Defesa & Geopolítica

Rússia começa a dotar as tropas com o pacote Rátnik

Posted by

Os fuzileiros navais russos receberão a versão de equipamento “Soldado do Futuro” Rátnik, adaptado às necessidades das Forças Armadas, disse nesta segunda-feira a imprensa, Oleg Martiánov, membro da Comissão Industrial Militar da Rússia.

“Os fuzileiros precisam de elementos adicionais, de modo que este equipamento irá se adaptar às suas necessidades”, disse Martianov.

Ele pontou ainda que o pacote Rátnik foi criado inicialmente para equipar as tropas terrestres e fuzileiros navais.

O termo “soldado futuro”, designa o projeto que EUA e OTAN lançaram no final dos anos 90 com o objetivo de aumentar a eficácia e eficiência do lutador, aproveitando os avanços tecnológicos do século XXI.

Todo esse aparato compreende em especialmente sistemas de posicionamento global, dispositivos de mira óptica e equipamentos de visão noturna para designação de alvos, além do uso de nanomateriais para a armadura e exoesqueleto do soldado.

O pacote Rátnik (Guerrero, em russo), inclui 50 itens para armamento, dispositivos de comunicação e sistemas de proteção individual para cenários sob o risco de ameaças NBQ (Nuclear, Biológico e/ou Químico) e armas não-letais.

Em sua versão básica, o traje balístico de proteção categoria 5 pesa 10 kg. Já  versão completa, que inclui capacete, colete à prova de balas proteção máxima classe 6  e outros elementos de proteção, pesará 20 kg.

Tradução e Adaptação: Plano Brasil

Fonte: sputniknews

20 Comments

  1. Pingback: | DFNS.net em Português

shared on wplocker.com