Ultradireita endurece campanha antimuçulmana

Lucía Abellán

Discurso radical

Marine Le Pen, líder do partido francês Frente Nacional, afirmou que o islamismo radical é “uma ideologia mortífera”.

Geert Wilders, líder xenófobo holandês, declarou que o Islã “busca submeter todo mundo à sharia”. O que ocorreu na França “é só o começo”.

Nigel Farage, líder do partido britânico UKIP, disse: “A obsessão por fomentar uma sociedade multicultural na Europa criou uma quinta coluna no Ocidente”.

___________________________________________

A extrema direita europeia vê nos atentados da França um exemplo perfeito do mal que preconiza há anos: a suposta tentativa de islamização do continente por parte dos imigrantes de origem muçulmana. Da França à Suécia, passando pelo Reino Unido, Alemanha e Itália, os partidos de linha xenófoba tentar tirar proveito do ocorrido em Paris. No plano mais próximo, a líder da Frente Nacional, Marine le Pen, falou de um atentado “realizado em nome do islamismo radical” que contrapõe os franceses a uma “ideologia mortífera”. As avaliações foram ainda mais incendiárias fora da França.

Depois de várias semanas agitando a Alemanha com manifestações, o movimento Patriotas Europeus contra a Islamização do Ocidente (Pegida, na sigla em alemão) vem aproveitando os ataques de Paris para justificar seus postulados. Não é o único na Alemanha, um país que reluta em demonizar qualquer minoria, por seu passado recente. O partido eurofóbico Alternativa para a Alemanha , com sete deputados no Parlamento Europeu, instou os grandes partidos a “considerar seriamente se continuam difamando o Pegida”, nas palavras de seu vice-presidente, Alexander Gauland.

O risco é que essas opções, minoritárias, mas que vivenciaram um grande avanço eleitoral no último ano, capitalizem o desconcerto dos cidadãos diante de tragédias desse tipo. Sem nuances, Matteo Salvini, líder da italiana Liga Norte –partido eurocético, anti-imigração e separatista, que governa as ricas regiões da Lombardia e Vêneto–, não duvidou em considerar que “o Islã é o problema” e criticou o papa Francisco por “fazer um mau serviço aos católicos” ao promover o diálogo com os muçulmanos.

Mensagem semelhante se apressou a lançar Geert Wilders, líder do Partido pela Liberdade, holandês, que vai ser processado por incitar a “limpar de marroquinos” o país. Wilders gravou um vídeo no qual anuncia solenemente que o ocorrido na França “é só o começo” e clama contra o Islã, “uma ideologia que busca submeter todo mundo à sharia (lei islâmica). O partido de Wilders controla 12 das 150 cadeiras do Parlamento holandês. Seus vizinhos belgas do Vlaams Belang, menos representativos no Legislativo da Bélgica, alertam para “o perigo da islamização na Europa”.

Estendendo o problema além do ideário muçulmano, o líder do partido nacionalista britânico UKIP, Nigel Farage, a sigla mais votada no Reino Unido nas últimas eleições europeias, atribui tragédias como a da França ao multiculturalismo na Europa. “A obsessão por fomentar uma sociedade multicultural criou uma quinta coluna no Ocidente”, afirmou Farage em um comunicado difundido pelo partido.

Respaldados por um sucesso eleitoral que lhe deu 13% dos votos na Suécia, e que está a ponto de provocar a queda do Governo social-democrata, os Democratas Suecos, de doutrina anti-imigração, vincularam também os atentados ao Islã. “A religião da paz mostra seu rosto”, declarou sarcasticamente Björn Söder, secretário-geral do partido sueco.

Fonte: El País

11 Comentários

  1. Esses classes medias anarquistas morreram trabalhando para extrema direita. Dar municao para esta pregarem seu odio contra a minoria mulssumana.

