Chefe de governo da Áustria adverte contra UE procurar o colapso da economia da Rússia

Chanceler austríaco Werner Faymann


O  chefe do governo da Áustria criticou, neste sábado, seus colegas dos países da União Europeia, que estão pedindo sanções mais drásticas contra Moscou, fazendo um aviso contra forçar um colapso da economia russa.

Um dia depois de uma reunião de membros da União Europeia, no qual o chefe polonês do Conselho Europeu, Donald Tusk, apelou pela continuidade de ações fortes contra a Rússia, por causa da atuação do país no caso da Ucrânia, o chanceler austríaco Werner Faymann lançou uma nota de advertência.

“Eu não posso aprovar a euforia de muitos da União Europeia a respeito do sucesso das sanções contra a Rússia. Não vejo nenhum motivo para comemorar. Não sei por que deveríamos estar satisfeitos se a economia da Rússia entrar em colapso”, disse Faymann ao jornal Oesterreich.

“Nós estaríamos serrando o galho onde estamos sentados se erguemos um novo muro contra a economia da Rússia”, afirmou o social democrata, que lidera a coalisão do governo da Áustria, em suas considerações, divulgadas antes da publicação do domingo.

Seu porta-voz confirmou seus comentários.

Faymann justificou as primeiras sanções como “um passo de autodefesa”, mas acrescentou: “Nosso objetivo não pode ser apertar as sanções”.

As sanções da União Europeia causaram queda no preço global do petróleo, dando um duplo golpe na economia russa. Mas diferenças entre membros da UE está dificultando a manutenção de uma frente unida.

Faymann disse que havia feito um chamado para negociações de paz com a Ucrânia quando ele falou recentemente com o presidente russo, Vladimir Putin.

“Nós temos de tomar a frente usando o nosso papel neutro no próximo ano e pressionar pelas negociações de paz”, disse ele ao Oesterreich.

REUTERS

Fonte: Terra

27 Comentários

  1. É sempre alentador ver quando voz solitária ergue-se da multidão, em renúncia ao conforto inconsciente da manada, ousando desafiar o pensamento único e o senso comum.

      • Acha mesmo patético que alguém não deseje a ruína de um povo? Ademais, a política de cerco promovida pelos EUA pode muito bem gerar uma espiral de hostilidades que descambe numa guerra nuclear. Você duvida? Estou certo que, como eu, muitos aqui desejam que a Rússia reaja e reequilibre a balança. Sobre a arrogância e agressividades de seus comentários, penso que a situação daquele que se guarda na condição de ANÔNIMO cria paradoxos interessantes: embora proteja sua IDENTIDADE, faz-nos ver muito mais de sua PERSONALIDADE, já que você, escondido atrás de um computador, poderá dizer o que bem quiser. Aqui, seus riscos serão pequenos, e o maior deles talvez seja, pela força das palavras, um desagradável encontro com seu eu interior.

      • Poesias nada mais , perdi esta capacidade de digerir sonhos e poesias utopicas , caminhe por uma area minada utilizando vacas como detonadores e sua vida de ilusoes vira poeira , com a cabeça limpa ,sem utilizar toxicos para encoraja-lo ,ai conversamos , bebeh !

    • Yanks NAO TEM MAIS OURO DESDE 1934

      US-Army nao passa de um Exercito de Aluguel

      da NEW WORLD ORDER

      Moral da Historia Russia e um Nacao

      nao um Pais que Alugado sem soberania ,

      So quem viven na Disney da Ilusao nao ver isso

      Vamos ver ate quando Yanks vao pindura como a Segunda Economia do Mundo

      VEJA O VIDEO A BAIXO QUANDO , federal reserve diz QUE NAO TEM OURO PARA SUPORTA O DOLLAR DESDE 1930

      https://www.youtube.com/watch?v=Pl305N56CGY

  2. A imprensa brasileira está comemorando as sanções contra a Rússia. A Globo News só faz reportagem eufórica sobre as sanções contra a Rússia.

    A própria imprensa não informa que as ações da Europa e EUA que está prejudicando a economia da Rússia.

    Mais ou mais tarde a Rússia vai se recuperar., pois o país já enfrentou crise pior que isso e saiu numa boa.

    • Os russos não negociam sua soberania,não exitam em responder a qualquer ameaça ao seu Estado ,quanto a Globo é o mesmo padrão de sempre.

    • BobSap,
      correção: Não é a “imprensa brasileira” que está comemorando, é a “imprensa implantada no Brasil”, pelo império do norte, que está comemorando…

    • A imprensa ” brasileira ” é americana até o ultimo fio de cabelo. Ela foi pensada por americanos e é administrada por gente que sempre preferiu o estado americano, mesmo quando houve e há diferenças com o Brasil. Não é de se estranhar.

