Defesa & Geopolítica

Rússia legaliza porte de armas para defesa pessoal.

Posted by

A Rússia, que de acordo com os números oficiais tem a quinta maior taxa de homicídios do mundo, relaxou suas leis sobre a posse e o porte de armas de fogo.

Anteriormente, os russos só eram autorizados a possuir armas de fogo para caça ou de prática, mas sob as novas leis que eles terão permissão também para portá-las para defesa pessoal.

Embora a taxa de homicídios da Rússia tem caído desde a década de 1990, quando o crime organizado floresceu, os números mostram que o país ainda tem uma taxa de homicídios alta.

No mais recente ano para o qual existem estatísticas disponíveis, de 2009, foram 21.603 assassinatos na Rússia.

Isto dá-lhe uma das maiores taxas de homicídio do mundo, de acordo com um relatório de 2011 das Nações Unidas.

No mesmo ano, os EUA, que tem uma população quase duas vezes maior, teve 13.636 homicídios.

Mais de 80% das mortes nos EUA foram relacionados a armas de fogo. Ativistas Pró-Armas no entanto, utilizam as estatísticas dos EUA como prova de que a posse de armas de fogo pode mantê-los mais seguros.

Alguns russos culpam policiais corruptos para as altas taxas de criminalidade.

Político da oposição Alexander Navalny, que apoia a posse de armas, brincou com a revista New Republic, em 2012, que as armas poderiam ajudar a manter os russos mais seguros dos agentes policiais que se desviam.

“Temos uma enorme taxa de homicídios, a maioria desses assassinatos está sem solução, e muitos policiais estão entre os criminosos”, disse à revista.

“Nos Estados Unidos, o argumento funciona que existem profissionais para nos proteger. Aqui, os policiais são os principais criminosos, e eles estão armados.”

Outras pessoas do lobby pró-armas alegam que as armas de fogo ajudariam a manter os russos mais seguros de criminosos também.

“Uma pessoa pode decidir não cometer um crime, se ele acha que pode ser filmado ou pode encontrar resistência,” disse à revista Maria Butina, fundadora do Russian Rights Bear Arms (Armas para caça),

Atualmente, 13 milhões de armas estão nas mãos dos cidadãos russos, em comparação com o número de 310 milhões de propriedade nos EUA.

Em fevereiro, Sergei Gordyeyev de 15 anos, matou dois professores com um rifle do pai em sua escola em Moscou e fez 20 alunos reféns antes de ser preso.

Sob as novas leis, licenças de armas no país ainda terão de ser renovado a cada cinco anos, e os candidatos serão obrigados a passar por verificações de antecedentes e participar um curso de segurança.

Armas que os russos serão autorizados a transportar em legítima defesa incluem pistolas, revólveres e espingardas.

Entretanto ainda permanecerá ilegal portar armas nos estabelecimentos de ensino, em bares e casas noturnas, e em reuniões públicas, como manifestações de rua e protestos. Também será proibida o porte sob a influência de álcool.

Como se para sublinhar a sua crença nas virtudes de estarem armados, Vladimir Putin, citando Al Capone, disse em uma reunião da Frente Popular do Rússia Povo Unido esta semana: “Você pode obter muito mais fazendo com delicadeza e uma arma do que com delicadeza unicamente. “

Fonte: Internacional Business Times

shared on wplocker.com