Cristina Kirchner é denunciada por um “acordo de impunidade” com o Irã em atentado

O promotor federal Alberto Nisman denunciou nesta quarta-feira a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, pela suposta negociação de um “acordo de impunidade” com o Irã para encobrir os acusados do atentado contra a Associação Mutual Israelita Argentina (Amia), que causou 85 mortes em 1994.

O titular da Unidade Especial de Investigação do Atentado à Amia também incluiu na denúncia o ministro de Relações Exteriores do país, Héctor Timerman. Além disso, solicitou um embargo preventivo de 200 milhões de pesos (cerca de R$ 60 milhões) em bens, informou a promotoria através de comunicado.

Em um processo com cerca de 300 páginas, Cristina foi acusada pelos crimes de “encobrimento agravado, descumprimento do dever de funcionário público e impedimento de um ato funcional”.

Segundo o comunicado, a promotoria conseguiu reunir evidências sobre as manobras do governo argentino para “apagar o Irã do caso Amia” através de escutas telefônicas.

Cristina teria ordenado que as autoridades abandonassem a investigação do atentado terrorista, além de ter tentado “livrar os iranianos de todas as suspeitas”, conforme a denúncia.

“Decidiu-se fabricar a inocência do Irã”, disse Nisman no documento.

De acordo com o promotor, as negociações com o Irã começaram em 2011, quando a presidente decidiu se aproximar do país para “restabelecer relações comerciais plenas” com o objetivo de “superar a crise energética argentina mediante uma troca de petróleo por grãos”. Cristina, inclusive, teria oferecido a venda de armas para os iranianos.

Outros envolvidos no caso e denunciados pela promotoria são o deputado Andrés Larroque, os militantes Luis D’Elia e Fernando Esteche, também membro da secretaria de Inteligência da presidência da Argentina, o ex-promotor federal e ex-juiz Héctor Yrimia, e o agente comunitário iraniano Jorge Yussuf Khalil.

O ataque contra a Amia, ocorrido no dia 18 de julho de 1994, deixou 85 mortos e 300 feridos. Dois anos antes, uma bomba explodiu em frente à embaixada de Israel em Buenos Aires, matando 29 pessoas.

A comunidade judaica atribuiu os atentados ao Irã. O Hezbollah foi acusado de planejar e executar ambos os ataques.

EFE

Fonte: Terra

21 Comentários

    • Apesar de sua critica, realmente lá esse tipo de crime pode colocá-la em risco, já em Israel, fuam…fuam…fuam.

  1. Apenas o que me surpreende são acusações publicas sem mostrarem publicamente provas e sem julgarem as coisas.
    Então na Argentina a promotoria tem poder de tornar publico informações de segredo de justiça.
    Se tudo isso for verdade claro desejo a lei aplicada so não compactuo com toda misancene que fazem de tudo unicamente por isteria ideologica.

      • Sim meu caro mas não deveriam divulgar informação de que existe gravações e indicios se os mesmos ainda são apenas objeto de investigação.

  2. Um pai que assina acordo internacional.Um pais que coloca na sua constituição o reconhecimento e o direito da preservação da fonte anonima dá salvo conduto para ser espionado e ter informações e tudo o mais repassado de forma apátrida legalmente.
    Uma coisa é o segredo de justiça outra coisa é o uso de fontes anonimas para fazer valer credibilidade.
    Se o mundo fosse o tolo bonzinho Brasileiro não haveria a necessidade de Snowdem se refugiar em outro pais para fazer suas denuncias não é mesmo ! Ele estaria protegido pela lei internacional de preservação da fonte de informação.
    Nesse caso da Argentina acho leviano a propria justiça revelar gravações e indicios publicamente que são objetos de investigação.
    A tal da liberdade de expressão que esta se traduzindo em abuso da liberdade.
    Ter liberdade não é fazer o que te dér na telha.Voce vende seu tonho se quiser na vila mimosa mas não em praça publica.
    Falam unicamente de direitos esquecem-se completamente de regras e o que hoje parece moderno e liberal amanhã sera problema não individual mas geral.
    Tudo isso não passa de orquestração manipulada.Se um chargista fizesse uma charge da Carla Bruni pagando uma chupeta pra um negão do Brooklin.
    Liberdade de expressão né ! Ou da michele Obama com uma fita metrica medindo penis de Japoneses.Liberdade de expressão né ! Assim o moderno mundo compreenderia porque a sociedade Japonesa esta envelhecendo pois as meninas la estão carentes de sexo,de sexo satisfatorios.
    Mundo imundo de pessoas hipocritas e covardes.

    • maluco,

      Se o que você citou acontecesse (no caso da Carla Bruni eu até me prontifico hehehehe) sabe o que aconteceria? Opções:

      a. Obama faria jus ao nome, colocaria uma bomba no peito e explodiria o jornal de Tokyo enquanto Sarkozy faz reféns no Walmart do Brooklyn

      b. Obama e Sarkozy acionam a justiça para que as charges sejam retiradas de circulação (apesar do estrago já feito e correndo o risco da justiça negar o pedido)

      c. Obama e Sarkozy dão entrevista coletiva dizendo estarem profundamente magoados mas cientes de que o preço da liberdade é saber lidar também com as coisas que não nos agradam e que isso é o que faz EUA/França serem os grandes países que são.

      Acho que ‘A’ é bárbado, ridículo e inaceitável (sem relativismo moral nenhum), em ‘B’ estariam se mostrando um pouco “doídos” mas dentro de seu direito e ‘C’ seria a atitude madura e condizente com a posição que ocupam!