      • Nos principais veículos, naqueles de maior alcance – em destaque a televisão – raras vezes vi os reais problemas brasileiros serem abordados. Vemos, via de regra, assuntos emocionais ou de pouca relevância; quando abordam assuntos de interesse, o fazem de modo inexplicavelmente superficial. Serão burros ou desinformados? Não existe outra razão que explique tanta omissão. Parece claro trata-se de fidelidade a interesses externos.

      • “raras vezes vi os reais problemas brasileiros serem abordados”

        Acho que não entendi seu comentário.

        Pois eu vejo na globo e em outros canais serem abordados, todos os dias, problemas reais brasileiros como segurança, saúde, educação, saneamento básico e corrupção.

        Quais problemas mais reais que estes?

      • “Pois eu vejo na globo e em outros canais serem abordados, todos os dias, problemas reais brasileiros…”
        Você vê discutirem na Globo os REFLEXOS dos reais problemas brasileiros.
        Quando você já viu especialistas reunirem-se na Globo para discutir o salário de nossos professores, compará-los aos dos países desenvolvidos e estudarem soluções para o problema? Quando você já viu debaterem os baixos salários das nossas polícias e estudarem reformas radicais a serem consideradas para as mesmas? Quando já viu relatarem descalabros como raposa Serra do Sol sem que os vissem pela ótica das ONGS que infestam a região? Já viu na Globo uma discussão séria sobre as consequências de tais reservas de fronteira para a Segurança Nacional? A discussão sobre os transgênicos, na época, foi hilária: em vez de considerar a questão da SOBERANIA ALIMENTAR, desviavam o foco para bobagens do tipo “comer transgênicos faz mal?” Já viu a Globo denunciar a devastação que a ALCA causaria em nossa cadeia produtiva na época em que faziam tanto lobby em favor do nefasto acordo, felizmente engavetado? Poderíamos passar a noite aqui, citando outros exemplos…

      • Caro Julio, concordo que a imprensa brasileira sirva aos interesses americnos.
        Mas assito o canal globonews e frequentemente eles convidam entrevistados anti-americanos. Pensadores, políticos e filósofos de esquerda, inclusive críticos dos Estados Unidos.

        Esses dias foi entrevistado um jornalista americano que dizia as mesmas coisas que são escritas aqui no blog, que os americanos vivem de provocar guerras para sustentar sua indústria militar, por exemplo.

    • Comentario leviano , a imprensa divulga sim as consequencias das sançoes ,eu nao li nenhuma comemoraçao da imprensa nacional , publico os sites que contenham estas comemoraçoes ,assim poderiamos tirar duvidas e verificar o contexto das materias ,do contrario se cale !

  3. O colapso da economia Russia esta sendo exagerado. Economia em colapso, desde 2008/9 sao os EUA, onde os ultimos dados economico do FED revelam que 48% dos norte Americanos de 25 anos de idade estao voltando a viver na casa de seus pais, por que ou estao desempregados, ou se empregado, o salario que recebem nao e suficiente para pagar aluguel. 30% das pessoas de 30 anos estao na mesma situacao. A recuperacao economica nos EUA e desinformacao. O unico setor economico que esta bem e o setor especulativo financeiro, por causa dos trilhoes de dolares digitais que o FED distribui para os Bancos jogarem na Bolsa de Valores,Tambem em colapso e a economy,ia Europeia, cuja situacao depressive desde 2008 esta se agravando como consequencia de seus governos obedecxerem Washington em adotar sancoes contra Russia. China pode absolver as exportacoes russas. O problema e que o mundo capitaslista como um todo esta se afiundando numa depressao economica que se agiganta. E isto afeta China, que nao podendo exportar reduz importacao O discurso desse politico austriaco, so e uma manifestacao do descontentamento que existe em Europa, Alemanha, Holanda e Austria, em particular com a politica agressiva dos EUA contra Russia, porque essas sancoes afetam negativamente setores da economias destes paises.

    • Enquete: Quem mandou o JOJO vir aqui deitar sua já conhecida falação anti-EUA e pró-Rússia/China ou qualquer coisa que se denomine antiamericana:

      a) Jim Willie

      b) Paul Craig Roberts

      c) Ambas as alternativas

      • Enquete: Quem mandou o HMS_TIRELESS vir aqui responder sempre quando o JOJO expõe uma opinião pertinente ou uma informação que não temos conhecimento:

        a) Capital Americano Status Quo

        b) Capital Europeu Status Quo

        c) Capital Sionista Status Quo

        d) Ambas as alternativas.

