19 Comentários

  1. Sim exército iraquiano continua a surpreender! Se o reservatório de infantaria de acompanhantes, patrulhas de acompanhantes em que a cabeça?

  2. Os EUA fazem propaganda desse tanque como se fosse indestrutível. Qualquer tanque seja Russo , EUA ou de qualquer país vai se destruído se estiver em local errado e na hora errada. Basta um rpg certeiro que já era..

  3. Sem ejeção da torre,resultado,todos mortos. 🙁
    Alguns vão dizer que e falta da blindagem do M1A2,eu acho que não faz diferença.

  4. Se fosse “Syria Republican Guards” não teria um jihadista vivo em menos de meia hora. Olha o despreparo das forças iraquianas.

    Faltou Blindagem não. Todos os armamentos anti-tanque direcionados para os tank, se quer penetraram sua blindagem.

    • “Faltou Blindagem não. Todos os armamentos anti-tanque direcionados para os tank, se quer penetraram sua blindagem.”

      Verdade.

      Que eu saiba, ou se usa os tanques movimento, ou sempre de frente para o alvo ou com o suporte de infantaria. Lutar parado com o veículo de lado para o inimigo é pedir para morrer.

      Eu não consegui identificar o que matou os tripulantes.

  5. Pessoal,

    A cena na foto não parece ter sido resultado do impacto de um projétil, foguete ou míssil… Aparentemente, pelo que posso perceber na foto, a couraça não foi penetrada…

    Posso estar enganado, mas isso está com cara de IED. Um indício são as rodas do tanque todas arqueadas, o que me parece ser efeito claro de uma explosão abaixo do veículo. O asfalto também está todo destroçado logo abaixo, o que também indicaria isso…

    Se observarem bem o vídeo, vão perceber que os Abrams aguentam firme os RPGs lançados contra eles ( 0:43 a 0:52 ) e continuam combatendo. Apenas quando os extremistas se aproximam dos carros de combate é que vemos algum dano maior, o que é provavelmente obra de explosivos lançados a curtíssima distância ( provavelmente arremessados logo abaixo do CC, visando suas esteiras ).

    Essa é a foto de um Abrams aparentemente destruído por um projétil ( percebam que a carcaça está toda retorcida, com o que parece ser uma perfuração na lateral, e a torre parece ter saltado ):
    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/50/Destroyed_M1A1_Abrams.jpg

    O vídeo também parece mostrar um momento distinto de ação em relação a foto, sendo que vídeo retrata a ação sobre uma ponte.

    Muito me estranha também a ausência do suporte da infantaria de apoio ao carro de combate… Nesse caso, deveriam haver VBCIs com componentes de infantaria dando suporte para eliminação das ameaças menores, que o carro de combate tem dificuldades em enfrentar. Há no vídeo o que parecem ser algumas viaturas M-113, num papel que julgo completamente inadequado para esse tipo de veículo… Os Hummers também estão longe de serem a melhor opção para essa situação. Um componente mais adequado para esse tipo de combate incluiria o Abrams ( de preferencia com um kit para ameaças assimétricas TUSK ) e o M3 Bradley.

    • Salve _RR_,
      .
      O CC da foto, é de uma situação totalmente distinta do CC do vídeo, foi só para ilustrar a abertura do post.
      .
      São veículos diferentes em situações diferentes.
      .
      Saudações,
      .
      konner

      • Olá Konner.

        Obrigado por tirar essa duvida. Imaginei que seria o caso, pelo cenário distinto da foto em relação ao vídeo.

        Saudações.

    • Caro RR.

      Muitas das imagens de tanques Abrams destruídos, pela frente, por iraquianos durante a invasão ou pelo o EI, são na verdade imagens de tanques que foram imobilizados ou danificados e mais tarde destruídos pelos próprios americanos com Hellfires e Mavericks para não caírem nas mãos do inimigo.

    • Uma pesquisa na internet mostra que este tanque da foto é um dos, APENAS, 02 que foram destruidos durante a guerra do Iraque em 2003.
      Esse tanque não foi destruido pelo ISIS, mas há quase 12 anos.
      O outro havia sido imobilizado por um RPG-7 e sobre esse aí ainda paira dúvidas, mas foi alguma coisa que fez um buraco mais fino que um dedo e atravessou o couraça ferindo o artilheiro na cintura. Posteriormente ele foi queimado também.

Comentários não permitidos.