Jaques Wagner – Novo ministro da Defesa no Brasil

Novo ministro da Defesa do Brasil  Jaques Wagner

Nathalia Passarinho

Governador da Bahia desde 2007, Jaques Wagner, que teve seu nome confirmado como novo ministro da Defesa nesta terça-feira (23), atuou ativamente na coordenação da campanha da presidente Dilma Rousseff à reeleição. Conhecido por ter um perfil “conciliador”, foi um dos fundadores do PT e é próximo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ele comandou o Ministério do Trabalho de Lula por um ano e assumiu a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) no momento mais delicado do governo do ex-presidente – quando se revelou o esquema do mensalão, em 2005.

Em meio à abertura de investigações para apurar o escândalo de pagamento de propina a parlamentares, coube a Wagner coordenar o contato do Executivo com o Congresso Nacional. A atuação dele à frente do ministério foi considerada “eficiente”, em razão do diálogo que desenvolveu com a base aliada e com parcela da oposição.

Ainda em 2005, participou das negociações que resultaram na eleição de Aldo Rebelo para presidente da Câmara dos Deputados. Considerada uma grande vitória do governo, a eleição foi extremamente apertada – 258 votos contra 243 do oposicionista José Thomaz Nonô.

Início da vida política

Jaques Wagner nasceu no Rio de Janeiro em 16 de março de 1951 e começou a se envolver com política aos 18 anos, quando presidiu o diretório acadêmico da Faculdade de Engenharia Civil da PUC-RJ. Devido à atuação no movimento estudantil, passou a ser perseguido pelo regime militar, deixou a universidade e foi para a Bahia.

Em Camaçari, no litoral baiano, começou a trabalhar como técnico em uma indústria petroquímica. Na década de 1980, conheceu Lula  e participou da  fundação do PT. Também ajudou a instalar a sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT) na Bahia e atuou como presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Petroquímica do estado, de 1987 a 1989.

Wagner assumiu o primeiro mandato em 1990, quando se elegeu deputado federal, reeleito em 1994 e 1998. Antes de se tornar ministro de Lula e governador da Bahia, tentou se eleger prefeito de Camaçari (BA), mas perdeu.

Fonte: G1

11 Comentários

  1. primeiramente agradecer ao ex-ministro da defesa celso amorim , que tirou o projeto de avião de caça da gaveta
    que ficou a frente do ministério da defesa e conduziu de forma correta
    muitos criticaram , pois apenas sabem fazer criticas que nao ajudam e nao constroem nada ele o celco amorim em pouco tempo fez muita coisa que vários que passaram nao fez quase nada

    agora é a vez do Jaques wagner que também tem condições de ajudar a reaparelhar as forças armadas e que faça um ótimo ministério se possível adiantando o que já esta a caminho as baterias antiaéreas russas

    mais 4 anos no caminho correto !!!

  2. Quando vão aprender que o melhor para uma area tem de ser um profiscional da area,tomara que ele não pise na bola.

    • O que faz sabendo o que se deve fazer, terá a facilidade na execução e por fim à materialização do seu feito.
      A falta de prevenção se encontra abundantemente na vida do negligente.
      A primeira vista uns parecem bons, sábios e coerentes; outros parecem maus, sem expressão ou negligentes. Mas para se perceber quem é quem, requer uma análise mais acurada e do tempo que tudo diz.
      O sábio perscruta o seu caminho antes de trilhá-lo, o tolo ignora as advertências e se lança (empoe) à frente.
      Na caminhada do prudente, avaliações antecedem ações, prospecções e planejamento seguem antecedendo investidas.

  3. O que estas bestas politicas que não sabem responderem nem a assuntos dos colegios aos quais representam entendem de defesa ?
    Sou terminantemente contra que cargos de primeiro escalão de governo sejam rifados entre partidos.
    TECNOCRACIA JÁ !

  4. Vixe, vai ter nego aqui parindo os ovos quando souber que o Jaques Wagner é judeu.
    Cara, esses caras do PT são uns iluminados mesmo. Outro dia um mané que era ministro dos esportes mudou para o de Ciência e Tecnologia (se não me engano), é como um engenheiro largar a empresa para trabalhar como cirurgião em um hospital. Só um iluminado para ter esse poder.
    Esse Jaques Wagner era para ser ministro da justiça, mas ele recusou. Foi para a Defesa, tudo a ver. Bem coerente para o partidão, todo mundo é gênio, por isso os comunistas sempre foram bem melhores.
    Olha, não sei quem é o figura e não me interessa também. O que sei dele é que durante seu governo a saúde da Bahia ficou equiparada à da Somália, houve greves dos funcionários da educação (uma delas durou 150 dias, 5 meses, brother!!!) e que ele tratou muito mal a segurança pública. Os assassinatos estão em nível catastróficos e a polícia fez pelo menos duas greves por melhores condições de trabalho.
    Se essa figura tratar a defesa como tratou a segurança, os professores e a saúde da Bahia…
    Mais xiszinho na minha lista.

  5. Sera apenas mais um embromeiro.
    O reaparelhamento,as avaliações e os entendimentos de coproduções assim como o FX2 sempre foi administrado pelo vice-presidente da republica Michel Temer em conjunto com o EMCFA.
    O cargo de MD não passa de cargo politico de confiança que não decide nada apenas é o comunicador.

  6. Excelente escolha. Um político com amplos poderes para representar e obter recursos para a pasta. Também é uma pá de cal em movimentos golpistas. General que quiser ter futuro é melhor parar de ler Veja.

1 Trackback / Pingback

  1. Jaques Wagner – Novo ministro da Defesa no Brasil | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.