50 mísseis RS-20 da reseva russa com dez ogivas cada, podem ser incorporado poupando recursos

A Rússia continua modernizando as forças nucleares estratégicas. Em 2015, o número de mísseis balísticos, produzidos no período pós-soviético, deverá ultrapassar 50% do arsenal das tropas de mísseis estratégicos.

O seu comandante-em-ch efe, Serguei Karkaev, declarou, há dias, que a Rússia deveria iniciar, até ao ano de 2020, o estacionamento de mísseis balísticos pesados Sarmat.

Além disso, projectistas se empenham na elaboração de um novo complexo de estacionamento ferroviário Baguzin. Após o colapso da União Soviética, a Rússia havia projectado e lançado a produção em série de misseis balísticos intercontinentais Topol-M e Yars.

A criação de um novo tipo de míssil balístico a combustível líquido numa situação em que as demais grandes potências militares renunciam do seu emprego pode parecer irrazoável e até esbanjador. Na China, por exemplo, continuam em serviço os mísseis intercontinentais DF-5A e DF-4, devendo ser substituídos em breve por mísseis DF-41 e DF-31ª, a combustível sólido.

Todavia, nas condições da Rússia, a criação de um novo tipo de mísseis permite economizar os meios financeiros disponíveis. A Rússia mantém armazenados mais de 50 mísseis antigos RS-20, mais conhecidos no Ocidente como Satan. São os mísseis mais potentes, capazes de transportar dez ogivas e outros meios de combate à defesa antiaérea.

Para esses mísseis, ainda nos tempos soviéticos, havia sido criada uma infraestrutura ramificada, integrando os poços e rampas de lançamento, postos de comando, armazéns, hangares, centros de manutenção técnica com o sistema de comunicações e vias de acesso. Sumariamente, tais infraestruturas são mais dispendiosas que os próprios mísseis. Mas o míssil Sarmat foi projectado para se enquadrar na infraestrutura existente.

Com isso, tais engenhos são capazes de transportar dez ogivas e mais, enquanto os Yars, a combustível sólido, no máximo, trêz ogivas. A Rússia havia acumulado uma enorme experiência na produção e manutenção técnica de mísseis desta classe, o que permite criar os complexos Sarmat em alto nível tecnológico. Além disso, os mísseis a combustível líquido têm um prazo de serviço superior ao dos mísseis a combustível sólido. Deste modo, o novo programa permitirá à Rússia poupar seus recursos financeiros.

Fonte: Voz da Rússia

11 Comentários

  1. E ai, Da Lua?

    E os “pés de barro”

    Rs rs rs

    A veja foi uma das que mais fez campanha pro aecio Neves dizendo que ele era o melhor pro Brasil….. Ai, nessa semana, depois que a eleição passou, elegeu o senado mineiro como o pior senador do CONGRESSO DANDO NOTA ZERO pra ele

    Só o Da Lua e os MAVs direitosos pra dar crédito a esta porcaria de panfleto….

    Vai trabalhar Da Lua

  2. rafa positron respeito sua posiçao politica porem expresso minha opiniao contra sua
    dizer que a direita e pior do que a esquerda parece aqueles debates de botecas da dcade de 30 40!!! porem a historia nos mostra e comprova que saber o presente e futuro da esquerda veja o passado dela na cuba estonia polonia ucrania e veja rafa milhares de prisoes e mortes porque o povo venezuelano nao quer mais a esquerda do hugo chaves e nicola maduro amiguinho do lulinha e dilminha da mini seria eu nunca sei de nada quando tem um escandalo de corrupçao no governo cuja qual todos tem porem o PT esquerda tem o trofeu absoluto de primeiro lugar com boa marge de vitoria

    • É????

      Quantos vídeos do Lula recebendo pacotes de dólares vc viu???

      Bom, o governado do DF do DEM(o) foi flagrado recebendo pacotes de dinheiro

      Quantas reportagens de capa da Veja vc viu sobre isso???

    • Me poupe,,,,

      Falar em morte?

      ABU Graibhi significa oq pra vc?

      E as torturas perpetradas pelo FBI ?

