O projeto de lançamentos de foguetes “Partida do mar” pode passar para o Brasil

O projeto de lançamentos espaciais a partir do aeródromo flutuante “Partida do mar” poderá ser realizado em cooperação com o Brasil, declarou hoje ao canal de televisão Rossiya 24, Dmitri Rogozin, vice-primeiro-ministro da Rússia.

Segundo ele, o cosmódromo flutuante do projeto “Partida do mar” foi construído especialmente para o foguete de transporte russo-ucraniano Zenit.

“Depois do que aconteceu na Ucrânia, é impossível falar mais de indústria, tanto mais da altamente tecnológica”, assinalou Rogozin, acrescentando que, por isso, o projeto está “suspenso”.

Rogozin assinalou que outro problema é a atual localização do cosmódromo, que “hoje está na costa americana, perto de Los Angeles”.

“Os colegas brasileiros, que têm o seu cosmódromo que se encontra perto do oceano, poderão propor-nos cooperação nesse sentido e, agora, desenha-se um diálogo interessantíssimo à nível de peritos”, afirmou.

Fonte: Voz da Rússia

18 Comentários

  1. Isso pode ser uma excelente oportunidade para ambos os países,quanto mais próximo da linha do Equador melhor para se lançar foguetes com uma grande economia de combustível além de outras vantagens !

    O BRASIL pode aproveitar o momento para uma parceria mais ampla que nos possibilite adquirir tecnologia para os vetores nacionais, pois não vejo vantagens em simplesmente hospedar esse aeródromo flutuante !

    Quem sabe não trazemos os foguetes Soyuz de Kourou para Alcântara, seria uma parceria ótima !

  2. Mais uma oportunidade IMPERDÍVEL… será que vamos perder novamente!??

    Com os acordos de cooperação cultural e tecnológica isso nos colocaria numa posição super-privilegiada… quem sabe até seguindo a exemplo da Índia!

    Eu sei… eu sei… eu sou um sonhador…

    Ainda tem muito político por aí precisando construir seu “aeroporto” particular!

  3. Acho que toda o forma de cooperação com a Rússia é bem vinda desde que saibam o que estão fazendo. Não devemos “comprar” apenas pelo fato de russos e sim porque demonstram qualidade.
    Não pesquiso muito sobre o desenvolvimento de foquetes, porém já li fontes americanas dizendo que nesta aéra os russos estão na frente. Sobre a construção de satélites a situação já é um pouco deiferente, mas os russos ainda tem muito a contribuir e nos ensinar.
    Que sejam bem-vindos!

  4. Umas da principais lições que devemos ter aprendido com o caso da cooperação com a Ucrânia, é que alguns países farão de tudo para que o Brasil não desenvolva sua capacidade de lançamento de satélites e outras associadas, devido as mais variadas razões. O fato é que, a Ucrânia foi pressionada para não desenvolver esta tecnologia com o Brasil pelos EUA, nada mais que normal.

    Com a situação atual na Ucrânia, o Rússia está buscando novas parcerias, e o Brasil é um dos principais alvos. Diferentemente da Ucrânia, a Rússia não terá “rabo preso” e ainda, com a intenção de “causar aborrecimento” em áreas anteriormente controladas pela política externa dos EUA, a colaboração em certas áreas tecnológicas será muito maior que no passado.

    O Brasil só tem a ganhar com essa situação. Basta ver o que a Índia faz, ao negociar com os EUA e com a Rússia ao mesmo tempo! Fazer o que a Embraer fez (mesmo que fique a dúvida se a ação da mesma foi COMERCIALMENTE certa, mas foi MORALMENTE errada), e a maior falta de visão estratégica e politica possível.

    Outro ponto é a DIVERSIFICAÇÃO de nossos produtos ou parceiros com os quais estabelecemos conversações. NUNCA dependermos grandemente do comércio estabelecido com um determinado país ou dos ganhos com o comércio de um certo produto, seja ele commodities ou não!

    “as respostas para as nossas questões atuais e futuras estão no passado que nós mesmos ignoramos”

    • No Caso da EMBRAER de não permitir a visita do Ministro Russo, ficou evidente de quem manda na EMBRAER é o TIO SAM… ou alguém aqui acho o contrário?
      Quando o Brasil iniciou pensar em querer ter autonomia tecnológica militar, as maiores e muitas outras empresas brasileiras de defesa já foram ceifadas pelo capital estrangeiro, principalmente americano e israelense.
      Para deter, ser o dono, ter autonomia quanto a tal tecnologia a Nossa Defesa dever ela possuir a tecnologia e ela, a DEFESA, transferir para a indústria, para que produza o seu pedido.

