Primeira Expedição Colombiana à Antártica

colombiaNavio – Patrulha Oceânico “ARC 20 de Julio” suspendendo da Base Naval de Cartagena para a Primeira Expedição Colombiana à Antártica

No dia 16 de dezembro, em cerimônia realizada no Palácio Presidencial – “Casa de Nariño”, o Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, entregou a bandeira nacional colombiana ao Comandante do Navio – Patrulha “ARC 20 de Julio” para marcar o início do Programa Antártico Colombiano. A cerimônia contou com a presença da Embaixadora do Brasil na Colômbia, Maria Elisa Berenguer, do Adido Naval do Brasil, Capitão-de-Mar-e-Guerra (FN) Leonardo Lago Deza, e de diversas outras autoridades civis e militares.
Essa será a primeira vez que a Colômbia realizará uma expedição oficial ao continente antártico, sendo considerada uma “missão de ciência, geopolítica, estratégia e cooperação internacional”. No mesmo dia 16, um total de 102 militares e civis embarcaram no Navio-Patrulha Oceânico “20 de Julio” – navio construído na Colômbia, que saiu de Cartagena em direção ao Canal do Panamá, de onde demandarão a Península Antártica pelo Oceano Pacífico.
As pesquisas científicas, voltadas principalmente ao estudo das mudanças climáticas e da segurança marítima, como a elaboração de uma Carta Náutica em cooperação com o Chile, serão conduzidas por oceanógrafos, hidrógrafos, engenheiro mecânico e médicos, destacando-se ainda a presença de uma jornalista especializada em ciência. Foi solicitada a visita em bases, particularmente à Estação Antártica Comandante Ferraz, além de intercâmbios de conhecimentos com países como a Argentina, Chile, Equador e Peru.
Ademais o interesse no incremento da cooperação científica latino-americana, ressalta-se, dentre os propósitos desta expedição apoiada pela Armada Nacional da Colômbia, a intenção da Colômbia em converter-se em membro consultivo do Tratado Antártico.

5 Comentários

  1. Deve se tornar mais comum esse tipo de “”passeio”” de forças militares no Atlântico Sul, afinal temos países estratégicos no sul do continente que estão sofrendo embargos de equipamentos militares, na contra mão de direção temos bicões da europa fazendo ocupações militares em ilhas estratégicas em todo o Atlântico, inclusive bem em frente ao Brasil, equipamentos de espionagem da NSA inclua-se, a amiga dos email da presidanta.
    Parece coisa a toa né ??? brincadeirinha né ?? só topeira pra pensar assim.

    http://www.istoe.com.br/reportagens/323087_COMO+ELES+ESPIONAM

1 Trackback / Pingback

  1. Primeira Expedição Colombiana à Antártica | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.