Vídeo: Construção do Estaleiro do Programa de Desenvolvimento de Submarinos do Brasil (Prosub)

Estaleiro de construção de submarinos que integra o complexo de Estaleiro e Base Naval da Marinha do Brasil.

O edifício é a instalação mais importante do empreendimento e abrigará recursos técnicos e industriais que permitirão a fabricação de cinco submarinos, sendo quatro convencionais e um com propulsão nuclear.

Para o coordenador-geral do Prosub, almirante-de-esquadra Gilberto Max, o conhecimento de projetar os submarinos é o grande diferencial do programa.

“O projeto é o que vai nos dar o conhecimento. O programa é baseado no seguinte tripé: transferência de tecnologia, nacionalização e capacitação de pessoal.

 

 

Então, ao final do programa, nós temos a certeza de que o nosso País terá adquirido um salto tecnológico muito grande, que pode ser usada na indústria e nas universidades para que o conhecimento tenha continuidade”, afirma o almirante.

Anteriomente, a MB cuidou de adquirir da Alemanha, a transferência de tecnologia de construção de submarinos, empregando para tanto, o projeto do submarino IKL-209, à época, o modelo mais vendido no mundo.

Foram, assim, construídos quatro submarinos no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), colocando a MB no limitado rol dos países construtores desses engenhos.

No momento, apenas dois países no mundo desenvolvem e produzem, simultaneamente, ambos os tipos de submarinos, [ propulsão diesel elétrico e propulsão nuclear ], o que limitou o campo de abordagem respectivamente, à Rússia e à França.  — Só foram considerados os fabricantes tradicionais. Pouco se sabe sobre o projeto chinês e os resultados obtidos. Na verdade, também eles vivem uma fase de aprendizado.’

4 Comentários

  1. É o unico pais otario do mundo que vive cagando goma aos quatro cantos do inexpressivo para suas necessidades que faz.
    Vivem publicando videos,fotos,plantas,fotos de satelites.
    Ate o momento não vi nada de efetivo na defesa destas instalações.
    Qualquer pais com espionagem mediana se infiltra e sabota aqui.Sem falarmos dos muitos espiões Anglos que temos dentro da MB,FAB e empresas privadas prestadoras de serviço.
    Não se importam em prospectarem defesa,somente a cagarem goma do inexpresivo que tende a virar elefante branco que fazem.
    Esse pais não precisa somente ser passado a limpo na area politica,economica e civil.mas tambem na area militar.

  2. Somos um pais que nos encaminhamos para sermos o maior alvo de sabotagens diversas e com multiplos sentidos e quando pensavamos algo a respeito logo queriam enviarem almofadinhas para fazerem cursos nos EUA.Ou seja,as galinhas enviavam pintos para aprenderem a se defender na escola das raposas.

1 Trackback / Pingback

  1. Vídeo: Construção do Estaleiro do Programa de Desenvolvimento de Submarinos do Brasil (Prosub) | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.