

Comentários não permitidos.