      • Ao menos não é a grana surrupiada pelos petralhas na Petrobrás, os famosos 3% conforme vem sendo descoberto pelo juiz Sérgio Moro na operação lavajato….:D

    • JOJO,

      A China não tem condições de absorver, sozinha, tudo o que a Europa consome atualmente… Para tanto, ela precisaria crescer de modo a ter a capacidade de consumo da Europa somada a sua capacidade atual, o que somente seria possível em prazo maior… E mesmo assim, é óbvio que os russos querem expandir seus mercados para além da Asia; ainda mais agora…

      Aliás, no mundo economicamente integrado de hoje, todas as grandes economias são insubstituíveis… Se uma delas quebra, o efeito cascata seria inevitável…

    • Nao senhor jojo ,a china nao pode e nao quer absorver todas as exportaçoes russas , para ela fazer isto ,as naçoes que exportam commodites e industralizados para a china como faz a russia ,teriam que abrir mao de suas balanças comerciais ,teriam que aceitar apenas importar da china ,abrindo mao do equilibrio de suas balanças e nao exportar para os chineses , seria como o brasil aceitar que a china subistutua seu minerio por minerio russo , sua soja por soja americana e continuasse importando os produtos chineses ,sem se preocupar com o desempenho do superavit , entao por favor nao enverede por caminhos que nao conhece , SE CALAR NESTE CASO EH MENOS VERGONHOSO !

      • RR e Terapode sou obrigado dar as maos a palmatoria e dizer que errei sim qdo disse que China teria condicoes de absolver as exportacoes russa., quando no proprio texto que escrevi, disse que China esta reduzindo importacao. quanto ao Tireless, nao nego que leio e uso as informacoes que encontro nos textos e entrevistas de Dr Roberts, e Jim Williie, e tambem no Zero Hedge e no x22 report, mas nao e so eles.Global Research, Asia Times, Gerald Celente, Goldseeker, Prudential Bear, Silver Oracle, Gold eagle, Bob Kylbe, Antal Fekete, Andrew Maguirre etc etc…A lista e grande.

  4. Amigos,

    Não creio que os europeus queiram de fato a derrocada economica da Russia…

    A Russia de hoje se converteu em um mercado consumidor importante para a Europa, consumindo bens e serviços que esses países oferecem aos russos. E ha um evidente limite nessa imposição de sanções, e ele passa pelo prejuízo que as empresas que tem negócios na Russia podem vir a ter.

    Da mesma forma, a industria russa atualmente não tem como se desprender desses bens e serviços, que se configuram na forma de maquinário de alta tecnologia, produtos manufaturados, algumas commodities, investimentos, etc… Até seria possivel no médio prazo, mas não sem grandes rearranjos na economia russa…

    Em suma, essa é uma situação que não interessa a ninguém, posto ser uma conta que ninguém quer pagar… Assim sendo, creio que essa situação não irá muito mais longe…

  5. O simples fato de alguém se levantar e mostrar descontentamento diante da obediência burra e cega aos EUA é digno de louvor! E como citado no texto… não é só esse aí… ao perceber que alguém mais teve coragem, outros também vão se achegando para compartilhar este ponto de vista!

    A Rússia é capaz de sobrepujar essa crise!? Acredito que sim… eles definitivamente são muito resilientes, e nós não sabemos realmente muita coisa sobre os “ázes” guardados para tempos de crise… ao contrário dos EUA e Europa, que sempre se dizem ricos e com a mesa farta, os russos são bem comedidos com relação à isso!

    Talvez por isso sempre apostem que eles vão se dar mal, e eles sempre conseguem seguir em frente!

    O pior é que durante a União Soviética a OTAN tinha que enfrentar a Rússia e uns caquinhos em volta, nada assim tão difícil… mas hoje, há outros países buscando “potencializar” suas capacidades, como China e Índia que, numa eventual crise militar, complicariam muito todo o cenário da guerra!

    A Rússia hoje não é a única potência a deter a dominação mundial americana, e essa balança não tem mais apenas 2 pratos agora!

    Ao que me parece o que a Rússia sempre quis foi fazer parte do jogo econômico normal como todo mundo… mas os EUA sempre teve receio de perder muita influência caso as pessoas comecem a conhecer a Rússia, e ver que não é o “Bicho Papão” da propaganda americana! E quem só tem reagido por que tem sido acuado e perseguido ao longo de décadas!

    Não há inocentes na história das grandes nações. Todas têm capítulos manchados de sangue, inclusive dos seus cidadãos, e com a Rússia não é diferente!

    Mas ferrar com a economia Russa é ferrar com a economia mundial, talvez numa tentativa patética dos EUA de retomar o controle da situação propondo, mais uma vez, soluções segundo a sua agenda!

  6. Dificilmente a Europa vai recuperar os espaço que perderam no mercado Russo. Nunca mais a Europa vai recuperar a confiança dos Russos.

Comentários não permitidos.