Dilma Rousseff diz que cooperação com BRICS é prioridade da política externa brasileira

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, disse estar convencida de que as relações com a Rússia irão se desenvolver de forma produtiva tanto no plano bilateral quanto no formato do grupo BRICS, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

A informação é do vice-chefe do Conselho da Federação, a câmara alta do parlamento russo, Vladimir Torshin, que esteve presente na cerimônia de posse do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, no dia 1 de janeiro, em Brasília.

Segundo ele, Dilma afirmou que o desenvolvimento das relações com a Rússia é uma das prioridades da política externa brasileira.

A presidente reeleita afirmou que, no âmbito da cooperação entre os BRICS, o Brasil avançará no comércio, na parceria científica e tecnológica, nas ações diplomáticas, na implementação do Banco de Desenvolvimento dos BRICS e na implementação do Arranjo Contingente de Reservas.

O parlamentar russo, por sua vez, destacou que Moscou atribui grande importância à cooperação bilateral com o Brasil e valoriza a posição perfeitamente balanceada do país sobre os problemas complicados na Europa e em outras partes do planeta.

Vladimir Torshin também manifestou confiança na perspectiva das relações da Rússia com a América Latina. Ele afirmou que ficou ainda mais convencido disso após se reunir com outros líderes que estiveram presentes na posse de Dilma, como o presidente da Bolívia, Evo Morales, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a presidente do Chile, Michelle Bachelet.

Durante seu discurso de posse, a presidente do Brasil também disse que o país deve “aprimorar o relacionamento com os Estados Unidos, por sua importância econômica, política, científica e tecnológica, sem falar no volume do comércio bilateral entre os dois países”.

Fonte: Voz da Rússia

17 Comentários

  1. ,..se somos parte do BRIC’s , então , somo alvo dos n amados irmãos caim do norte. Considerando q os mesmos estão de birra c os Rússos e por tabela os membros do mesmo.Os Venezuelanos q se cuidem, já estão em recessão…e vem + mercadoria iankSS contra mt por aí..Eles estão certos em defender os interesses deles. O velho mote do porço “ESPINHO” p 2015..Quem viver verá. Sds. 😀

    • Amigo não se esquesa que a prioridade é o BRICS, os membros ja acordaram que o grupo no momento deve trabalhar para o desenvolvimento , mesmo que não se lucre o esperado que no momento se empate contanto que não se perca e desistencia não esta no jogo.

  2. O grupo BRICS é fundamental para a soberania brasileira, eu diria que essa sim é a nossa verdadeira PARCERIA ESTRATÉGICA, e é bom que o governo brasileiro deixe claro que a nossa reaproximação com os EUA (segundo alguns nos rompemos com os EUA) não é uma renuncia aos BRICS !

  3. Somente um otario encontra a porta do carcere entreaberta e permanece sentado no canto da cela porque ele acostumou-se com os tapas na cara e a ser tratado como um cachoro.
    Assim é uma pequena parcela da população Brasileira que age como um escravo alforriado que não sabe o que fazer e vive perambulando nas proximidades da casa grande com saudades da senzala.

  4. Interessante foi ver o comportamento de “nossa” midia corporativa sobre esse encontro, que reputo como super importante para qualquer país. Nenhuma menção. Trouxeram obrigatoriamente, por que foi o primeiro, o encontro com o Presidente Venezuelano, o Nicolas Maduro, como deveria ser, ou melhor como era esperado, vestiram nele a imagem do pedinte, que vem a posse de uma Presidenta, de um país estrangeiro, para esmolar, chorar suas pitangas, como é menor essa “nossa” midia corporativa, sobre o assunto BRICS a repercussão foi dada ao encontro com o representante Chines, protocolar, afinal, para eles, são apenas nosso maior parceiro comercial, mas são asiaticos. O frenesi mesmo, o gritinho midiatico, a dedicada demonstração de importancia foi dada ao encontro com o vice americano, nesse plantaram na boca da Presidenta a expressão ” sedutor” para designá-lo, fora as imagens dando uma conotação romantica, coisas inexplicaveis de uma midia completamente sem noção do ridiculo e dos interesses de estado. Nesse momento não tive duvidas, “nossos” agentes midiaticos e seus representantes são realmente descendentes diretos de D. Carlota Joaquina de Bourbom.

  5. E um momento excepcional para o Brasil desenvolver programas nos quais sempre tiveram forte oposição dos EUAs na época que desenvoia só, como caso do programa espacial por exemplo.
    Eu adoraria ver um Instinto de Tecnologia Aeroespacial Russo-Brasileiroo, tal como o ITA, só que com a padrinhagem russa, seria com certeza melhor.

    • Concordo. Se nosso país consegue escalar montanhas apenas com as mãos, o que tornam essas escaladas lentas e danosas, mas avança assim mesmo, imagina com alguns apetrechos de alpinismo em bom estado, mesmo já utilizados, nos habilitariamos ao Everest. Sds

Comentários não permitidos.