Fragatas e helicópteros americanos para Taiwan não assustam a china

110824-N-QL533-002Texto: Dragão Vermelho- Taiwan

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

A oferta dos EUA de quatro fragatas da classe O.H. Perry para Taiwan tornou-se um tema quente nas últimas semanas, ufanistas de ambos os lados comemoram e simulam cenários de possíveis confrontos entre as forças continentais chinesas e a defesa da ilha…

… como se algo do tipo tivesse hora, razão e data para ocorrer…

Porém uma análise simples do fato demonstra que, o jogo que está na mesa, não é o que pensamos jogar.

Segundo matéria divulgada no Qianzhan intitulada “ PLA looks down on Perry, Apache not even if US provides Taiwan with such weapons for three more armies” (summary by Chan Kai Yee based on the report in Chinese)”, os comentários reforçam a tese de que os Estados Unidos estão “cansando” seus esforços no apoio declarado a Taiwan. Nela um alto oficial do PLA afirma que, mesmo com tais armas, Taiwan estaria a pelo menos duas décadas defasada em relação a China, “Nada com que se preocupar” segundo ele.

Especialmente a notícia referente as fragatas da classe Oliver H. Perry, citada pelo oficial que as classificou como “navios de guerra ultrapassados” os quais os EUA estão desmantelamento e pondo a venda para obter alguns fundos, de modo a aliviar o efeito da redução do orçamento militar causado pelos cortes impostos pela administração Barack Hussein Obama.

Washington parece ter perdido  o “pique” e a vontade de apoiar “incondicionalmente” a ilha a qual a China declara ser sua.

Anos atrás, uma frota composta por quatro porta aviões nucleares circundaram o estreito de Taiwan, o que foi considerado pela China como “claramente uma afronta e provocação ao governo continental da China”. A manobra tinha um único recado, humilhar a China e declarar, “estamos aqui e vocês nada podem fazer”. Naquele momento os Taiwaneses anto governo central de Pequin, comemoram vibrantes.

Porém, os ventos parecem ter mudado e aquele episódio que marcou definitivamente a história da China Moderna,ficou conhecido como o “Ano da Humilhação”, delineou as estratégias do PLA consoante a defesa do Mar territorial da China e dos territórios além das cadeias de ilhas as quais o país Asiático declara ser sua propriedade. 

Não obstante ao fato dos EUA estarem dispostos a vender para Taiwan algumas armas realmente avançadas, serão precisos muitos anos para que Taiwan possa aprender a operá-las. O fornecimento de serviços de logística é demorado e num eventual conflito, mesmo que este viesse a ocorrer, apresentaria um pesadelo logístico, inviabilizando o apoio técnico dos EUA à ilha.

Durante a última década, o PLA encomendou lotes de armas avançadas e criou um sistema de combate muito superior ao de Taiwan. A guerra, se travada nos dias de hoje, traria para Taiwan um custo econômico tão grande que a ilha não poderia pagar.

O ano da humilhação fez com que a China despertasse e se equipasse com armas em estado de arte, em números consideráveis e o mais importante,  construísse a sua doutrina própria de defesa a qual, nos dias de hoje, ultraja até mesmo o poder da US Navy no pacífico. 

Por esta razão, os ânimos aqui em Taiwan estão se esvaindo e se resumem a “motins”, “greves” e “ações de destabilização do estado”. Estas tem sido as únicas armas que os Taiwaneses dispõe para se posicionarem contrários as vontades da China continental.

O apoio diplomático, bélico e ideológico dos Estados Unidos estão esmorecendo e se definhando a medida que a China surge como a potência asiática que reclama aquela parte do mundo para si.

O fato é que, se a guerra através do estreito emergisse num futuro, digamos, em 10 a 15 anos, a situação seria ainda mais catastrófica para Taiwan. A China está aumentando a sua força militar muito mais rápido do que qualquer outra nação no mundo, até mesmo mais rápido que a Rússia que detém muito mais tecnologia e capacidades militares no momento atual.

A China embarca na era dos caças de 5ª geração, Drones, mísseis de defesa e navios furtivos, por seu lado, Taiwan recebe helicópteros de ataque, cujo cenário de emprego se restringiriam a ilha, sendo alvos fáceis para  uma Força Aérea que se projeta no caça J-20,  armas hipersônicas e Porta aviões para lançar ataques a qualquer ponto do Pacífico.

De acordo com o oficial do PLA, a China quer uma solução pacífica para a questão de Taiwan e para este o efeito, ela está desenvolvendo as suas forças armadas para torná-lo muito mais superiores as de  Taiwan e de prováveis aliados, que numa coalizão em defesa de outros interesses viesse a tentar ultrajar novamente a China como o fez anos atrás.

Os EUA sabem muito bem que são incapazes de ajudar a Taiwan, mas é necessário manter o status pró-forma de “o defensor de seus aliados”. Por trás da cortina está apenas mais um negócio envolvendo armas obsoletas e um levantamento de moral da resistência.

