Organização para Cooperação de Xangai prepara expansão

Irã, India, Paquistão, OCX, Organização para Cooperação de Xangai

A questão da expansão da Organização de Cooperação de Xangai (SCO, na sigla inglesa) vai para além da conjuntura e de obstáculos artificiais, afirmou o secretário-geral da organização, Dmitri Mezentsev, depois de uma reunião do Conselho de chefes de governo dos Estados membros da SCO em Astana.

Esta organização regional inclui a Rússia, a China, o Cazaquistão, o Tajiquistão, o Quirguistão e o Uzbequistão.

Na reunião participaram também delegações de países observadores: Irã, Afeganistão, Índia, Mongólia e Paquistão. Isso refletiu o seu crescente interesse em cooperação com a SCO, acredita Dmitri Mezentsev. Ele frisou que existem três pedidos formais de admissão na organização de novos membros: da Índia, do Paquistão e do Irã.

“As candidaturas estão sendo examinadas. Estou convencido de que o grupo de trabalho de peritos em expansão, que foi criado há dias, irá se reunir em 25 de dezembro na sede da organização em Pequim. Ele irá considerar as aplicações recebidas desses países. Há também pedidos de estatuto de observador e de estatuto de parceiro de diálogo. A interação com os observadores está se tornando cada vez mais intensa. Trata-se das áreas de segurança regional, cooperação cultural, humanitária, econômica e comercial. Isto agrada-nos, é um importante indicador da nova qualidade de posicionamento da SCO”.

A inclusão da Índia, do Paquistão e do Irã significaria automaticamente também a expansão do clube de potências nucleares que participam na Organização para Cooperação de Xangai. O diretor do Clube de Negócios da SCO, Denis Tyurin, chamou a atenção para esse fato:

“Atualmente, a SCO inclui apenas a Rússia e a China como possuidores de armas nucleares. A adesão da Índia e do Paquistão faz da Organização para Cooperação de Xangai uma plataforma séria, na qual podem ser tomadas novas decisões comuns para fortalecer o regime de não proliferação nuclear”.

Denis Tyurin observou que vários observadores estão muito preocupados com o problema da região de Caxemira, que ensombra significativamente as relações indo-paquistanesas e irá sobrecarregar a agenda da SCO. Entretanto, o próprio perito acredita que a adesão da Índia e do Paquistão à Organização para Cooperação de Xangai como membros de pleno direito pode dar-lhes uma chance adicional para encontrar novas abordagens para resolver este problema antigo.

A expansão da SCO de 6 para 9 países após a adesão da Índia, Paquistão e Irã vai mudar substancialmente o mapa geopolítico da região e do mundo, acredita um membro-correspondente da Academia de Ciências da Rússia, Guennadi Chufrin:

“A SCO já hoje é uma organização muito influente no mundo. Ela define, essencialmente, o clima político e econômico no espaço euro-asiático. A admissão de novos membros permitirá expandir significativamente a componente econômica da Organização, principalmente devido ao desenvolvimento dinâmico da Índia.

Está se intensificando também a cooperação energética, devido ao potencial de petróleo e gás do Irã. Politicamente, as novas possibilidades da SCO são ainda mais significativas. Em particular, graças ao papel do Paquistão na luta contra o terrorismo e na resolução do problema afegão. Em geral, podemos esperar, sem dúvida, um reforço significativo da autoridade da SCO no mundo como uma grande organização regional”.

Espera-se que a Índia, o Paquistão e o Irã possam ser admitidos na Organização para Cooperação de Xangai no verão de 2015, na cúpula da organização em Ufa (Rússia). Todas as questões jurídicas relacionadas com a expansão desta organização foram totalmente resolvidas na cimeira da SCO em Dushanbe, em setembro deste ano.

 Fonte: Voz da Rússia

12 Comentários

  1. Esse ambiente de integração é apenas um indicativo de que a Russia não segue para a ruina como afirmou um emocionado simpatizante americano. São fatos como esse que mostram como devem se preocupar paises estagnados em diversos aspectos, desde o economico até o populacional. Para quem é de fato capitalista ter possibilidade de estar num mercado de bilhoes é muito melhor que um mercado de milhões, e encontrar barreiras para entrar nestes mercados deveria ser uma preocupação estratégica daqueles que pensam o capital.

