Comunidade de Estados Latinoamericanos e Caribenhos (CELAC): Fórum em Pequim dias 8 e 9 de Janeiro de 2015

Autoridades chinesas e latino-americanas se reunirão, em Pequim, na quinta-feira, 8, e na sexta-feira, 9, no primeiro encontro ministerial do Fórum China-Comunidade dos Estados da América Latina e do Caribe (Celac). O grupo criado recentemente é considerado uma plataforma intergovernamental de cooperação política, econômica e comercial.

Segundo o governo chinês, até o momento, 30 dos 33 membros da Celac e 20 ministros das Relações Exteriores já confirmaram suas presenças no encontro. Alguns países também enviarão os chefes de outras pastas, especialmente Comércio, Turismo e Ciência. A sessão de abertura contará com a participação dos presidentes da China, Xi Jinping, da Venezuela, Nicolás Maduro, e do Equador, Rafael Correa.

O diretor do departamento do Ministério das Relações Exteriores da China para a América Latina e o Caribe, Zhu Qingqiao, destacou que o país asiático e a Celac “encontram-se em fase semelhante de seu processo de desenvolvimento e partilham muitos interesses”. Ele acredita em um salto positivo de qualidade na cooperação entre os Estados. “As nossas relações vão entrar em uma nova era e ascender a um patamar mais alto.”

Dados chineses mostram que, nos primeiros 11 meses de 2014, o comércio da China com os membros da Celac cresceu 1,3% em relação ao mesmo período no ano anterior, somando US$ 241,9 milhões. Qingqiao contou que o país asiático é o segundo parceiro comercial da América Latina e do Caribe, sendo o primeiro para algumas nações, como o Brasil.

Fonte: Voz da Rússia

10 Comentários

    • Dorzinha de cotovelo só pq os EUA PERDEU espaço na América Latina! Vá se acostumando meretriz britânica/sionista/americética. rsrsrsrsrs!

      “A Inglaterra bombardeará o território Argentino”

      “A Ucrânia é uma economia em expansão”

      Biltre! 😀

      • sua frase senhor tiraleite , que mereceu essa resposta
        você que se so ridiculariza , mereceu a resposta pois você quis isso

        você não percebe mais mas escreve para tomar bofetadas direto
        sem argumentos que se valam de alguma coisa so leva piaba na texta
        e se você sionista não esta gostando da américa latina cai fora a porta da rua é serventia da casa !!!

        não estamos com sua perna e também não vamos mudar nossa caminhada reta , para agradar seus feitiches de subalterno de aglosaxao .

  1. Ra rá rá rá rá

    Da Lua rasgando a prega rainha com unha do dedo mindim da mão direita

    Já imaginou, o Da Lua num acesso de ódio destruindo as esculturas de areia: “Rutinha Rutinha Rutinha”

    Huuahuhahuahuauhauhauhuhauhauha

    No mais, essa figura me parece muito pouco apropriada pra falar em cafetões e prostitutas

    • E enquanto limpa as privadas da fábrica chinesa, o símio grita: ” eu entendo dos lantanídeos do efeito Doppler sobre a rebimboca da parafuseta!”

  2. Parabéns

    O futuro é esse mesmo

    O império yankee esta esgotado e seus prepostos “Da Luenses” e “Vaderuxianos” estão prestes a ficarem desempregados e procurarem serviço numa fabrica chinesa com o Pires na mão…

    Rá rá rá rá rá rá rá

Comentários não permitidos.