Defesa & Geopolítica

Ucrânia planeja construir muralha na fronteira com a Rússia

Posted by

A Ucrânia planeja gastar cerca de 20 milhões de dólares na construção de um muro na fronteira entre a Rússia e a Ucrânia em 2015. A informação é do primeiro-ministro ucraniano, Arseni Yatsenyuk.

O presidente ucraniano Petro Poroshenko já havia declarado anteriormente que, se necessário, Kiev construiria um moderno complexo de fortificações na fronteira com a Rússia. Em seguida, o primeiro-ministro Arseni Yatsenyuk anunciou o início da construção de uma “fronteira nacional real com a Rússia”. O projeto recebeu o nome de “Muro”. Posteriormente, ele sugeriu renomear o projeto para “Muralha Europeia” (tradução livre).

As autoridades ucranianas esperam concluir o projeto em três anos. Especialistas acreditam que a construção de uma fronteira com a Rússia seguindo os moldes aplicados em Israel poderá custar à Ucrânia 4 bilhões de dólares, além de ser pouco provável o cumprimento do prazo estabelecido pelos políticos.

A extensão total da fronteira entre Rússia e Ucrânia é de cerca de 2,3 mil km. O troço terrestre da fronteira abrange quase 1.975 km. A diplomacia russa chegou a declarar que os dois países não têm problema em relação a criar uma fronteira física, porque os acordos pertinentes já foram assinados entre as partes e a fronteira está totalmente demarcada.

O acordo de delimitação das fronteiras entre Ucrânia e Rússia foi assinado em Kiev, em 17 de maio de 2010. A demarcação da fronteira é uma das condições para a Ucrânia obter o regime de isenção de vistos com a União Europeia.

Fonte: Voz da Rússia

 

shared on wplocker.com