Tanan o novo drone da Airbus Defence&Space

Tanan (2)Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Desenvolvido na França pela Airbus Defence & Space, o Tanan é apresentado como um avanço no campo de drones aéreos embarcados. Este novo tipo de sistema VTOL (Vertical Take-off and Landing), é resultado de dez anos de pesquisa e desenvolvimento, atende a todas as necessidades expressas nos últimos anos para o mar no que se refere aos UAV (Unmanned Veículos Aéreos). Uma de suas principais vantagens é a sua propulsão, o Tanan é equipado com um motor à diesel ao mesmo empregado por navios e lanchas rápidas. Este motor foi desenvolvido especificamente para esta utilização e constitui-se em uma base comprovada de garantia robustez, confiabilidade e facilidade de manutenção.

Tanan (1)

(© AIRBUS Defence & SPACE)

Com 5,36 metros de comprimento e um diâmetro de rotor de 6,27 metros, o novo UAV da Airbus Defence & Space de acordo com seus criadores possui a melhor relação entre a capacidade de carga e as tarefas atribuídas a este tipo de aeronave. O dispositivo, com capacidade entre 300-400 kg, é construído em uma arquitetura aberta, permitindo o futuro desenvolvimento e integração de vários sistemas. Ele pode transportar dois sensores para uma carga de 80 kg, o suficiente para implementar um radar, um sistema eletro-óptico (TV / IR), receptores de AIS e IFF e até de guerra eletrônica (COMINT). Com um link  de dupla (receptor- emissor de dados táticos) protegido, o que permiti-lhe transmitir imagens de informação e de vídeos em cores e em tempo real, o Tanan também é projetado para implantar efetores. Ele pode utilizar sistemas de alto-falante, ou sistemas de lançamentos de folhetos, armas, como  foguetes de 68 mm ADD ou mísseis MMP (MBDA).

Apesar das capacidades operacionais que estão bem acima dos UAVs menores, o Tanan continua a ser uma máquina compacta. Isto significa que a sua integração em navios é fácil e que tanto as sua operação como o seu funcionamento e manutenção possuem custos muito baixos.

Tanan (3)

(© AIRBUS Defence & SPACE)

Este Drone, que concluiu com êxito os seus primeiros testes de voo, também foi projetado desde o início para uma aplicação naval. Beneficiando-se da experiência da Airbus em aeronáutica, a Tanan pode ser implementado em condições meteorológicas muito difíceis e tem um novo sistema de pouso automático e um arpão otimizado para manobras no mar.

Com uma vida útil da bateria, o novo UAV francês é capaz de operar por 12 horas, com um alcance máximo de 180 km e uma velocidade máxima de 80 nós, é ideal para vigilância marítima, inteligência e ação no mar, mas também na costa. Como parte da luta contra a pirataria, o tráfico ilícito de drogas e terrorismo, pode, por exemplo, detectar, identificar e rastrear uma ameaça em uma ampla faixa e até mesmo neutralizar através de seus efetores.

Fonte: Mer et Marine

1 Comentário

  1. Vamos ver como vai ser pois na área militar a Airbus não têm conseguido ser bem sucedida como é no setor civil. E nessa categoria a concorrência é braba pois tem o Camcopter S-100 e em uma categoria maior o MH-8 Fire Scout.

1 Trackback / Pingback

  1. Tanan o novo drone da Airbus Defence&Space | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.