Você leu no Plano Brasil
- Revo: Uma dor Decabeça para a Força Aérea russa
- Rússia e China desenvolverão aeronave baseada na plataforma Il-96 400T
O Ministério da Defesa da Rússia assinou um contrato com a United Aircraft Corporation (UAC) para a fabricação da nova geração de aeronaves reabastecedores, REVO, para a Força Aérea Russa (VVS).
A nova aeronave, denominada IL-96-400TZ, será construída com base na plataforma do IL-96-400T.
O cargueiro IL-96-400T é propulsionado por quatro turbofans Aviadvigatel PS90-A1 e pode transportar uma carga máxima de 92 toneladas, com um alcance de aproximadamente 5.200 km. Em comparação com outras aeronaves reabastecedoras, em termos de capacidade de carga, especialistas acreditam que o IL-96-400TZ será superior do KC-10 e similar ao A330 MRTT, porém menos eficiente em termos de consumo e alcance, se comparado à aeronave da Airbus
Pelo contrato, serão construídas inicialmente 2 aeronaves, que serão exaustivamente testadas pela VVS antes de que seja dado o sinal verde para que sejam produzidas unidades adicionais. A demanda total é para 20-40 novas aeronaves.
Segundo afirmou Aleksandr Rubtsov, atual diretor executivo da Ilyushin Finance, o IL-96-400TZ começou a ser desenvolvido no final do ano de 2004, com base em uma projeção da VVS que apontava para a necessidade de uma nova aeronave reabastecedora para atender às necessidades da força aérea.
A Rússia é o país com a maior extensão territorial do planeta, com maios de 10.000 km de um extremo a outro, o que aumenta sobremaneira a importância das aeronaves reabastecedoras. Além disso, com o retorno das atividades da aviação de longo alcance, é impossível para os bombardeiros estratégicos russos cumprirem com suas missões sem o apoio dessas aeronaves.
Atualmente, a VVS possui 23 aeronaves reabastecedoras dos modelos IL-78 / 78M, das quais, estima-se, pelo menos 19 estão em condições de voo.
FONTE/IMAGENS: RIA Novosti – EDIÇÃO: Cavok
Nota do PB
Você leu aqui pois, com exclusividade o Plano Brasil havia informado aos nossos leitores sobre o desenvolvimento da aeronave Il-96 400T como reabastecedor, as duas de nossas matérias, trataram da versão reabastecedora do Il- 96-400T que segundo os desenvolvedores possuirá capacidades superiores aos atuais KC- 46, aeronave baseada no Boeing 767 comercial e que, certamente, será de interesse da PLAAF e PLANAF .
A tal como a Rússia a China necessita urgentemente de um reabastecedor aéreo e, embora acredite-se numa versão especializado do seu novo cargueiro Y-20, as chances do Il-96400TZ são maiores, pelas mesmas razões que levaram a Rússia a selecionarem-no. Ressalta-se que em razão da urgência e por questões técnicas e econômicas, recentemente a VVA optou pela aquisição de 38 aeronaves reabastecedoras Il-76 Midas da nova versão.
As perspectivas para o Il96-400TZ dão enormes devido ao já declarado interesse de ambos os países em desenvolver as versões:
- Aeronave de alerta aéreo antecipado AWACS.
- Posto de comando Aéreo
- ELINT SIGINT
- Surveillance Target Attack Radar System
- Versão civil de transporte de passageiros
O investimento previsto para o programa russo-chinês do ” Il- 96-400T ” é de 50 bilhões de Yuans ( cerca de US $ 8 bilhões). A estimativa de investimento final de programa é avaliada em cerca de US$ 16 bilhões.
E.M.Pinto
Pingback: RÚSSIA: assinado o contrato para a fabricação de nova aeronave reabastecedora, baseada do Ilyushin IL-96-400T | DFNS.net em Português
Pingback: fifa 15 coins glitch