“Esses 50 anos mostraram que isolamento não funcionou”, diz Obama sobre Cuba

O presidente dos EUA, Barack Obama, anuncia uma mudança na política em relação a Cuba em discurso na Casa BrancaDepois de mais de 50 anos de ruptura, os Estados Unidos e Cuba iniciam a retomada de relações diplomáticas, informaram ambos os países nesta quarta-feira (17).

“Pretendemos criar um novo capítulo nas relações entre os países”, disse o presidente norte-americano, Barack Obama, ao abrir o seu discurso.

Ele destacou que a barreira ideológica e econômica entre os dois países, desde 1961, não faz mais sentido, em referência ao regime socialista da ilha. Obama citou que o país “deve se preocupar com ameaças reais, como os grupos extremistas Al Qaeda e Estado Islâmico”.

“Esses 50 anos mostraram que o isolamento não funcionou, é tempo de outra atitude”, frisou Obama. No seu discurso, Obama usou expressões em espanhol. “Os cubanos têm um ditado: ‘No és facil’, ou ‘não é fácil’, mas hoje os Estados Unidos querem ser um parceiro no sentido de tornar a vida dos cubanos comuns um pouco mais fácil, mais livre, mais próspera”, disse. “Todos somos americanos”, concluiu em espanhol.

Ao mesmo tempo em que Obama anunciava a retomada de relações com Cuba, o presidente da ilha, Raúl Castro, falava aos cubanos. Em Havana, o líder destacou que o governo concordou em restabelecer as relações diplomáticas e que havia proposto aos EUA “a adoção de medidas neutras baseadas nas leis cubanas” neste processo.

Castro enfatizou, entretanto, que “há ainda muito trabalho a ser feito”. “O embargo continua por enquanto, causando prejuízos enormes ao nosso povo. Isso precisa acabar.”

Obama e Castro já haviam conversado mais cedo nesta terça-feira (16) por telefone para discutir os planos da libertação do cidadão norte-americano Alan Gross, um agente de inteligência e de três cubanos presos nos Estados Unidos.

Entre as mudanças previstas, estão o relaxamento no fluxo de comércio, com o aumento do valor de dinheiro que pode ser enviado dos EUA para Cuba, bem como a facilitação de viagens de cidadãos daquele país à ilha.

Os EUA planejam também abrir uma embaixada em Cuba como parte de seus planos para normalizar as relações com o país de Castro. Obama designou o secretário de Estado, John Kerry, para iniciar negociações imediatas com Cuba.

A suspensão do embargo econômico à ilha dependerá, lembrou Obama, da aprovação do Congresso de seu país. O político pediu que a Casa inicie um debate “honesto” e “sério” sobre o tema. Em 1960, os Estados Unidos impuseram um embargo comercial contra Cuba – o adversário da Guerra Fria mais próximo de sua costa.

Libertação de presos

Cuba soltou o norte-americano Alan Gross, 65, após cinco anos de prisão. Após ser preso em 3 de dezembro de 2009, o norte-americano foi condenado a 15 anos de prisão em 2011 pelo que o governo cubano descreveu como “ações contra a integridade territorial do Estado”. Ele sofre de diabetes e teve suas condições de saúde agravadas com a prisão.

Cuba também está libertando um agente de inteligência norte-americano detido por quase 20 anos.

O governo dos Estados Unidos libertou três agentes de inteligência cubanos, presos desde 1998: Gerardo Hernandez, 49, Antonio Guerrero, 56, e Ramon Labañino, 51. Dois outros foram libertados antes de cumprirem a sentença toda: Rene Gonzalez, 58, e Fernando Gonzalez, 51. No entanto, segundo o “New York Times” apurou com fontes diplomáticas americanas, essa não foi uma “troca de prisioneiros”. (Com agências internacionais).

