15 Comentários

    • Se vc reparar naquela imagem que tem várias maquetes em miniatura, vc vai ver que tem uma miniatura do Kamaz Typhoon, que é igualzinho ao que foi exposto na praça vermelha no dia da vitória pela primeira vez em 2014

      Ou seja: a maquete foi fiel à realidade

      Por isso acho que o armata será bem próximo ao da imagem

    • Meu caro Kleslei, até aí morreu o neves, rsrsrs, por que quanto mais secreto, mais interessados em descobrir porque. E sabemos que muitos homens fazem qualquer coisa por dinheiro. Sds

  1. A fixação dos canhões laterais será provavelmente especulativa, pois não faria muito sentido subordiná-los ao movimento horizontal do grande canhão central.

    • MarceloRJ,

      Na verdade, entendo que não há qualquer problema nessas armas secundárias girarem com a torre. Pelo contrário, retira-se a necessidade de subsistemas que provavelmente tornariam a torre mais cara… Aliás, instalações de peças coaxiais é algo normal nos MBTs atuais.

      Parece ser nítido que se tratam de duas peças de calibre distinto, provavelmente prevendo emprego contra adversários de diversos tipos. Não é incomum que um carro de combate encontre pela frente um adversário que não necessite do uso de seu canhão, bastando para isso o emprego da metralhadora ou, como parece ser o caso, de uma peça intermediária, de acordo com o nível da ameaça.

      • Ok, eu compreendo o escalonamento das armes de acordo com a ameaça. Mas imagine o confronto com dois atacantes simultâneos. Não seria desejável apontar o canhão para o hipotético tanque à frente enquanto a metralhadora, operada por outro artilheiro, neutraliza um lançador de mísseis portáteis que surge num cruzamento à direita? Quando o vi pela primeira vez, imaginei suas armas funcionando independentemente;o tanque, assim, pareceu-me uma arma formidável.

      • Bom, este tanque foi provavelmente planejado para não só as ameaças comum de engajamento más, adicionando a capacidade de combate urbano o qual seu canhão com alto ângulo de elevação faria total sentido a “Gatling-gun” me parece de um calibre superior ao “7,62” normalmente adotado.
        Com tudo, ainda acredito que seja adicionado uma estação remota para o comandante engajar potenciais inimigos.

  2. MARCELO RJ e pensei nisso tambem
    sobre segredos secretos da russia o dinheiro faz cai muita gente mesmo mas o medo
    da morte pelos serviços secretos russos faz penso duas vezes assim como de outros lugares tambem

    • “Segredos secretos”

      Ta me devendo um par de olhos

      Me dá teu endereço que eu te mando uma gramática do Pasquale

  3. A parte frontal é semelhante ao MERKAVA 4,vamos ver que tipo de blindagem usa e o peso deve ser na faixa de 55 à 60 toneladas já que possui 7 roletes semelhante ao ABRAMS.

  4. MarceloRJ,

    De fato. E a ideia não é nova.

    Esse é um vídeo da variante “starship” do tanque M-60 americano, que mostra um sistema assim em funcionamento ( 2:28 ):
    https://www.youtube.com/watch?v=QGVa4EC6HLA

    Enfim, entendo o que diz. Contudo, sistemas assim não seriam absolutamente necessários em MBTs ( embora desejáveis )…

    Hoje, uma força mecanizada dificilmente aplicaria carros de combate de forma completamente independente. Via de regra, sempre haveriam veículos blindados ( com componentes de infantaria ), avançando junto ao MBT. Esses seriam os responsáveis por neutralizar as ameaças de pequeno porte.

    Também não se aplicariam carros de combate de forma isolada. Sempre seriam utilizados em grupo, de modo a poder engajar ameaças multiplas. E some a isso o componente aéreo ( helicópteros de ataque ).

    Mas mesmo assim, tem sido feito esforços no sentido de melhorar os carros de combate para aplicação em cenários assimétricos.

    Esse é um kit TUSK para o Abrams, que inclui uma torreta de operação remota com uma metralhadora 12,7mm.
    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/91/OCPA-2005-03-09-165522.jpg

    Aparentemente, por questões de custo, optou-se por algo mais simples:
    http://www.5dtoy.com/bbs/data/attachment/forum/201208/02/164315gzs5jgombm9btg5m.jpg

  5. Estao recebendo assistencia israelense , este MERKAVISKY nao possui nada de excepcional , os russos criam um mito com a intençao de fazer muitas vendas , o resto eh folclore e muita heroina na veia dos fanboys !

1 Trackback / Pingback

  1. Vídeo: Cresce ‘especulação’ em torno do novo carro de combate da Rússia MBT ARMATA | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.