Gorbachev alerta que conflito na Ucrânia pode levar a guerra nuclear

Em entrevista à revista alemã, ex-líder soviético diz que tentativas ocidentais de enfraquecer a Rússia foram “estúpidas e perigosas”. “Nós não iremos sobreviver se alguém perder a cabeça na atual tensão”, enfatiza.

Em uma entrevista à revista semanal alemã Der Spiegel, o ex-líder soviético de 83 anos de idade, Mikhail Gorbachev, disse que a crise na Ucrânia pode findar em uma guerra de grande escala na Europa ou até mesmo num conflito nuclear. “Nós não iremos sobreviver se alguém perder a cabeça na atual tensão”, enfatizou Gorbachev.

O vencedor do Prêmio Nobel da Paz descreveu a “perda de confiança” entre a Rússia e o Ocidente como “catastrófica”, e disse que os laços precisam ser “descongelados”. Gorbachev acusou o Ocidente e a Otan de destruir a estrutura de segurança europeia expandindo a sua aliança. “Nenhum chefe do Kremlin pode ignorar uma coisa dessas”, analisou, acrescentando que os Estados Unidos estavam “infelizmente” começando a estabelecer um “mega-império”.

O homem visto como peça-chave na reunificação alemã, em 1990, também acusou a Alemanha de interferir na crise da Ucrânia. “A nova Alemanha quer suas mãos em todas as ‘tortas’. Parece haver uma grande quantidade de pessoas que querem estar envolvidas em uma nova divisão da Europa”, argumentou.

“A Alemanha já tentou expandir sua influência de poder através do Oriente, na Segunda Guerra Mundial. Será que ela precisa realmente de outra lição?”, indagou Gorbachev. Ele afirmou que tentativas ocidentais de enfraquecer o presidente russo Vladimir Putin e de desestabilizar a Rússia foram “bastante estúpidas e extremamente perigosas”.

Gorbachev defendeu a anexação russa da península da Crimeia, no ano passado, mas criticou o estilo autoritário de liderança do presidente russo. Ele disse que a Rússia precisava de eleições livres e “a participação do povo em eleições livres”.

“Simplesmente é inaceitável quando alguém como o blogueiro e político Alexei Navalny está sob prisão domiciliar por expressar suas opiniões contra a corrupção”, salientou o ex-líder soviético ao magazine alemão.

Advertências recentes

Em meses recentes, Gorbachev alertou diversas vezes sobre uma guerra nuclear, como, por exemplo, em um artigo do diário russo Rossiyskaya Gazeta, publicado em 11 de dezembro. “A situação na Europa e no mundo é extremamente alarmante. O resultado dos acontecimentos que ocorreram nos últimos meses, é uma perda catastrófica de confiança em relações internacionais.” Ele pediu que Rússia e os EUA, assim como Rússia e a União Europeia, mantivessem as conversações “sem condições prévias” e sem medo de “perder a cara”.

“Temos que pensar no futuro”, disse o ex-líder.

Na próxima segunda-feira (12/01), os ministros das Relações Exteriores de Alemanha, França, Rússia e Ucrânia têm encontro marcado em Berlim para iniciar mais uma tentativa de encerrar o impasse no conflito ucraniano. Os ministros devem discutir a possibilidade de uma cúpula de líderes dos quatro países no Cazaquistão, em 15 de janeiro, seguindo a sugestão do governo de Kiev.

PV/dpa/rtr

Fonte: DW.DE

12 Comentários

  1. Esse é um homem sério, sem querer incendiar mais , é bom levar em consideração.

    Eles querem fazer com todos o mesmo o que fizeram por décadas com Cuba e agora fazem com a Argentina … é a inteligência ocidental desde 1982… lastimável.

  2. ONU diz que mundo está perdendo capacidade para prevenir conflitos

    AFP – ter, 6 de jan de 2015

    O mundo está perdendo capacidades para prevenir conflitos e a ausência de uma liderança efetiva provoca os maiores deslocamentos de pessoas desde a II Guerra Mundial, indicou nesta terça-feira o responsável dos refugiados da ONU.

    Antonio Guterres, Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, afirmou em Ancara que as crises no Iraque e na Síria provocaram grandes deslocamentos, e que o mundo carece de liderança para enfrentar a situação.