Fonte: UOL

17 Comentários

  1. Muitos aqui, no Brasil, alem de desancar o Obama num de seus raros momentos de estadista, irão afirmar o contrario.

      • Em diversos aspectos meu caro, o primeiro o reconhecimento do fracasso da politica estado que dava munição a diversos adversários americanos no campo do discurso hipocrita. Com isso os states retiram, um pouco é verdade, as motivações do oposicionistas mundiais. Outra faceta que está muito bem posta, por motivos que todos os lados podem buscar razões para justificar pendendo para o lado a ou b, é a estratégia geopolitica que se cria com essa aproximação. Ainda que tenham posições politico ideologicas de estado bem diferentes, isto obriga ambos os lados a um “pragmatismo” que certamente trará muitas responsabilidades a ambos, e nesse caso a um maior beneficio geopolitico aos States com um beneficio gigante economico a Cuba. Alem de outras coisas menores mais não menos importantes que é a questão humana desse povo Cubano, tanto interno quanto residentes nos states que se obrigarão acse distenderem. Por que você não acredita que esse regime resistiu a tantos anos, tendo o gigante economico lhe emparedando apenas por força de dois irmãos “irrasciveis” se não tivessem apoio popular. Isso é o pensamento daqueles que creêm que tratar coisas com incoêrencia é sucesso garantido para cidadãos tratados para alienação. Mas isso não resiste ao menor pensamento racional. Sds.

  2. 2014 realmente está sendo uma grata surpresa! Mal posso esperar por 2015!
    Vejamos:
    A Rússia tacando terror na OTANzinha!
    O Aégis passando vergonha no mar Negro!
    E agora a frase perfeita: “Esses 50 anos mostraram que o isolamento não funcionou, é tempo de outra atitude”

    Pois é seu Obamba! Será que esses 50 anos servirão pra mostrar pra sua administração que isolar a Rússia também não vai funcionar (como não está funcionando)? 😀

    De qlq forma, parabéns pela iniciativa! E parabéns pelo Brasil que acreditou no relacionamento com ‘a ilha prisão dos irmãos Castro’ hahahahahahaha

    Eu me divirto muito!

    Agora é esperar pela reportagem da iluminada revista Veja e seus pingos nos is!! Ooooooh 😀

    • “A Rússia tacando terror na OTANzinha!”

      A Rússia está se afundando, isso sim.
      E ainda terá cuba se aproximando dos EUA, menos um aliado.

      • Meu caro, para sermos mais precisos, acontecendo o que você prenuncia, um afundamento da Russia levará junto muitos países, inclusive os suicidas da Europa que estão a duras penas tentando sair do fundo do poço. Sds.

    • Warpath sempre respeitei e respeitarei sempre os seguidores do blog mas tu esta me tirando do cerio vai querer comparar Cuba um pais com reservas petroliferas imensas com tecnologia de alta qualidade com poder de impor-se a qualquer um, com Russia uma ilha sem expreção,que se diga de pasagem que chegou a esta cituação por motivos de embargos PENSO EU DE QUE OS EUA SÓ ESTÃO TOMANDO ESTA ATITUDE PARA ENFRAQUECER A POSIÇÃO RUSSA NA AMERICA NÃO É RECONHECIMENTO DE QUE ERROU É SÓ MAIS UMA TENTATIVA DE ENFRAQUECER A RUSSIA DERIAM TER RECONHECIDO ESTE ERRO A MUITO TEMPO ATRAS NÃO ACREDITO EM RECONHECIMENTO DE ESTRATEGIA SÓ EM MUDANÇA DE ESTRATEGIA NO MOMENTO A ATITUDE BRASILEIRA PARECE SER ACERTADA MAS SÓ O TEMPO O DIRA E O TEMPO FALARA EM CURTO ESPAÇO. fui ironico no começo de meu comentario espero que tenha me entendido pois pois tenho o maior respeito pelos seguidores do blog.

