Defesa & Geopolítica

Dilma Rousseff diz que cooperação com BRICS é prioridade da política externa brasileira

Posted by

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, disse estar convencida de que as relações com a Rússia irão se desenvolver de forma produtiva tanto no plano bilateral quanto no formato do grupo BRICS, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

A informação é do vice-chefe do Conselho da Federação, a câmara alta do parlamento russo, Vladimir Torshin, que esteve presente na cerimônia de posse do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, no dia 1 de janeiro, em Brasília.

Segundo ele, Dilma afirmou que o desenvolvimento das relações com a Rússia é uma das prioridades da política externa brasileira.

A presidente reeleita afirmou que, no âmbito da cooperação entre os BRICS, o Brasil avançará no comércio, na parceria científica e tecnológica, nas ações diplomáticas, na implementação do Banco de Desenvolvimento dos BRICS e na implementação do Arranjo Contingente de Reservas.

O parlamentar russo, por sua vez, destacou que Moscou atribui grande importância à cooperação bilateral com o Brasil e valoriza a posição perfeitamente balanceada do país sobre os problemas complicados na Europa e em outras partes do planeta.

Vladimir Torshin também manifestou confiança na perspectiva das relações da Rússia com a América Latina. Ele afirmou que ficou ainda mais convencido disso após se reunir com outros líderes que estiveram presentes na posse de Dilma, como o presidente da Bolívia, Evo Morales, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a presidente do Chile, Michelle Bachelet.

Durante seu discurso de posse, a presidente do Brasil também disse que o país deve “aprimorar o relacionamento com os Estados Unidos, por sua importância econômica, política, científica e tecnológica, sem falar no volume do comércio bilateral entre os dois países”.

Fonte: Voz da Rússia

17 Comments

shared on wplocker.com