Defesa & Geopolítica

Vídeo: Construção do Estaleiro do Programa de Desenvolvimento de Submarinos do Brasil (Prosub)

Posted by

Estaleiro de construção de submarinos que integra o complexo de Estaleiro e Base Naval da Marinha do Brasil.

O edifício é a instalação mais importante do empreendimento e abrigará recursos técnicos e industriais que permitirão a fabricação de cinco submarinos, sendo quatro convencionais e um com propulsão nuclear.

Para o coordenador-geral do Prosub, almirante-de-esquadra Gilberto Max, o conhecimento de projetar os submarinos é o grande diferencial do programa.

“O projeto é o que vai nos dar o conhecimento. O programa é baseado no seguinte tripé: transferência de tecnologia, nacionalização e capacitação de pessoal.

 

 

Então, ao final do programa, nós temos a certeza de que o nosso País terá adquirido um salto tecnológico muito grande, que pode ser usada na indústria e nas universidades para que o conhecimento tenha continuidade”, afirma o almirante.

Anteriomente, a MB cuidou de adquirir da Alemanha, a transferência de tecnologia de construção de submarinos, empregando para tanto, o projeto do submarino IKL-209, à época, o modelo mais vendido no mundo.

Foram, assim, construídos quatro submarinos no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), colocando a MB no limitado rol dos países construtores desses engenhos.

No momento, apenas dois países no mundo desenvolvem e produzem, simultaneamente, ambos os tipos de submarinos, [ propulsão diesel elétrico e propulsão nuclear ], o que limitou o campo de abordagem respectivamente, à Rússia e à França.  — Só foram considerados os fabricantes tradicionais. Pouco se sabe sobre o projeto chinês e os resultados obtidos. Na verdade, também eles vivem uma fase de aprendizado.’

shared on wplocker.com