Segundo informações da mídia oriental, o intitulado estado islâmico teria abatido um caça jordaniano F16 do grupo de aeronaves da coalizão que perpetrava ataques aéreos na região de Raqqa, na Síria.
As imagens cedidas pelo serviço de propaganda do ISIL apresentam o piloto capturado por guerrilheiros após a queda, apresentam também os documentos oficiais do aviador capturado. Outras fontes indicam que a aeronave teve uma pane durante a missão o que levou o piloto a ejetar e em seguida ser capturado pelos integrantes do ISIL em solo.
O Aviador indicado como Mu’ath Safi Yousef Al-Kaseasbeh foi encontrado e capturado pelos combatentes e não apresentava sinais de ferimentos em algumas fotos, porém, em várias outras cenas divulgadas posteriormente apresenta sinais de tortura e humilhação, sendo exposto nu para fotos com integrantes do ISIL, prática de propaganda do grupo terrorista que se declara um estado legítimo e que fere todas as convenções internacionais e tratados de proteção aos prisioneiros de guerra.O governo central da Jordânia confirmou que um de seus aviadores havia sido capturado durante os ataques aéreos da coalizão em território ISIS, e alertou aos seus líderes que estes “tem a responsabilidade” pela segurança do Aviador e que e espera que ele possa voltar para casa em segurança.”
”…sendo exposto nu para fotos com integrantes do ISIL, prática de propaganda do grupo terrorista que se declara um estado legítimo e que fere todas as convenções internacionais e tratados de proteção aos prisioneiros de guerra…”
Até parece que esqueceram Abu Grabi , Guantánamo,territórios ocupados na Palestina , todos ferindo as convenções internacionais e tratados de proteção a prisioneiros de guerra !
Sempre que aviões dos EUA ou de seus aliados são abatidos ele inventam problemas técnicos para justificar a queda. Nunca admitem que foram abatido pelo inimigo.
No Afeganistão os Talibãs derrubaram muitos helicópteros dos EUA e alguns caças também, mas os EUA sempre venderam para imprensa que foi problema mecânico e não inimigo.
Alguns dizem que inventam isso para não elevar o moral do inimigo e para não abalar opinião pública dos EUA.
Realmente muitos helicópteros e aeronaves americanas são abatidos e eles dizem que foram acidentes. Porém muitas vezes acontecem acidentes e inimigo diz que as aeronaves foram abatidas sem poder provar.
Um bom exemplo é o F-15 que teria sido derrubado na líbia, Se foi mesmo derrubado por que os pilotos não foram capturados pelas forças libias ao invés de terem sido resgatados pelos rebeldes?
Se o avião estava voando à baixa altitude os pilotos não teriam como ter caído a uma grande distância das forças inimigas.
BopSap,
Ha de se entender como a aeronave pode ter sido abatida…
Certamente isso não se deu por ação de um outro caça… Posto que não haveriam sistemas de média altura com os extremistas, então como se deu o abate? Estaria a aeronave voando baixo? Que armamentos foram utilizados? Enfim, são muitas perguntas a serem respondidas até que se chegue a uma conclusão… O fato é que não há como saber até que se tenha alguma informação concreta ( se é que vai se chegar a te-la ).
Em verdade, problemas técnicos verdadeiramente acontecem. E eles são responsáveis por consideráveis perdas ao longo de uma campanha. As condições do meio onde se atua também são determinantes para o aumento do indice de incidentes e acidentes.
Sobre o Afeganistão… A maior parte das perdas de aeronaves em combate das forças da coalizão teria ocorrido a baixa altura, onde os helicopteros, voando a luz do dia, são bastante vulneráveis a armamento de cano e mísseis de ombro. Mas o fato é que não há como esclarecer tudo, posto que as vezes não ha como se saber se uma queda realmente ocorreu por danos causados em batalha ou por algum funcionamento errôneo… Já quanto a caças, não há confirmação de que algum vetor que tenha realmente sido perdido no ar por ação direta dos extremistas. Não encontrei nenhuma informação acerca disso e creio que realmente não ocorreu nenhuma perda de aeronaves desse tipo, posto que as aeronaves de caça atuam em sua maior parte do tempo fora do alcance de armamento de cano e MANPADS.
A ação de maior envergadura que resultou em perda de aeronaves do caça, deu-se a dois anos atrás, quando uma base do USMC foi atacada por um esquadrão suicida, cujos integrantes conseguiram destruir seis caças Harrier no solo ( posteriormente, mais dois caças danificados seriam dados como perda total ).