  3. CUBA LIVRE !!!!

    agora vamos ver o chororo dos ajoelhados intelectuais

    o bloqueio comercial ainda vai continuar pois se acabar muito rápido aquele lugar chamado Miami vai ficar vazio
    os estados unidos sabem que se deixarem cuba faz igual a china se fortalece militarmente e economicamente pois seu povo trabalha junto

    os coxinhas falam assim vai para cuba e ai o Obama fala assim os americanos vao para cuba pois desse maneira é que cuba vai mudar !!!!

    rsrsrs esta vendo como vocês não sabem nada de geopolítica

    o futuro é vender apartamentos no litoral de cuba , Miami vai falir !!!!

    xora coxinhas faltou o lucena para dixavar os caras agora ,

    • Se cancelarem os embragos e Cuba começar a se armar contra os Estados Unidos os embargos voltam e Cuba quebra de novo. É óbvio.

      E se forem estabelicidas boas relações com Estados Unidos qual o interesse de Cuba em se armar contra americanos.

      Cuba vai fazer igual a China. Quanta fantasia!

    • PÉ DE CÃO olhando deste seu ponto de vista lhe digo que MIAME não quebrara pode sim ter seu lucro diminuido mas ambos os litorais teram lucro um mais que o outro mas teram suas areas sempre valorisadas.

  4. Primeiramente a realidade: todo aquele discurso revolucionário de combate ao império norte americano cai por terra da noite pro dia, isso se o congresso americano assinar em baixo e levar adiante. E todos os bolivarianos, que demonizaram os EUA, agora acham bom sua amizade, pura demagogia. São a favor como se recebessem ordens de alguém de grau superior na irmandade do olho de ISIS. Más acredito que sim, o congresso americano vai aprovar, porque esses parlamentares fazem parte da irmandade e são financiados pelos grandes poderes financeiros mundiais, que no fundo são os verdadeiros arquitetos desse “ajuste de planos”. Já não acreditava nesse discurso revolucionário de Cuba e agora tenho certeza. Quando Fidel pretendeu derrubar Fulgêncio Batista, o primeiro lugar que ele recorre é os EUA seu rico e democrático vizinho, fazia sentido. Naquela época os aliados ocidentais venceram e todos os governos ditatoriais inspirados no nazi-facismo perderam a razão e foram substituídos por democracias nos moldes da Norte Americana. Dizem que os EUA não deram apoiaram Fidel e ele debandou para o lado da União Soviética. Porém, para mim, não foi bem assim. Acho que, ao Fidel, a irmandade propôs o controle total da ilha de Cuba. Em troca ele entraria para irmandade submetendo-se às suas deliberações vestindo a mascara comunista. Criando ambiente favorável aos negócios onde a ameaça comunista em seu quintal abre a carteira do contribuinte americano para indústria de armas. O antigo plano funcionou bem até agora. Afinal, o Fidel é da irmandade e não esconde. Nesse período tudo valeu, inclusive o controle da distribuição de drogas em grande escala, por narcoguerrilhas e políticos do tráfico, para submeter países. No BRASIL a matança advinda dessa guerra das drogas pode ter vitimado com a morte entre 500.000 a 1000.000 de brasileiros, desde os anos 60, além dos incontáveis viciados que produziu, constituindo em uma das maiores matanças dessas guerras fajutas entre o capitalismo e comunismo forjadas pela irmandade. Grande crime contra a humanidade.

    Em segundo um provável quadro futuro: se delineia um tratado de livre comércio entre a Europa ocidental e ex-países da cortina de ferro associados ao euro com os EUA . A América do Sul parece que vai ser incluída no bloco ocidental incluindo o mais problemático Cuba. Um bloco grande bloco ocidental, Américas, Europa Ocidental, tigres asiáticos e Japão com 2 bilhões de pessoas, parece surgir para fazer frente ao bloco oriental China, Rússia e Coreia do Norte com 2 bilhões de pessoas também. Os demais países servirão de palco de disputas para elevar a tensão. Os dois blocos entrarão em uma dança da morte que resultará na maior guerra da história onde menos de 400 milhões de pessoas sobreviverão para serem comandadas por um único governo mundial observados pelo olho de ISIS, fim dos países. Poderá parecer que os poderes que dirigem os dois blocos são rivais, más é só fachada, eles combinaram tudo.

Comentários não permitidos.