  2. não se enganem senhores…muito destes grupos terroristas de hoje como o boko haram são mercenários teleguiados da cia….não lutam por causa alguma e sim para instaurar a instabilidade na região e sabotar governos locais que busquem aproximações com nações rivais dos eua hoje como a China….como exatamente ocorre atualmente na nigeria….o principal objetivo destes mercenários na nigeria consiste de sabotar as aproximações desta nação com países emergentes como a China…que busca estabelecer áreas de influencia na região…já que é rica em terras agricultáveis, minérios e petróleo…

  3. em apenas alguns dias os franceses exterminaram pelo menos 45 mil argelinos em bombardeios e fuzilamentos… certamente um dos capítulos mais sangrentos da história deste país…e os vira latas militantes de direita tea partys tupiniquins ainda latem por ai que esta gente é culta, superior e pais de primeiro mundo….A Argélia lembrou no último dia 8 de maio os 64 anos dos massacres de Setif e Guelma quando o regime colonial francês reprimiu e exterminou milhares de manifestantes que reivindicavam independência… enquanto a europa festejava o fim da Segunda Guerra Mundial e a vitória sobre o nazismo…..uma coisa deve ser Lembrada… manifestações pró palestina foram Barradas na europa e charges de apoio aos palestinos foram condenadas pela mídia e governos locais…..

    o interessante que esses jornais são de pessoas ateístas ideologistas que atacam/reprimem a liberdade de culto dos outros e depois vem chorar nos holofotes…Libertinagem, desigualdade e brutalidade…..

    XENOFOBIA FRANCESA PEGANDO CARONA NA BRIGA DE CHARGISTAS INESCRUPULOSOS QUE FAZEM TUDO POR DINHEIRO…. INCLUSIVE BLASFÊMIA CONTRA CULTURA/RELIGIÃO ALHEIA!….

    • Argumentos de um troll… Quer dizer então que tá tudo certo? Tá justificado, afinal os cartunistas blasfemaram contra a religião dos caras… Um erro justifica o outro… “tá serto”

  4. ,..um dia antes deste atake estupido e desnecessário, na Alemanha ocorreu uma marcha contra a presença dos Islamitas em terras ditas “cristã”, vide histórico de guerras e massacres ñ mt distante. Atake esse q foi um verdadeiro tiro no pé do “ISLÔ como religião . Lamentável. Sds. 🙂

  5. Aonde estah o discurso radical ? Foram feitas consideraçoes justas e reais ,o mundo livre comete um erro mortal ao satanizar o NACIONALISMO , nehum discurso defendeu o exterminio de muçulmanos ,negros e afins , o foco estah em garantir que os nativos europeus nao sejam subjugados por imigrantes mal intensionados e atrasados , os trabalhistas utilizam da velha tatica de deplorar praticas direitistas e esquecem que a mae de suas ideias cometeram crimes identicos no passado ,multiplicando por 10 vezes o numero de vitimas e ,ainda cometem estes crimes , mas preferem o discurso mentiroso contra a direita , sao os verdadeiros responsaveis por tudo que ocorre de ruim na europa , vemos aqui blogueiros defendendo islamicos , fingindo desconhecer as atrocidades que os mesmos cometem em suas regioes de origem e em regioes dominadas pela ferramenta da feh , bem antes de EI e outras merdas ,eles ja praticavam atrocidades ,somente toleram uma religiao em suas terras quando estes sao de um minimo populacional insignificante ,sendo totalmente v ulneraveis e submissos a eles , os beduinos toleram outras raças de feh muçulmana apenas porque estes servem como uma massa de manobra , a religiao foi criada por eles para unifica_los e para servir como uma arma de conquistas , satanizar a direita e santificar beduinos eh algo sem logica , todos os defeitos da EXTREMA DIREITA sao COMUNS NOS BEDUINOS , a diferença eque uma utiliza o loby teologico . Idiotas de plantao dizem que o ocidente criou o monstro ,agora tem que cria-lo ,o erro do ocidente socialista eh acreditar que existe a possibilidade de uma convivencia pacifica , os beduinos e seus discipulos causam problemas com todos os povos de religioes diferentes , estao em conflito com os HINDUS , com os CHINESES e com os RUSSOS , agora pode-se acrescentar a europa e no futuro proximo Australia e Canada ! MORDEM e ASSOPRAM ,causando duvidas ,dividindo e tirando a vontade de LUTAR , nem no livro ARTE DA GUERRA se veh uma pratica de enfrentamento e conquistas tao eficientes, olha que nem mencionei a bomba demografica !

    • Podem dizer que sao de paz, mas isso nao resiste a um minimo de consideraçoes relativas a suas praticas , uma delas eh o habito e obrigaçao de MATAR quem deixa de ser fiel e se converter aa outra denominaçao !

    • Mas é suas unicas opções : reviver a guerra fria e formar uma nova cruzada em nome de Jesus Cristo.
      Estão ferrados não existe uma unica solução de curto prazo.

Comentários não permitidos.