  2. Nossa hein! O puro creme do milho: Rússia, a China, o Cazaquistão, o Tajiquistão, o Quirguistão e o Uzbequistão.

    E não é só isso! Agora também contamos com: Irã, Afeganistão, Índia, Mongólia e Paquistão.

    Ouvi dizer que outros países também demonstraram interesse, como a Venezuela, Bolívia, Cuba, Nicarágua, Somália e o Haiti.

    Triste demais…

      • Pobreza e riqueza são questões que transcendem apenas o que alguém tem em sua conta bancária. Coitadismo comigo não!

        Miséria (seja ela econômica, moral ou cultural) será sempre algo desprezível não importa a origem.

      • Filosofamos como dois monges, um tibetano e outro chinês, para tratar do conceito coitadista que você passa em sua adjetivação a esses paises, que nada tem de miseraveis, Diferentes visões sobre o que ou quem pode ser considerado miseravel a partir de uma expressão de pouca grandeza. Sds

      • “Triste é ser mendigo arrotando caviar, ou ser rico comendo caviar e desprezando sua origem.”
        —————–

        Isto é a pura verdade,
        E além de triste é algo profundamente medíocre, sua frase descreve bem algo chamado “pobreza de espírito”…

  3. O gasoduto Nabucco deles fracassou. O de Putin ganhou. Ponto final. Chama-se “capitalismo”. O “ocidente” que aprenda: capitalismo dói.

  4. Guga antes de sair por ai falando inverdades você deveria se informar melhor sobre os países que compõe esta organização, Irã, Mongólia, Cazaquistão, o Tajiquistão e o Quirguistão consubstanciam-se em países riquíssimos em termos de recursos naturais variando de petróleo a urânio, ainda que não contem com o grau de desenvolvimento de uma Europa, mas são países milenares que possuem muitas riquezas culturais.

    Você também deve analisar que a união destes países representam quase 1/3 da população mundial, população esta que necessita de investimentos básicos, assim como necessitam de proudtos que para nós ocidentais são comuns como uma geladeira ou uma televisão de lcd, ou um simples fogão a gás.

    Desta forma se voce raciocinar direito verá que economicamente e geopoliticamente é muito mais interessante se dedicar a uma nova formação de cooperação que aglutine países que necessitam de investimentos com países que podem fornecer estes investimentos do que ficar fazendo reunião de G8, ou se discutindo o sexo dos anjos nas cúpulas da UE.

    Ou você acha que a china embarcou nesta pelos lindos olhos azuis do Putin, todos ali tem interesse seja em fornecer a tecnologia, seja fornecer recursos financeiros, seja reafirmar ou expandir sua zona de influência.

    Da mesma forma, você acha que apolítica americana de pivo para Asia está relacionada ao que?

    O denominado pivo para asia esta relacionado exatamente ao domínio deste imenso mercado consumidor. bem como ao imenso mercado fornecedor de matérias primas, se você pesquisar um pouco no google, você verá o tamanho das reservas naturais destes países e as enormes potencialidades de comercio ali existentes.

    As vezes temos de enxergar nas entrelinhas e não fazer uma análise superficial das coisas, os interesses geopolíticos e estratégicos passam muito longe de análises simplistas e superficiais.

  5. Apenas para citar a potencialidades desta região cito a Mongólia, onde a China já descobriu e esta explorando uma reserva com 51 bilhões de toneladas de carvão, bem como esta em andamento a exploração de uma reserva de 10.000 toneladas de urânio também com os chineses, por outro lado a Mongólia necessita expandir sua base energética estando em planos a construção de 10 usinas nucleares pelos russos, sem contar que pela sua posição geográfica Mongólia e altamente estratégica pois esta localizada no centro da Asia, e muitos dos gasodutos projetados pela Rússia passarão pelo território mogol.

    Só para você também ter ciência a Mongólia tem uma reserva já prospectada de 800 bilhões de toneladas de xisto e os EUA estão fazendo o possível e o impossível para assumir a exploração destas reservas.

    Desta forma, a necessidade das grandes potencias de expandir sua base comercial e premente, seja para captação de recursos naturais, seja para exportação de seus produtos, serviços e tecnologias e no atual cenário, a região onde está se formando a SCO e um novo Eldorado, pois consegue unir a um só tempo, países fornecedores de matérias primas, de serviços, tecnologias, de produtos industrializados bem como de um gigantesco mercado consumidor.