      • E o que você queria meu caro Alberto? Que a EMBRAER recesse uma autoridade russa na lista das sanções dos EUA, que é o maior mercado da empresa? Ou você acha que a Rússia pode substituir os EUA como mercado para a empresa? No mais a EMBRAER é uma empresa PRIVADA, que devesatisfações aos acionistas, clientes e investidores.

      • Calma Miriã não é tanto assim não.
        A EMBRAER tem mercado aonde quiser acontece que ela não tem capacidade de criação,so pensa em contratos e se contenta em ser linha de montagem condicionada e serviçal.
        Miriã se o governo fechar a torneira para a EMBRAER não restaria outra alternativa de ela mudar-se para os EUA e ter tudo sendo atacado na OMC pelo Brasil.Afinal de contas ela se nutriu,se nutre e prospera as custas do dinheiro publico e tecnologias adiquiridas com dinheiro publico e não é nutrida pelo tesouro Americano como voce pensa.
        Temos poder de veto nela e so isso ja é tudo para ela pensar bem antes de tomar posições unilateralistas.
        O Brasil não faz parte do grupo de nações que boicotam a Russia,ela é estabelecida no Brasil e não na Europa e nem nos EUA.

      • Mas Alberto que promoveu a festança privada eu chamo de DESNACIONALIZAÇÃO entregando tudo de ,mão beijada a cartel de empreiteiras foram do ramo que buscaram associação com know how externo foi o PT ou melhor dizendo o embromeiro embriagado LULA o filho mais fdp do Brasil.
        Ate mesmo os escandalos que hoje est~]ao em manchete todos iniciaram no desgoverno Lula.A Dilma foi jogada de boi de piranha,segurou a pemba e vem demonstrando ser muito mais sujeita mulher que todas essas ratazanas pensam serem sujeitos homens.
        Eu falava a anos aqui dessa DESNACIONALIZAÇÃO.
        Não investiram em nossos centros e não ajudaram a nossa industria.
        A propria AVIBRAS estava sendo vitima dessa maracutaia pois como abutres assistiam ela agonizar para ao final entregarem-na de mão beijada a Odebrecht.
        Tivemos a Tucanalha e suas privatizações e depois tivemos a Comunalha e a desnacionalização.
        Este pais não sucumbe porque nossa economia é alicerçada em consumo.Eu j disse isso trocentas vezes aqui e ninguem nunca se importou cxom isso e nunca mostraram isso,47% de nosso PIB é carga tributaria.
        O Brasil é o que ´pe graças ao trabalho,consumo e impostos do escravo povo Brasileiro.

  5. Que assim seja. Que consigamos receber como espólio os bens que seriam desfrutados por aqueles que preferiram afundar e morrer para servir aos interesses daqueles que nada dão a não ser discordia e dissabores.

  6. Não entendi alcantara não é conciderado o melhor ponto para tais lançamentos? alguem pode me esplicar?

    • É oque dizem,é por isso que eu digo que não há vantagem em sermos apenas ”hospedeiros” desse cosmódromo flutuante,a vantagem que eu vejo esta na possibilidade de trazermos os lançamentos de foguetes russos que ocorrem em Kouruo na Guiana Francesa, para as bases brasileira,fazendo com que as mesmas se tornem viáveis e lucrativas, já que são consideradas as melhores nesse quesito !

      E dai partimos para parcerias maiores com transferência de tecnologia !

      • Sim a base de Kouruo na Guiana Francesa, também esta bem localizada, mas depois desse impasse entre Rússia e França na questão envolvendo os Mistrais,bem que poderíamos tentar traze os lançamentos com foguetes russos que hoje ocorrem em Kouruo na Guiana Francesa, para as bases brasileiras !

        Poderíamos aproveitar essa oportunidade !

      • Meu caro eu não gosto de tocar nesse assunto e o mesmo sempre foi mantido em segredo mas o que derrubou o Rafale não foi a dica dada por tecnicos da Elbit permitindo um unico F5 pressurizado a superbonder derrubar dois Rafales na CRUZEX mas indicios encontrados por nossa inteligencia que detectartam uma possivel participação do serviço secreto Frances sozinho ou associado ao Americano na sabotagem de Alcantara.
        Eles os simpaticos parceiros estrategicos Franceses invejam e muito nossa base de lamçamentos.

  7. ai sim seria uma mao na roda, tirava a ucrania da jogada e colocava o brasil na cena

    com a participação da russia no programa tanto nuclear e aeroespacial o brasil se adiantaria varias décadas de atraso que sofreu pelos embargos yankes e sabotagens !!

1 Trackback / Pingback

  1. Mais sobre o ‘New Sea Launch’: “Projeto espacial único poderá vir a ser implementado no Brasil”

Comentários não permitidos.