De acordo com o jornal americano “The New York Times”, EUA pedem ajuda à China para bloquear futuros ataques cibernéticos por parte de Pyongyang. Coreia de Norte afirma estar preparada para enfrentar Estados Unidos.
Após o ataque de hackers contra a Sony Pictures, atribuído à Coreia do Norte, os Estados Unidos pediram apoio ao governo chinês para que bloqueie futuros ataques cibernéticos por parte de Pyongyang, informou neste domingo (21/12) o jornal The New York Times.
Segundo o jornal, uma cooperação com Pequim tem importância decisiva, já que praticamente todas as telecomunicações da Coreia do Norte passam pelas redes operadas pela China, escreveu o New York Times, citando um funcionário do governo americano.
No entanto, o jornal informou que ainda não está claro se a China vai prestar ajuda, já que entre Washington e Pequim também existem tensões em torno de ataques cibernéticos.
Em maio último, o Departamento de Justiça dos EUA processou cinco hackers por haver roubado dados importantes de empresas americanas. Esses hackers teriam trabalhado, possivelmente, para os militares chineses.
Obama mais reticente
Após o ataque cibernético e ameaças terroristas contra salas de cinema, a Sony Pictures cancelou a estreia de uma sátira em que dois jornalistas eram contratados para executar um complô de morte contra o líder norte-coreano, que no filme não se chamava Kim Jong-un, mas se parecia exatamente com o atual ditador.
Em entrevista à emissora CNN neste domingo, o presidente americano, Barack Obama, classificou o ataque de “vandalismo” por parte da Coreia do Norte, mas não de “um ato de guerra”. “Eu não acho que foi um ato de guerra, acho que foi um ato de cibervandalismo”. Com vista ao cancelamento da estreia do filme A entrevista, Obama declarou que o ataque teria sido “muito caro”. “Levamos isso muito a sério”, completou.
Na sexta-feira, o presidente americano havia responsabilizado diretamente a Coreia do Norte pelo ciberataque, anunciando “uma resposta adequada ao ataque cibernético”. Neste domingo, Obama mostrou-se mais reticente: “No mundo digital, Estados e atores não estatais têm a capacidade de atrapalhar de todas as maneiras as nossas vidas”, declarou.
Reação norte-coreana
Neste domingo, a Coreia do Norte acirrou o tom contra os EUA. Em Pyongyang, a Comissão de Defesa Nacional advertiu que “as Forças Armadas e a população estão preparadas para um confronto com os EUA em todas as frentes de guerra, inclusive do ciberespaço bélico, para explodir essas cidadelas.”
De acordo com a declaração divulgada em inglês pela mídia estatal norte-coreana, a contramedida se dirige abertamente contra a Casa Branca, o Pentágono e todo o espaço continental dos EUA.
A Coreia do Norte reiterou não ter nenhuma relação com o ciberataque à Sony Pictures. A declaração deste domingo é uma resposta às acusações americanas de que Pyongyang estaria envolvido no ataque cibernético.
CA/dpa/afp
Pedir ajuda aos sinos p conter a C,do Norte e ainda ficar na dúvida se os mesmos são os peões dos Chineses n atakes, a 5ª coluna do Dragão..o mundo virou de ponta Kbç…, só falta os corsários inglesess devolverem a Malvinas…os paradoxos estão acontecendo um depois do outros, o q virá mais?!?!..Quem viver verá. Sds. 😀
Não acredito nisso. Os States tem pessoal qualificado para resistir as invasões de Pyongyang; e tenho certeza não iria passar uma tremenda demonstração de fraqueza a seus adversários. O que acredito tenha que acontecido foi um pedido de intercessão aos chineses para controlarem os raivosos Norte Coreanos, para se evitar avançar situações que possam ser muito prejudiciais aos interesses chineses. Como um recado para manter a coleira apertada e a corrente bem presa.
Todo este escândalo porque eles SUPÕE que a Coreia do Norte fez um ataque a Sony, pirateando um filme…
Este escarcéu todo vindo de gente que faz super vírus para sabotar usinas atômicas e espiona eletronicamente o planeta inteiro, haja hipocrisia!
Viu? os americanos levam muito a sério o fato de serem espionados, inclusive por canais cibernéticos. Agem imediatamente quando detectam o perigo. Igualzinho ao Brasil.
Não existem provas nenhuma que o ciberataque partiu da Coreia do Norte.
Os EUA acusam sem provas quem eles querem e impõem sanções de forma unilateral que sempre são aceitas pelos cafagestes do mundo na ONU.
Espoionaram e manipularam tudo mundo afora mas desde o final a decada de 90 vem levando um banho em cibernetica dos Chineses que passaram a acusarem por tudo.
Agora vão querer imporem sanções a China porque seus capaxos Japoneses estão com medinho de exibirem comedia que incentiva o assassinato do lider norte Coreano.
Que tal uma porno chanchada com a Michele sendo comida de palitinhos ao molho shoyo por dois reporteres Chineses heim.
É fato conhecido que as agência de inteligência do EUA fazem constantemente e há décadas, através de filmes e seriados, operações de “PSYOP”.
Esta acusações do governo estadunidense, inclusive com participação direta de Obama, passa a impressão de ser um estratégia de divulgação do filme…E com ótimos resultados! Todos querem vê-lo:
http://www.tecmundo.com.br/cinema/69675-entrevista-vira-filme-avaliado-mundo-internet.htm