    “A megacrise que atinge a Síria e o Iraque, assim como outras novas crises intermináveis, criaram o problema mais grave de deslocamento de populações desde a Segunda Guerra Mundial”, afirmou Guterres, na reunião anual de embaixadores turcos em Ancara.

    Mais de 13 milhões de pessoas foram deslocadas pelos conflitos na Síria e no Iraque.

    Além disso, a crise se agravou no Sudão do Sul e se estende ao vizinho Chade, enquanto a situação se degrada na Líbia, que se soma à sofrida há meses na Ucrânia, lembrou o funcionário.

    “Vivemos em um mundo onde a imprevisibilidade e a impunidade se converteram em regra. Um mundo onde não há mais direção eficaz, um mundo onde os conflitos se multiplicam (…), o que tem consequências dramáticas em termos humanos”, denunciou Guterres, que em junho anunciou que o número de refugiados no planeta havia superado os 50 milhões pela primeira vez desde 1945.

  3. eu comparo esse ex presidente russo ao Fernando Henrique cardoso

    uma vez vi um documentário russo em que os militares falavam por que ele não perguntou ao povo russo sobre a unificação alemã ,pois foi o povo russo que lutou e venceu e não ele o gobarthov sei la como se escreve isso !!!!

    e agora vem ele dizer que a Alemanha se colocar a mao em todas as tortas vai acabar apanhando igualzinho a ultima vez que fez isso rsrs colocou foi mais lenha na fogueira

    e sobre uma guerra nuclear a maioria dos comentaristas de vários fóruns de defesa sabem que a atitude dos estados unidos de mexer com o que esta gueto pode sim resultar a uma guerra nuclear

    o próprio PAPA antenado na situação já avisou ao mundo que a guerra mundial ela já começou .

    • “não perguntou ao povo russo sobre a unificação alemã”

      E o povo da Rússia completamente falida tinha a opção de escolher alguma coisa?
      Abandonaram a alemanha porque a acabou dinheiro e os alemães dispensaram a Rússia.

  4. Esse homem foi o lider sovietico, que com sua politica de glassnost e perestroika, abriu as portas da Uniao Sovietica a penetracao do imperialismo ocidental, que pouco depois resultou no desmantelamento da URSS. Se ocorre portanto um perigo de uma gterceira guerra mundial, a culpa e sua. Foi ele que abracou Reagan e beijou as maos de Thatcher. Se ele fosse honesto, ele em vez de abrir a boca para fazer comentarios, deveria abri-la meter o cano de um revolver 44 dentro e puxar o gatilho.

    • Você fala como se o desmoronamento da União Soviética tivesse sido uma escolha de um político e não uma consequência de décadas de erros econômicos.

      O que aconteceu na rússia foi culpa do regime socialista.

    • ” penetracao do imperialismo ocidental, que pouco depois resultou no desmantelamento da URSS.”

      Com ou sem Gorbachev a URSS iria ser desmantelada igualmente, a insatisfações da outras repúblicas soviéticas não foi responsabilidade dele.
      O imperilaismo russo, tão criminoso quanto ocidental, deu errado por culpa de políticos que vieram antes dele. Bobagem, criar um bode expiatório para disfarçar a derrota em um jogo de xadrez. Reagan e Thatcher venceram.

      A questão nem é ideológica e sim de má administração dos recursos.

      • Pelo menos Gorbachev é um dos poucos políticos russos que tem a liberdade de denunciar a falta de uma democracia aberta e corrupção na Rússia de Putin ao mundo.

    • Querendo tapar o sol com a peneira JOJO bipolar? A URSS caiu de podre e não por culpa de Gorbachov, que é um homem extraordinário.

      • É…Bipolar só podem ser as sociedades, pois assim fica mais fácil aos manipuladores jogarem com os grupos que se opõem uns aos outros, dentro de uma mesma sociedade.

        Indivíduos “bipolares”, politicamente falando, não se prestam aos jogos dos bipolares manipuladores…E isto incomoda!

  5. Deagol e Tireless esquecem que houve uma crise economica mundial que nao so afetou o mundo ocidental, mas tambem o mundo estalinista, URSS e China. Nem Castro, Nem Corea, nem China os partidos estalinistas abandonaram o poder. Isto so ocorreu na URSS e na Europa Oriental. Nao foi questao de implosao mas questao de traicao.

1 Trackback / Pingback

  1. Gorbachev alerta que conflito na Ucrânia pode levar a guerra nuclear | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.