Sete países da União Europeia apoiam a suspensão das sanções ocidentais contra a Rússia. Uma fonte diplomática em Bruxelas informou que a Áustria, Hungria, Itália, Chipre, Eslováquia, França e República Checa apoiam a suspensão das sanções.
Segundo a fonte, nenhuma decisão sobre as sanções contra a Rússia deverá ser tomada durante a primeira reunião do ano entre os chanceleres dos 28 países membros da União Europeia em Bruxelas, no dia 19 de janeiro. Foi ressaltado que a Rússia estará na agenda do Conselho Europeu, mas a questão específica sobre as sanções, se elas devem ser renovadas, suspensas, aliviadas, não será abordada. A decisão sobre as sanções deve ser tomada em março.
De acordo com outra fonte, embora nenhuma decisão concreta sobre as sanções seja esperada na próxima reunião ministerial. Acredita-se que “os ministros provavelmente vão preparar o terreno para atenuar o regime de sanções. Talvez tenha chegado o momento”.
Anteriormente, foi relatado pelo The Wall Street Jornal, citando um documento preparado pela política externa da União Europeia, que o bloco europeu estaria pronto para aliviar as sanções contra a Rússia e normalizar parcialmente as relações com o país, caso Moscou mudasse sua postura sobre a situação na Ucrânia.
27 Comments