Presidente Dilma Rousseff fará visita aos EUA até Setembro

Dilma acena para público durante cerimônia de posse, em Brasília, nesta quinta-feira

O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, anunciou, nesta quinta-feira, que a visita pode acontecer próximo do período em que acontece a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, que normalmente ocorre em setembro.

“Será até setembro”, disse ele a jornalistas durante o coquetel de comemoração da posse da presidente no Palácio do Itamaraty. A decisão foi comunicada ao vice-presidente norte-americano, Joe Biden, em uma breve reunião bilateral que ele manteve com Dilma no dia em que ela iniciou seu segundo mandato.

Após as revelações da espionagem norte-americana, Dilma tornou-se um dos poucos líderes na história a cancelar uma visita de Estado a Washington, em outubro de 2013. O escândalo também levou Dilma a descartar a compra de caças F-18, da Boeing, que faziam parte de uma concorrência da Força Aérea Brasileira. O Brasil acabou comprando caças da Suécia por 5,4 bilhões de dólares.

Desde então, diplomatas de ambos os lados têm trabalhado para reduzir as tensões.

Em outubro, após Dilma ser reeleita, o presidente dos EUA, Barack Obama, telefonou para a petista e disse que os dois países deveriam melhorar sua cooperação e fez o convite para retomar as negociações para a vista de Estado.

REUTERS

Fonte: Terra

7 Comentários

  1. ,..q ninguém espere alguma coisa de boa p nós , aki no sul Maravilha, afinal, o n irmão caim do norte ñ é lá confiável. Vide os fatos de n história ñ mt distante, tanto p Pindorama, AS e AC. Qto menor às expectativas melhor o q obtermos dos mesmos. Até o presente momento nem a dívida q tem do contencioso da OMC ñ nos pagaram…Somo parte do BRIC’S, o inimigo eleito pelos mesmos, onde está incluso a fraca e atrasada e medieval Rússia, o contraponto aos mesmos da x…Essa queda no valor do barril do petróleo p menos de 40 dólares e uma prova desse atake ao grupo , por tabela, e ainda vemn + coisa por aí..Quem viver verá. 😀

    • giancarlos a prioridade do Brasil é o BRICS e os EUA sabem disto e não vai ser fazendo sacanagens com o Brasil que eles nos conquistaram e tambem não podemos nos isolarmos deles vamos esperar o resultado da vizita TAMBEM NÃO CONFIO NELES E MUITO MENOS GOSTO.

  2. Acredito que a Presidenta deverá conduzir bem nossos interesses com os Americanos, como tem feito. Para os amantes da expressão, que eu abomino, mas sei que norteia a politica, saberá ser “pragmatica”, afinal os States é um país economicamente super importante, e um parceiro comercial para não desprezar. Mas, com certeza saberá mostrar que o interesse deverá ser reciproco. e, importante, no mesmo pé de igualdade de interesse para eles também, por que hoje eles sabem já não precisamos nos submeter por necessidades de apoio, inclusive comercial, já não são nosso centro do mundo.

    • Interesses comerciais,economicos e intercambios meu caro.Isso fazemos ate com Cucamonga.
      Passarmos a sermos soldados deles participando das covardias colonialistas homofóbicas e unilaterais deles jamais.
      Tanto os EUA quanto Israel tem a mania de te chamarem de amigo achando que voce passe a ser destacamento deles.
      Jamais ´podemos permitir que o Brasil faça o jogo covarde.
      Somos liderança emergente e a voz dos excluidos na busca de um mundo mais justo e igual e tudo o que querem é que deixemos nossos propositos e adentremos nos deles.
      Eu sempre fui contra essa busca por cadeira no CS pois nos manipulam para dar-nos “apoio”.
      Sempre fui a favor da promoçãop do racha.Somos liderança de um enorme numero de nações composta por ascendentes e por detentores de materias e essenciais.
      Saber jogar o jogo e ter a ousadia é avançar e concluir.
      Todas as regras hoje são um modelo de dominação e condicionamento.
      Eu queria que a Ogra tivesse a coragem de chutar o pau da barraca e derramar o balde todinho fechando com as instituições e os meios eticos e justos e banindo tudo o mais.
      Implantando um sistema tecnocrata,readequando leis e constituição,extinguindo partidos,implantando sistema de concursos para cargos de primeiro escalão disponibilizando os melhores para serem escolhidos por voto popular.
      Acabando com esse modelo de Republica,instituindo gerencias em lugar de governos.
      Acabando com o militarismo estadual,implantando unificação.
      Acabando com estabilidade,regalias,impunidades.
      Dependemos unicamente de nós mesmos.
      Essa é a terceira via que cortaria na propria carne e mexeria contudo criando justiça social e igualdade de direitos.

Comentários não permitidos.