Os EUA se renderam as pressões de Pequin, renderam-se a sua crescente capacidade de causar dano ao próprio EUA e não defenderão as ilhas como tem propalado. Trata-se apenas de mais um caso de “Business” a moda antiga.

Aqui em Taiwan sabemos que essas armas não vão ajudar em nada caso um conflito se estenda por esta parte do mundo. Para alguns as vendas mostram que os EUA estão do nosso lado. Isso dá para muitos Taiwaneses a sensação de segurança e para muitos isso é o suficiente…

Fonte: Qianzhan

16 Comentários

  1. Pessoal,

    As fragatas classe Perry são realmente navios obsoletos. Contudo, os americanos certamente estarão oferecendo elas a preço de banana. E o farão por apenas por um motivo: não precisam delas… As classes de navios LCS estão aí pra substituí-las…

    Creio ser também um exagero afirmar que chineses estão a duas décadas de evolução tecnológica… A força de Mirage 2000-5 e F-16 é tecnologicamente muito próxima do que a aviação chinesa tem hoje a disposição. A Marinha de Taiwan vem incorporando meios extremamente avançados, como as corvetas da classe Tuo Chiang ( um projeto próprio ) e as fragatas da classe Kang Ding ( evolução das francesas La Fayette ). Fora isso, ha a família de mísseis Hsiung Feng III, também muito avançada.

    No mais, só há uma maneira de Taiwan passar para a China: por vontade do próprio povo de lá…

    • Caro RR

      “um exagero afirmar que chineses estão a duas décadas de evolução tecnológica”

      Há poucos anos atrás li uma matéria escrita por um chinês dizendo que a capacidade tecnológica da china era bastante inferior ao que os meios comunicação estatais divulgavam. Segundo o texto os chineses conseguim desenvolver equipamentso eletrônicos sofisticados, porém estes ficavam bem a baixo das capacidades ocidentais e muito do que era dito não era verdade.

      É claro que com a ajuda dos russos a situação já deve ter mudado, mas é possível que ainda a tecnolgia chinesa seja exagerada pela propaganda..

      • O negocio da China é lero lero. O Tigre de papel. O poderio militar dos EUA não está morto.
        Afundar a China não é difícil. Basta repatriar todas as empresas Americanas, Japonesas e Europeias que produzem dentro do território Chines.

      • E você acha que elas, as empresas, aceitariam no mole? Muitos presidentes americanos seriam assassinados antes que isso acontecesse. Kkkkkkkkk, sabe de nada inocente.

      • “Basta repatriar todas as empresas ”

        E fazer os americanos, europeus e japoneses trabalharem nas mesmas condições dos chineses para que os produtos possam ser competitivos?

        Eh….Eu até que gostaria de ver isso acontecer!

        😀

      • Julio, tiosam, Warpath,

        Na verdade, diria que há sinais de que esse movimento de debandada já começou ( ou está prestes a começar )…

        Outros países no entorno chinês estão se tornando oportunidades muito interessantes para investimentos, como Vietnam, India, Filipinas, Indonésia… Todos esses países estão se inserindo rapidamente no mercado mundial, com disposição para crescer e mão de obra farta ( e barata… ). Só para se ter uma ideia, os americanos atualmente estão entre os maiores parceiros comerciais do Vietnam…

        Fora tudo isso, o custo de produção chinês vem aumentando na medida em que a população chinesa se torna mais economicamente ativa. É inevitável que a melhoria da condição de vida do chinês passe por uma melhora dos salários…

        Para os americanos em particular, o custo para se produzir nos EUA se torna aos poucos mais compensador… A oferta de combustíveis fósseis nos EUA, mesmo que aos trancos e barrancos, vem aumentando bastante, o que significa energia mais barata, impactando diretamente no custo de produção. O controle de qualidade, muito mais fácil de se fazer nos EUA que no estrangeiro, também significa economia, pois propicia formas de se melhorar o produto, poupando matéria prima. E isso, poupar matéria prima, muitas vezes significa uma redução de custos maior que investimento em mão de obra barata… E por fim, a diferença de salários entre chineses e trabalhadores americanos vem diminuindo… Existe a possibilidade de que muito provavelmente, na próxima década, essa diminuição chegará a um patamar em que poderá ser mais economico permanecer nos EUA. Apple e GE, por exemplo, já dão sinais desse novo movimento “migratório”, com investimento em empregos nos EUA.

        E não são somente empresas americanas que estão percebendo isso… Atraídas por projeções de custos de produção atrativos e mercado promissor, empresas das mais variadas e de diversas partes do mundo buscam instalar-se nos EUA, tais como a Airbus ( uma unidade no Alabama ) e, surpresa, a Lenovo ( chinesa ), com uma unidade na Califórnia…

        Evidente que ainda é cedo para se fazer projeções com maior grau de certeza. Afinal de contas, o cenário econômico, num aspecto global e geral, vem se tornando muito volátil. E há outros fatores a serem considerados, tais como o deslocamento acelerado de mão de obra chinesa do campo para as grandes cidades, o que aumenta a oferta de mão de obra…

      • Deagol,

        A rigor, podemos considerar hoje que as forças chinesas estão no mesmo patamar das forças armadas russas em muitos parâmetros. E a tendência é haver grande evolução nas próximas duas décadas.

