Vice-ministro da Defesa da Rússia Anatoly Antonov
A Rússia disse nesta quarta-feira que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) está transformando a Ucrânia numa “linha de frente de confrontação”, e ameaçou romper os laços remanescentes com a aliança militar do Atlânico se as esperanças da Ucrânia de ingressarem no bloco se concretizarem.
A renúncia feita pelo Parlamento de Kiev do status de neutralidade da Ucrânia na terça-feira com o objetivo de abrir caminho para se juntar à Otan irritou Moscou e aprofundou o pior embate entre Rússia e o Ocidente desde o fim da Guerra Fria.
“Os países da Otan empurraram Kiev à esta decisão contraproducente, tentando transformar a Ucrânia numa linha de frente de confrontação com a Rússia”, disse o vice-ministro da Defesa, Anatoly Antonov, à agência de notícias russa Interfax.
“Se esta decisão no futuro assumir um aspecto militar (ingresso na Otan), então responderemos de modo apropriado. Então haverá uma completa ruptura dos laços com a Otan, que serão praticamente impossíveis de serem reparados”, disse Antonov.
Um oficial da Otan, que pediu para não ser identificado, disse que cabe apenas a Kiev decidir sobre sua própria política externa.
“Se a Ucrânia decidir solicitar ingresso na Otan, a Otan vai avaliar sua prontidão em se juntar à aliança do mesmo modo que com qualquer candidato. Essa é uma questão entre a Otan e os países individuais que querem ser membros”, disse o oficial.
A Otan já impulsionou sua presenta militar no leste europeu neste ano, dizendo ter evidências de que a Rússia orquestrou e armou uma rebelião pró-Rússia no leste da Ucrânia na sequência da derrubada do presidente em Kiev que tinha o apoio Moscou.
O Kremlin nega que esteja por trás da revolta, e está atualmente tentando, junto a Kiev e os rebeldes, renovar os esforços para encontrar uma solução política para a crise no leste ucraniano.
REUTERS
““Se a Ucrânia decidir solicitar ingresso na Otan, a Otan vai avaliar sua prontidão em se juntar à aliança do mesmo modo que com qualquer candidato. Essa é uma questão entre a Otan e os países individuais que querem ser membros”, disse o oficial.”
Que mentira mais cara de pau!!!
Queria ver se o México quisesse estreitar laços com a Rússia como ia ficar!!! Se com Cuba já foi aquela encrenca!
Pimenta nos olhos dos outros é refresco!
Infelizmente a Russia não deve esperar nada de bom da OTAN, esse grupo quer de qualquer forma acabar com a possibilidade de haver uma resposta Russa a qualquer reação as diversas agressões que este país vem sofrendo aos seus interesses. Querem tomar todos os recursos russos e colocar para administra-los gente que não se importe com Russos Ou com a Russia, mas apenas com seus proprios interesses menores baseados no disfarce do lucro venal.
a russia nao e nehuma santa amigos lembremos de stalin que massacrava o seu propio povo detonava a a oposiçao e e verdade a russia arma treino e ate envio soldados russos pra combate afavor dos rebeldes tao se fazendo de coitadinhos!!! a OTAN ten seus defeitos e é claro que eles OTAN E EUA estao querendo e cercar a russia de forma a inibir sua capacidades de intervi em outros paises seja financeiramente e ou militarmente alias se a ucrania nao fizesse fronteira terrestre com russia eles os russos nao teriam força pra intervem na ucrania!!!
A Rússia está pegando leve com a Ucrânia ainda. Quando a Ucrânia estiver em processo de entrar na OTAN é ai mesmo que a Rússia vai pegar pesado. Primeira coisa que a Rússia vai fazer é cortar todos os laços econômico com a Ucrânia, inclusive o fornecimento de gás e em seguida a Rússia vai ocupar a leste da Ucrânia, colocando pressão sobre Kiev. Mostrando para Kiev se entrar na OTAN perderá o leste do país. Os EUA e a Otan não vão poder fazer nada além de sanções. A maior riqueza da Ucrânia está no leste, se perder esse território corre risco de quebrar economicamente e nunca mais se recuperar.
A segurança da Rússia está além de sanções…