Novo ministro da Defesa do Brasil Jaques Wagner
Nathalia Passarinho
Governador da Bahia desde 2007, Jaques Wagner, que teve seu nome confirmado como novo ministro da Defesa nesta terça-feira (23), atuou ativamente na coordenação da campanha da presidente Dilma Rousseff à reeleição. Conhecido por ter um perfil “conciliador”, foi um dos fundadores do PT e é próximo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ele comandou o Ministério do Trabalho de Lula por um ano e assumiu a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) no momento mais delicado do governo do ex-presidente – quando se revelou o esquema do mensalão, em 2005.
Em meio à abertura de investigações para apurar o escândalo de pagamento de propina a parlamentares, coube a Wagner coordenar o contato do Executivo com o Congresso Nacional. A atuação dele à frente do ministério foi considerada “eficiente”, em razão do diálogo que desenvolveu com a base aliada e com parcela da oposição.
Ainda em 2005, participou das negociações que resultaram na eleição de Aldo Rebelo para presidente da Câmara dos Deputados. Considerada uma grande vitória do governo, a eleição foi extremamente apertada – 258 votos contra 243 do oposicionista José Thomaz Nonô.
Início da vida política
Jaques Wagner nasceu no Rio de Janeiro em 16 de março de 1951 e começou a se envolver com política aos 18 anos, quando presidiu o diretório acadêmico da Faculdade de Engenharia Civil da PUC-RJ. Devido à atuação no movimento estudantil, passou a ser perseguido pelo regime militar, deixou a universidade e foi para a Bahia.
Em Camaçari, no litoral baiano, começou a trabalhar como técnico em uma indústria petroquímica. Na década de 1980, conheceu Lula e participou da fundação do PT. Também ajudou a instalar a sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT) na Bahia e atuou como presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Petroquímica do estado, de 1987 a 1989.
Wagner assumiu o primeiro mandato em 1990, quando se elegeu deputado federal, reeleito em 1994 e 1998. Antes de se tornar ministro de Lula e governador da Bahia, tentou se eleger prefeito de Camaçari (BA), mas perdeu.
Pingback: Jaques Wagner – Novo ministro da Defesa no Brasil | DFNS.net em Português