  2. “O apoio diplomático, bélico e ideológico dos Estados Unidos estão esmorecendo e se definhando a medida que a China surge como a potência asiática que reclama aquela parte do mundo para si.”
    ———————————-

    Na verdade, este “esmorecimento” começou há quase 20 anos atrás, em meados da década de 1990, justamente quando após a queda da URSS, o EUA surfava na onda do “fim da história” e se via e era visto, como a super potencia vencedora reinando inconteste no planeta…

    O incidente a que se refere a matéria em que “4 porta-aviões nucleares circundam a ilha pelo Estreito de Taiwan”, pode ter alertado Washington para o risco que enfrentou de ter que lutar a guerra de outro povo, contra uma nação poderosa e nuclear…. Dois anos depois, o Presidente Clinton prometeu aos chineses os “três nãos”: NÃO a independência de Taiwan, NÃO a duas Chinas, e NÃO a Taiwan aderir a organizações internacionais que exijam o status de Estado independente para a sua adesão.

  3. Lógico que a mensagem da China é propaganda, mas qual país que não as faz? Acho até engraçado alguns participantes desmerecerem os nítidos avanços chineses fazendo propaganda americana gratuita, e criticando a propaganda chinesa, quando na verdade nenhum desses países estão aptos a provar sua superioridade sem que disponham da ajuda de seus países marionetes. Neste caso é evidente que a China hoje é superior militarmente a Taiwan, mas isso não lhes garante vitoria imediata. Mas é uma questão de tempo para que os próprios taiwaneses entendam que não há futuro para eles fora da união com a China, é que os States por seu interesse capitalista na China já os rifaram faz tempo.

    • Acho que você tocou no ponto, caro Júlio, a rifa já foi feita a 3 décadas, afinal, a China é o maior mercado dos EUA fora dos EUA, porque iriam gastar pólvora por Taiwan?
      Sds
      E.M.Pinto

    • Caro Julio

      O que eu quis dizer é que, segundo o autor, a propaganda chinesa é muito mais exagerada que o normal. E na china não existe liberdade para criticar os projetos como acontece nos Unidos onde há muitos especialistas apontando os problemas como, por exemplo, no caso do F-35.

      Nas democracias podemos ter opiniões diferentes que ajudam equilibrar os pontos de vista permitindo um melhor julgamento, na China não.

      • Meu caro, quero deixar claro que minha opinião não visava a vc especificamente, e quero deixar claro que comungo em genero, numero e grau com teu pensamento sobre democracia, inclusive para a China. Mas acredito também que cada povo com sua história e sua cultura e que devem avaliar sobre suas necessidades e seu tempo para mudanças, por que vejo que nada que seja artificial ou que vá contra os interesses populares terão força pata se manter. A propria China com sua história milenar já possou por fases até esta que vivem neste momento. E quanto a propaganga Chinesa ser forte, meu caro, os chineses são amadores em propaganda ante os reis da propaganda mundial, os Yankes. Esses que infiltraram sua cultura no mundo, como que estuprando e colocando sob suspeição culturas nativas, por seus proprios povos.
        E por qual finalidade? Tirar proveito desses adestrados para beneficio exclusivo de seu povo. Pelo menos desde meados do século vinte o mundo foi invadido de tal forma pela cultura Yanke, sob as mais diversas formas, de alimenticias, a de padrões, passando inclusive pela idiomatica, que os demais, pelo menos até que se consiga revogar esse tipo feitiço propagandistico, no mundo só terão amadores. Sds.

      • Ah, e a propósito, não os culpo por isso. Responsabilizo aqueles que se entregam sem questionamentos de meritos e valores, abdicando de personalidade, se tornando menores e desimportantes por sí mesmos.
        Mas apoio todos aqueles que têm a pretenção de serem importantes e que quiserem vender essa imagem transformadora. É um santo remedio para resgatar identidades e sentimento civico. Lembre-se que o Hitler fez disso uma arma de guerra para unir o povo Alemão. Sds.

  4. E FACIL COLOCA O SLOGAN DE 6 E 5 GERAÇAO NOS CAÇAS E SUPER AVANÇADOS NISSO E NAQUILO POREM TERM TAIS CAPACIDADES COMPRAVADAS E OUTRA COISA FICA COM OS EUA E RUSSIA NA DIANTEIRA MESMO VEJA ESSAS NOTICIAS CHINESES MUITO COMO GUERRA PSICOLOGICA PASSAR MEDO NOS OUTROS RUGIDO DO DRAGAO!!!

1 Trackback / Pingback

  1. Fragatas e helicópteros americanos para Taiwan não assustam a china | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.