      • ou senão a resposta D
        que é se fosse algo muito grave o jornalista seria preso ou morto sem publicar nada

        estados unidos é tao grandioso sobre esse tema que o snoudem sei la como se escreve foi se refugiar na russia
        e o assad aquele do wikiligius sei la como se escreve também esta refugiado na embaixada do equador na Inglaterra

        brasileiros sem memoria curta

        grandioso é a cara de pau deles

  3. Boquinha de Veludo vc tá pisando na bola, os generais Jorge Rafael Videla e Roberto Viola e o Almirante Emilio Massera, que governaram a Argentina entre 1976 e 19 81 estão puxando uma corda pesada, se vc continuar nesse rumo vais fazer companhia pra eles .

    • A vadia da boca de botox Vai ter de roubar muito para fazer o sucessor. Povo lá não aguenta tanta incompetência e roubalheira.

      E não é a imprensa que está Denunciando ela é sim o Ministério Público. O buraco é mais embaixo.

      • Caro HMS.

        “A Rússia é comunista.”
        “E a união soviética estava só se fingindo de morta.”

        Meu amigo.
        Depois das afirmações acima, você acha que adianta conversar com esse cara?
        Deixa ele prever futuro, sempre erra mesmo.

        Nem perca tempo.

        Sds.

      • Puxa vida!! Agora só falta vc seguir o que vc acaba de escrever pq em todos os post do Pé de Cão, vc faz exatamente o contrário: responde e perde o seu tempo!

      • russia china cuba angola tudo comunista

        é tipo torcida organizada independente gaviões mancha

        foram extintas pelo ministério publico e
        mudaram o nome independente tricolor , independente gaviões fiel , mancha alvi verde

        apenas um exemplo para você que não entende nada

        e acha que os russos mudaram a índole deles so porque o titiu pedofila sam deixou eles negociarem com o mundo se deixassem de ser o que nunca foram pois na verdade o pais deles também tem elite e pobre
        o que eles não podiam fazer era negociar com os chamados ocidentais

        agora o que aconteceu os estados unidos tentaram embargar eles e tomou no vácuo pois vários países tirando os poodles europeus fantoches cagaram e andaram para as ordens dos seus ídolos

        hoje eles formaram os brics debaixo das barbas do tio sam rsrs canal debaixo das barbas do seu mestre
        cuba livre !!!!dos gringos trocando prisioneiros debaixo das barbas do seu amor

        e etc e tal !!!

        então ingênuo você cidadão poodle europeuzinho não sabe de nada !!!

        #continua tentando deagol

      • ela vai eleger seu sucessor .

        a mídia argentina e brasileira hoje em dia são apenas um papagaio nas mãos dos interesses estrangeiros

        e a propaganda politica para a disputa presidencial já foi lançada

        sera igual aqui no brasil ,mas sera que vai ter avião fantasma e morte de politico no meio do caminho também ????

  4. É fato, de que a Argentina se aproximou do Irã. E o fez, obedecendo aos seus interesses geopolíticos imediatos.

    O atentado a AMIA, sempre foi estranho, por ser despropositado. Atribuído do nada ao Irã, e ao Hezzbolah através de uma investigação sem nexo, ou orientação crível, de tal maneira questionada, que existem aqueles que apontam como uma ação de falsa bandeira, com grande propriedade.

    Quanto a Ministério Público, convenhamos, lá como cá é uma fogueira de vaidades.
    😉

    • Quanta empulhação no intuito de tentar afastar a culpa pelo odioso atentado do preposto do Estado Fascista Iraniano. Felizmente tal esforço mostra-se inútil pois a quantidade de indício colididos pelo Parquet argentino foi robusta o suficiente para ensejar a ordem de prisão expedida pela Interpol em desfavor de Ahmad Vahidi, que até recentemente era ministro da defesa da teocracia medieval persa.

      Quanto à risível é patética crítica ao MP, vemos apenas mais um traço de semelhança entre Kirchneristas e Lulopetistas, que é o desprezo pelas instituições garantidoras do Estado Democrático de Direito.

  5. dom dom dom dom dom dom dom
    conheço umsa boca murcha que fazz pepeta baum.
    Se o Irã foi o não o responsavel é problema da justiça apurar o que não pode é promotor se dirigir a midia dizendo existir A e B se tudo ainda ainda ainda nesse tempo todo da capenga justiça e incapacidade dos meios de informação Argentinos apenas objeto de pesquisa que segundo a informação da materia ja coloca como prova condenatoria.
    Coisas de uma parte mediocre do mundo onde a midia é sempre de fonte unica.

  6. So li as primeiras sentencas desse artigo e ja conclui meu pensamento a respeito. Esse promotor trabalhando para CIA/Mossada tentando criar problemas para o governo argentino, porque este deu bananaS para Washington e esta se aproximando do BRICS.

    • As mesmas bobagens de sempre não é meu caro JOJO bipolar! O fato é que o MP argentino investigou o atentado e, com base em provas robustas, concluiu que o mesmo foi obra do Hezbollah e do Irã. E tanto conseguiu reunir provas robustas que as mesmas fundamentaram uma ordem de prisão pela Interpol de Ahmad Vahidi, que até recentemente era ministro da defesa iraniano.

      Como se vê mais uma vez suas sandices conspiracionistas não se sustentam meu caro JOJO bipolar. E ainda por cima defendendo o calote dos argentinos? Que feio meu caro!

Comentários não permitidos.