Defesa & Geopolítica

Exclusivo: Força Aérea Nigeriana escolhe caça chinês

Posted by

jf-17_cm-400akg.tInformações: Dragão Vermelho- Taiwan

Texto E.M.Pinto

Segundo informações do colaborador “Dragão vermelho”  a Força Aérea Nigeriana escolheu o caça Chinês JF-17 Thunder para equipar os seus esquadrões de aeronaves de ataque.

O contrato cujo valor não foi revelado contempla a aquisição de  25 caças do modelo  JF-17 Block II bem como serviços  de manutenção e opções de compras de outros 15 aviões perfazendo 40 unidades.JF-17

A Variante Block II difere substancialmente do seu predecessor por possuir inúmeros refinamentos aerodinâmicos, menor RCS e sistemas eletrônicos mais atualizados.

jf-17_thunder_mar-1_missile_launch

 

Esta variante está customizada para operar armas BVR e WVR de última geração produzidas pelos fabricantes chineses. Não há informações sobre o interesse da Nigéria por mísseis anti radar, porém ressalta-se que o JF-17 B2 já possui integrado aos seus sistemas de armas inúmeros modelos de armas ocidentais dentre as quais supõe-se a sua capacidade em operar os Misseis anti radar MECTRON MAR-1 de produção brasileira.

JF_17_Thunder_Pakistan_Air_Force_PAF_C_802_A_Anti

 

Segundo os críticos de defesa, o JH-17B2 é uma aeronave de caça que em nada deixa a desejar aos caças Mirage 200 -9 e F16 Block 52,SAAB Gripen CD, F 18 CD, MIG 29 SM e HAL Tejas. A aeronave supera com folga as capacidades dos caças de terceira geração Chengdu F-7 Airguard igualmente procedentes da China e que estão em seu inventário.

Ao firmar este importante contrato com este país africano a China se emplaca como um importante player no continente, países como  Egito, Sudão, Líbia entre outros podem seguir a Nigéria na aquisição de sistemas de armas de procedência chinesa, ampliando a atuação da pujante indústria de defesa da nação asiática que começa a despontar entre os players mundiais exportadores de sofisticados sistemas de defesa.


shared on wplocker.com