Nova Doutrina Militar da Rússia: Exército ‘mais incisivo e integrado’

Aprovada pelo presidente Vladímir Pútin em dezembro passado, a nova doutrina menciona, pela primeira vez, um plano de defesa que prevê a construção de um sistema multinivelar com a utilização do potencial militar da Abecásia e da Ossétia do Sul. Ambas as regiões aliadas da Rússia têm importância estratégica para a construção de um sistema de defesa eficaz orientado ao sul.

O documento também destaca a importância de uma cooperação mais estreita com os outros membros do Brics (Brasil, Índia, China e África do Sul). Além disso, reconhece a necessidade de expandir ativamente o círculo de países parceiros da Rússia no domínio da cooperação político e técnico-militar.

A alteração do cenário político-militar no mundo e a natureza das ameaças à segurança nacional da Rússia levaram os redatores da doutrina a introduzir também os conceitos de “mobilização por parte das Forças Armadas, de outras forças e órgãos” e de um sistema de dissuasão não nuclear estratégico, que compreende “um conjunto de medidas de política externa, militares e técnico-militares para evitar a agressão contra a Federação Russa com meios não nucleares”.

De acordo com os observadores militares, considerando as medidas adotadas, pode-se supor que a liderança político-militar russa prevê uma maior deterioração da situação ao longo das fronteiras da Rússia e que, devido a isso, começou a prestar maior atenção às questões da preparação de todo o país a fim de repelir as ameaças globais.

Uma das principais ameaças militares externas para a Rússia hoje é o aumento do potencial de combate da Otan, assim como a implementação ou aumento numérico dos contingentes militares de outros países ou blocos militares nos territórios adjacentes à Rússia e seus aliados, “para exercer pressão política e militar sobre a Federação Russa”.

A nova Doutrina Militar da Rússia reservou ainda uma seção especial para garantir a segurança da informação de Estado e enfrentar a luta contra ameaças cibernéticas.

Fonte: Gazeta Russa

9 Comentários

  1. correto a russia se a mercenária otan que apenas servem aos estados unidos e não a europa pensa que vai pegar a russia com as calças arriadas ,vai se surpreender

    a Alemanha pegou os caras com as calças arrriadas e com mais de milhões para a linha de frente

    e voltou menos de 10 rs

    imagina os mercenários da otan pau mandado dos estados unidos

    vai tomar um sacode nuclear ,pois esse papo de defesa sem usar essas armas contra um adversário que também tem

    sera quem sacar primeiro é o dono da festa

      • “Meu amigo.Depois das afirmações acima, você acha que adianta conversar com esse cara?
        Deixa ele prever futuro, sempre erra mesmo.
        Nem perca tempo.
        Sds.” (Deagol)

        E aí, vai praticar o que vc escreveu?

    • PÉ DE CÃO não acredito que isto acontecera de primeiro plano penso que primeiro faram como no Vietnã e na Coreia provocaram uma divizão em algum pais e se degladiaram convencionalmente ambos fornescendo armas aos seus interesados é aonde me preocupo com o Brasil me parece que a tal criação da nasção indigena não saiu da cabeça de algumas ONGS e sabes como é nossos PATRIOTAS LIDERES POLITICOS ADORÃO DINHEIRO MAIS QUE TUDO INCLUSIVE O BRASIL E SEUS FILHOS.

      • Deagol o vietnã teve dividido por pouco tempo não lembro por quanto tempo e se reunirão mas a coreia ate hoje nós sabemos como andão divididas.

      • luiz o deagol é aquele cara que porque viajou e tirou as botinas em alguma alfandega yanke é mais sábio que os outros rsrs

        mas na real a mente dele já foi corcumida pelos gringos e ele virou um abduzido colocando nele um dna de poodles europeu

        você esta correto luiz no que diz respeito a primeiro eles dividirem como sempre fizeram

        mas já esta acontecendo isso faz tempo e cada vez mais eles se aproximam para a confrontação

        entendeu tudo isso já começou ate o papa e varias outras autoridades já soltaram o verbo

        mas para nos simples mortais estamos pensando no carnaval se vai para a praia ou para o interior rsr

        e sobre a coreia e o vieitnan foram sim divididos pelos estados unidos
        e para falar a verdade ate a Alemanha desse poodle também so ele não percebeu isso ainda
        acho que foi tao traumático que bloqueou de alguma forma a lembranças e o raciocínio dessa gente

Comentários não permitidos.