    De forma que o fortalecimento da SCO é um duro golpe as pretensões americanas e europeias de expansão a Asia.

  6. Vejam o que esta vindo por ai Colapso do Petro Dólar e para piorar a natureza não esta dando trégua veja este videos sera que dar para estes países se levantarem???

    P.C. Roberts em previsões do panorama internacional em 2015
    Paul Craig Roberts com impressionantes predições para 2015

    – A qualquer tempo o Ocidente pode entrar em colapso

    Hoje King World News conversou com o homem que o ex-presidente Ronald Reagan chamou para ajudar a salvar os Estados Unidos, quando os EUA estavam no meio da década de 1980 em pânico. Dr. Paul Craig Roberts dá uma parte de suas previsões fascinantes para 2015 abaixo e também emitiu oaviso sinistro que o Ocidente pode entrar em colapso a qualquer momento.

    Eric King: “Dr. Roberts, quais são as suas previsões para 2015? Quais surpresas estão na nossa frente no próximo ano?”

    Dr. Roberts: “A qualquer momento a casa ocidental de cartões pode entrar em colapso. Ele (o sistema financeiro) é um castelo de cartas. Não existem fundamentos econômicos que sustentam os preços das ações – o Dow Jones. Não existem fundamentos econômicos que suportam o dólar forte ..

    “Para ter um mercado de títulos em que os compradores de títulos têm de pagar uma taxa para ter uma taxa de juros real negativa não faz sentido. Quando você compra um título que você está recebendo automaticamente de volta menos do que você pagou por ele. Que sentido faz ? que fazem quando a dívida dos Estados Unidos está explodindo e quando a oferta de dinheiro está explodindo não faz nenhum sentido em tudo há mercados americano faz qualquer sentido -. eles são (todos) fraudados.

    Eu acho que (em 2015), o mundo vai começar a ver o realinhamento de poder à medida que se afasta do Ocidente em relação à Rússia, China, Índia, os BRICs, e Estados que aliado com eles, como os países da América do Sul que estão cansados de Americano imperialismo. Você verá uma mudança no equilíbrio de poder que será desfavorável para Washington “.

    * Petrolapso

    Indústria de petróleo do Mar do Norte ‘à beira do colapso ”
    Por Ben Rei Economia repórter, BBC News
    Indústria de petróleo do Reino Unido está em “crise”, como os preços caem, um líder sênior do setor, disse à BBC.
    As companhias de petróleo e prestadores de serviços estão cortando pessoal e investimento para economizar dinheiro.
    Robin Allan, presidente da Associação Brindex dos exploradores independentes, disse à BBC que a indústria estava “à beira do colapso”.
    Quase não há novos projetos no Mar do Norte são rentáveis ​​com petróleo abaixo de US $ 60 o barril, ele afirma.
    “É quase impossível ganhar dinheiro com esses preços do petróleo”, o Sr. Allan, que é diretor da Premier Oil , além de presidir Brindex, disse à BBC. “É uma enorme crise.”

    * Vídeo: Geopolítica do Mundo e 3ª Guerra – Fim da América – Petro Dollar, não há uma solução

    http://www.livreimprensa.com.br/video-geopolitica-do-mundo-e-3a-guerra-fim-da-america-petro-dollar-nao-ha-uma-solucao/

    Signs Of Change The Past Week Or So December 2014 (10)
    https://www.youtube.com/watch?v=9sEEJ2OCpVo

    • Paul Craig Roberts, o PHA americano, faz essa previsão todo ano. Não é à toa que os meios de comunicação locais não lhe dão mais atenção. Apenas a esgotosfera e imprensa russa ainda dão espaço para tão senil senhor.

  7. Essa expansao ja foi programada para 2014. Parece-me que ela se expande em velocidade do bicho preguica senao na do caranguejo andsando para tras. Na verdade, China e Russia estao se arrastando lentamente, parece-me que as classes dirigentes desses dois paises estao recipiados com as consequencias militares de querer desafiar a hegemonia do imperio norteamericano.

1 Trackback / Pingback

  1. Organização para Cooperação de Xangai prepara expansão | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.