      Me poupe….. Para por aqui pq a gente sabe muito bem quem foi o único pais a utilizar armas atômicas contra a humanidade

      Para por aqui

  3. A esquerda é incompetente para administrar, gerenciar um país. Suas ações vão até que o dinheiro do próximo acabe, daí ela desaparece. São em sua maioria parasitas ideológicos que adoram, são profissionais em usurpar o dinheiro do outro. São avessos ao trabalho e a meritrocracia. Se escondem atrás do Estado, se este morrem.

  4. COLEGA RAFA POSITRON
    PEDIU VIDEOS AQUI NAO MOSTRA O LULA COM DINHEIRO NA CUECA MAS ELE E MALANDO NE MESMO MAS MOSTRA ALGUMAS COISINHA DELE
    E OUTRO COMO ELE FICOU MILHOANRIO GANHOU NA LOTERIA E SEU FILHO LULINHA QUE TRABALHO DE ZELADOR NO ZOOLOGICO MILIONARIO TAMBEM E O OUTRO FILHO DELE MILIONARIO TAMBEM TUDO TAO DERREPENTE E SIMPLISMENTE DO NADA VEIO ESSA FORTUNA??? A TODO CREDITO TTEM UM DEBITO ESSE DINHEIRO TODO TEM ORIGEM CORRUPTA E SO FOI PRESO PORQUE E MALANDRO SABE MENTI BEM JA APARELHO O JUDICIARIO BEM FEITINHO TIRARAM O JOAQUIM BARBOSA QUE DETONO ELES NO MENSALAO BOTA UM PROCURADOR PRA DA COBERTURA PRA ELES E FOI INDO!!! O PT QUE O COMUNISMO NO BRASIL ISSO SIM DITADURA COMUNISTA PIOR DOQUE TODAS AS DITADURAS MUITO PIOR E OUTRA OS COMUNISTAS NAO LANÇARAM ARMAS ATOMICAS PORQUE ELES NAO TINHAM PORQUE UM PAIS QUE MATOU MILHOES DE INOCENTES DO SEU PROPIO POVO E DE PAISES VIZINHOS FEZ PIOR SEM ARMAS NUCLEARES IMAGINE COM ARMAS NUCLEARES!!!
    https://www.youtube.com/watch?v=jItbur01ovk
    https://www.youtube.com/watch?v=zA3AwGdkS7I

    https://www.youtube.com/watch?v=TOebT8EVmsA
    https://www.youtube.com/watch?v=UqSmVJEIL0Q
    https://www.youtube.com/watch?v=XKKrOTDfFh0

  5. Senhores já se evidenciou não apenas no Brasil mas em todo o mundo que a corrupção não é derivada da ideologia que governa o país, mas sim da incapacidade de sua população em zelar pelo seu patrimônio e seus interesses.

    há corrupção em países de direita, de esquerda, de centro, em monarquias, em ditaduras e até no Vaticano, ou seja a corrupção não respeita bandeiras ideológicas e dogmas políticos a úncia coisa que a corrupção respeita são instituições fortes, um povo politizado, uma imprensa livre e honesta e um judiciário atuante e cumpridor de seus deveres.

    Quanto a corrupção do Brasil e os eternos “ões” que deveriam estar na página policial e não no caderno de política não são fruto da administração petista, mas sim reflexos de outras administrações do PMDB do PSDB etc, o Pt apenas se é que podemos falar assim expandiu a rede que já havia sido implantada por outros partidos.

    Desta forma, não adinta mudar o nome do nosso governante ou seu partido político, enquanto não procedermos uma verdadeira reforma institucional e estrutural neste país tropical a corrupção continuará a ser endêmica, pois hoje a corrupção se instala em todos os cantos de nosso governo e em todas as suas esferas, não havendo um político que possa se levantar e afirmar que não pertence ou não pertenceu a esquemas e politicagens.

    Num país onde até o judiciário esta comprometido com esquemas de corrupção e favorecimento não há que se esperar por punições ou mudanças que permitam o desenvolvimento econômico e social desta nação.

  6. rprosa 29 de dezembro de 2014 at 19:59

    considero seu argumento colega porem vejo claramente que o PT e corrupto em destaque bem destacado nunca se teve tanto escandalo no brasil como agora e outros governos comunista se mostra na sua totalidade mais corruptos que os capitalistas de forma a deixar um indicio que a ideologia influencia na corrupçao inclusive o comunismo prega a falta de moral de valores na sociedade coisa que ajuda a ter mais corrupçao

Comentários não permitidos.