Frota de ‘Almirantes’ protegerá interesses nacionais em regiões oceânicas

Frota de ‘Almirantes’ protegerá interesses nacionais em regiões oceânicas
Novas fragatas são os primeiros grandes navios de guerra de superfície para operações oceânicas projetados e construídos totalmente na Rússia pós-soviética Foto: Ria Nóvosti

Aprovada no final de 2014 pelo presidente russo Vladímir Pútin, a nova Doutrina Militar da Rússia atribui novas missões às Forças Armadas do país. Entre elas, estão a proteção dos interesses nacionais da Rússia no Ártico, a luta contra pirataria e a garantia da segurança de navegação. No entanto, desempenhar tais tarefas só é possível com navios de longo alcance: é justamente nesse ponto que entram as fragatas de última geração do Projeto 22350.

O primeiro exemplar do projeto, o “Almirante Gorshkov”, foi lançado no ano passado e está atualmente passando por testes no mar. A sua incorporação às Forças Armadas está prevista para ainda este ano.

As fragatas do Projeto 22350 possuem estrutura modular e superestrutura blindada, cuja construção faz uso extensivo de materiais compósitos para reduzir peso e visibilidade contra radares inimigos. O casco apresenta linhas hidrodinâmicas afiladas com objetivo de fornecer alta navegabilidade. Durante os recentes testes de mar, a fragata superou a velocidade estimada, alcançando 29 nós.

A propulsão do navio é CODAG – turbina a gás combinada com motor diesel. As turbinas são acionadas em caso de necessidade de deslocamentos rápidos, enquanto os motores a diesel fornecem propulsão econômica com autonomia de até 4.000 milhas.

O armamento principal das fragatas Projeto 22350 é composto por Casulos Universais de Disparo Vertical (UKSK) capazes de serem carregados com 16 mísseis antinavio supersôniccos Onyx e foguetes antissubmarino Caliber-NK.

Especificações técnicas

Deslocamento: 4.500 toneladas

Comprimento: 135 m

Largura: 16 m

Calado: 4,5 m

Autonomia de combustível e provisões: 30 dias

Tripulação: 186 militares

As fragatas desse tipo são os primeiros grandes navios de guerra de superfície para operações oceânicas projetados e construídos totalmente na Rússia pós-soviética. Além delas, estão em processo de construção as fragatas Projeto 11356, as corvetas das classes Projeto 20380/20385 e os futuros destroieres da classe Lider, que formarão a espinha dorsal das forças navais multifunção da Marinha russa.

Em dezembro passado, foi lançada também a segunda fragata da classe Projeto 22350 e primeira de produção em série “Almirante Kasatonov”. De acordo com o comandante da Marinha russa, o almirante Víktor Chirkov, o novo navio “irá garantir a consecução das tarefas de defesa dos interesses nacionais da Rússia em qualquer parte dos oceanos mundiais”.

Para exportação

O estaleiro Severnaya Verfl  é por enquanto o único construtor das fragatas Projeto 22350 e está com mais duas encomendas na carteira – “Almirante Golovko” e “Almirante Isakov da União Soviética” –, que deverão ser entregues à Marinha em 2020. Na sequência, o estaleiro começará a trabalhar no Projeto 22350M, que vai incorporar melhorias da presente classe.

O estaleiro russo United Shipbuilding Corporation, juntamente com a Marinha da Rússia, está considerando a exportação de navios da classe Projeto 22356. A versão estrangeira, denominada Projeto 22356, foi apresentada pela primeira vez Feira Internacional Euronaval 2010. As características entre as duas classes são semelhantes, mas o armamento e os equipamentos podem variar de acordo com o cliente.

Fonte: Gazeta Russa

4 Comentários

  1. Quando li o título da matéria eu pensei que era para a MB,mas tudo bem vamos chegar laaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaá !

  2. Estes navios da classe “Almirante Gorshkov”, contarão também com 32 células de lançamento vertical de mísseis antiaéreos, que poderão ser equipadas com misses diversos, de curto alcance ou outros de médio e longo alcance, como 30 km de altitude e 120 de distância…

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Frota de ‘Almirantes’ protegerá interesses nacionais em regiões oceânicas | DFNS.net em Português
  2. fifa 15 coin cheat no download

Comentários não permitidos.