Rússia lista OTAN como ameaça eminente em sua nova doutrina de emprego militar

russianEconomicSanctionsSugestão: Dragão Vermelho- Taiwan

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

A Rússia aprovou uma versão atualizada da sua doutrina de emprego militar que considera a escalada militar da OTAN como uma grande ameaça estrangeira eminente contra a sua segurança nacional.
A nova doutrina, que foi assinada pelo presidente russo, Vladimir Putin na sexta-feira, também lista o conceito Prompt Global Strike americano (PGS ) entre as principais ameaças à segurança do país,  informou a Russia Today.
O PGS é um esforço pelo qual o exército dos EUA projeta desenvolver um sistema que permitiria que o Pentágono efetuasse ataques de precisão com armas convencionais, em qualquer local remoto do mundo em uma hora.
O núcleo da nova doutrina militar permanece inalterada, tendo o exército russo como a ferramenta defensiva principal, Moscou ainda se compromete a usar a força a somente como último recurso.
Os princípios do uso de armas nucleares não mudaram uma vez que o seu principal objetivo é o de impedir potenciais ataques contra a Rússia. No entanto, o país iria usá-los para proteger a si mesmo em face dos ataques militares que poderiam ameaçar sua existência.
As novas seções da doutrina delinea as ameaças que a Rússia vê na expansão da OTAN e do fato de que a aliança militar ocidental está tomando sobre si “funções globais realizadas com violações do direito internacional.”

“A criação e implantação de sistemas de mísseis anti-balísticos estratégicos globais que minam a estabilidade estabelecida em ordem global e equilíbrio de poder nas capacidades de mísseis nucleares, a implementação do conceito de” ataques de aviso “, com a intenção de implantar armas no espaço e implantação de precisão de armas estratégicas convencionais “são listados entre os principais ameaças militares estrangeiras na doutrina.
As relações entre a Rússia e a OTAN tornaram-se tensas após a anexação da República Autônoma da Crimeia à Federação Russa na sequência de um referendo em 16 de março.

A aliança militar encerrou toda a cooperação que mantinha com a  Rússia devido a crise que se seguiu na Ucrânia em 1 de Abril.
Os Estados Unidos e seus aliados europeus acusam Moscou de desestabilizar a Ucrânia e impuseram uma série de sanções contra personalidades e empresas russas e pró-Rússia. Moscou, no entanto, rejeita a acusação.

Fonte: Asian defense

4 Comentários

  1. No que fizeram muito bem. Não dá para fazer teatro com aqueles que agem de forma dissimulada, desde sempre com a nitida intenção de enfraquecê-los para dominá-los na enquadrando-os na sua ordem. Espero um mundo cada vez mais baseados em inspirações como essa dos Russos, o que quer dizer com independencia e autonomia.

  2. Comparar a atual situação OTAN x RUSSIA (na verdade, EUA x Russia) com o equilíbrio da guerra fria pode ser um erro fatal, pois os tempos são outros.O velho argumento “ninguém apertará o botão primeiro, pois não haverá vencedores” pode já não valer mais. Os EUA jamais tiveram mísseis interceptadores espalhados ao longo da fronteira russa, e as armas convencionais nunca foram tão eficientes e capazes de produzir danos intoleráveis. Os países que permitiram a instalação do tal “escudo antimíssil” em seus territórios podem ter cometido um TRÀGICO ERRO, que poderá alimentar nos americanos a tentação de embarcar numa aventura sem volta. A guerra nuclear, por outro lado, pode não ser fruto de uma decisão clara, mas resultado de uma espiral de agressões; pode, ainda, resultar de um simples equívoco gerado em um ambiente de extrema tensão. Desculpe o amigo RR, mas a afirmação de que tal conflito NÂO OCORRERÁ parece temerária. Aconselho não subestimar os impulsos da louca criatura humana.

    • Olá, amigo MarceloRJ.

      Creio que os impulsos da louca criatura humana vão até onde ele percebe que está rasgando dinheiro…

      Se houver uma guerra convencional entre OTAN e Russia, ela acontecerá primariamente em território europeu. E Putin certamente sabe que uma Europa em frangalhos significa o fim da prosperidade russa ( posto que é ainda um mercado insubstituível )… E ainda há, evidentemente, o risco de um efeito cascata, que poderia levar a uma série de guerras localizadas, multiplicando os terríveis efeitos na economia global… Enfim, é uma conta cuja fatura viria pra todos, e que ninguém iria querer pagar… Por isso acredito que todos colocariam o pé no freio no final das contas, pois é uma situação em que todo mundo perde…

      E uma Russia debilitada, ao contrário do que muitas pessoas pensam, certamente não interessa a ninguém ( mesmo os EUA… ). Ela é um ponto de equilíbrio na atual conjuntura global. No vácuo de poder que poderia ser deixado pelos russos, poderiam surgir outros elementos com efeitos devastadores. Basta ver o que ocorreu no Iraque e Síria no ultimo ano para se entender o perigo…

      Já disse anteriormente, e não custa repetir: o dia em que russos e americanos se enfrentarem diretamente, será o dia mais sombrio da história da raça humana…Não haveriam vencedores… E ambos, russos e americanos, sabem disso…

      Há um filme que aborda o tema chamado The Day After ( ou “O Dia Seguinte” ). Recomendo. Dá mais ou menos uma ideia do que ocorreria…

  3. Bem colocado: seria o dia mais sombrio da raça humana. Acredito que talvez resultasse mesmo na extinção da espécie, com a morte dos últimos sobreviventes após o colapso da cadeia alimentar.

1 Trackback / Pingback

  1. Rússia lista OTAN como ameaça eminente em sua nova doutrina de emprego militar | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.