Renúncia de primeiro-ministro do Haiti agrava crise política no país

photo1B-307_203Protestos são realizados quase que diariamente contra adiamento indefinido das eleições; manifestantes pedem até renúncia do presidente Martelly
Caribe

Os protestos realizados no Haiti nas últimas semanas – e intensificados no final de semana – deixaram o saldo de um morto e provocaram a renúncia do primeiro-ministro do país, Laurent Lamothe, que se demitiu neste domingo (14/12). O cenário deteriora ainda mais a crise política vivenciada pelo presidente Michel Martelly, agravada pelo adiamento indefinido das eleições legislativas e municipais previstas para outubro e que tem provocado manifestações quase diárias na capital Porto Príncipe.

No domingo, os manifestantes desconsideraram o caminho previamente acordado com a polícia e seguiram para o palácio do governo, como parte da estratégia de pedir a renúncia de Martelly. Próximo à sede do governo, houve choque com a polícia comandada pela Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah) e os ativistas, como reação ao lançamento de gás de pimenta, atiraram garrafas e pedras contra os policiais e fizeram diversas barricadas na capital Porto Príncipe. Como resultado do conflito, um homem morreu.

A renúncia de Lamothe faz parte das orientações formuladas por um grupo de 11 notáveis haitianos designados por Martelly para tentar resolver a crise política no país. Além da demissão do primeiro-ministro, a comissão recomendou também a saída do Conselho Superior do Poder Judicial e dos membros do Conselho Eleitoral Provisório.

Os manifestantes são contrários às indicações do conselho de notáveis e pedem a renúncia do presidente e a libertação das pessoas detidas em protestos anteriores. Diversos ativistas permanecem encarcerados sob acusações de supostas ações de vandalismo, mas nunca foram julgados, tampouco acusados formalmente.

Eleições

Desde 2010 o país não promove eleições locais e municipais e a votação para o Senado está atrasada desde 2011. A lei eleitoral está bloqueada no Senado, há mais de seis meses por diferenças políticas entre governo e oposição.

Os mandatos de um terço dos senadores expiraram em maio de 2012 e, em janeiro de 2015, um segundo terço dos senadores e deputados ficarão sem cargos. O mandato presidencial se encerra em 2016.

Tanto a ONU (Organização das Nações Unidas), como o governo dos Estados Unidos, têm ressaltado a necessidade de que o processo seja conduzido antes que o Parlamento seja dissolvido, o que acontecerá em janeiro de 2015.

Fonte: UOL via NOTIMP

16 Comentários

  1. ”…Os mandatos de um terço dos senadores expiraram em maio de 2012 e, em janeiro de 2015, um segundo terço dos senadores e deputados ficarão sem cargos…”

    A ONU fracassou no Haiti,essa é a verdade, já passou da hora do BRASIL abandonar o comando dessa joça chamada Minustah,já se passaram 10 anos e o povo haitiano continua na miséria, e o pior privado da verdadeira democracia,pois alguns políticos estão se perpetuando no poder,sem eleições e tudo isso com a conivência da ONU !

    É triste mas o BRASIL não é do ”ramo’, não consegue nem dominar as favelas brasileiras com suas famigeradas UPPs, esta claro que não irá conseguir dominar a situação haitiana,e o pior que a cada dia mais refugiados haitianos aportam no nosso país,que infelizmente ”nada” pode fazer por eles !

    Vamos embora do Haiti ou deixar o comando da Minustah, já se passaram 10 anos e quase nada foi feito para esse glorioso povo haitiano !

    • [COMENTÁRIO EXCLUÍDO]
      Nota da Moderação:

      Serão consideradas transgressões graves e passíveis de punições as seguintes quebras de regras:

      3 – Inserção de comentários, com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência, que viole os direitos das crianças e dos adolescentes, que desrespeite a privacidade alheia ou ainda que possua conteúdo passível de ser interpretado como uma posição ou atitude de caráter preconceituosa ou discriminatória a uma pessoa ou a um grupo de pessoas.

      >Prática, indução ou incitação de preconceito quanto à origem, raça, etnia, sexo, orientação sexual, cor, idade, crença religiosa ou qualquer outra forma de discriminação.

      • E não é primeira vez!

        teropode 15 de dezembro de 2014 at 19:39

        Que oportunidade perdida , nenhum sniper por perto,kkkkkkkk,pior para o povao vira-lata !

      • mas nascimento a moderação mostrou que moderou ele
        e com os outros que a moderação não publica nada
        fica como se o outro aceitou o que foi escrito

      • Pelo que eu estou notando quando eles chegam a agir. É por que se extrapolou mais do que o aceitável a norma de convivência.

        Posso estar errado, se houver mais demonstrações de ódio será banido!

  2. o brasil tem que fazer um referendo no Haiti perguntando se querem ser um estado brasileiro ai sim o Haiti ficaria bom para se viver !!!
    eu compro um terreno no litoral daquele pais rs
    e com isso se resolveria deles virem para o brasil pois não precisariam mais vir pois ele sja seriam parte do brasil
    se os estados unidos usam esses métodos significa que sim da algum lucro de alguma forma
    pois esse papo de intervenção militar humanista so acredita a turminha da majoração
    a onu lucra com as desgraças planetárias e não ao contrario desde quando um capitalista coloca dinheiro a onde não retorna em nada apenas ajuda .
    acorda brasil

    • Eu tenho um grande respeito pelo povo haitiano,mas meu caro PÉ DE CÃO
      essa sua ideia do BRASIL propor um referendo para o Haiti se tornar um estado brasileiro só pode ser uma piada !

      O Estado brasileiro não consegue dar conta do BRASIL atual, quiça de um estado ultramarino no além mar como diriam os lusitanos! seria mais um problema para ambas as nações, mais uma fonte de corrupção de desvio de verbas públicas e por ai vai, isso sem falar no idioma nas culturas adversas e etc !

      • Amigo César Pereira, conhece aquele ditado popular de “Não se acende vela para defunto ruim”? Pois é! É o melhor a se fazer no trato das pérolas proferidas pelo comichoso canídeo. #ficaadica

      • cesar o brasil gasta valores iguais em educação, segurança publica ,e saúde iguais a de países de primeiro mundo
        o que acontece é que tem desvios do momento que sai ao chegar nas prefeituras governos e etc etal
        então o brasil pode sim o que ele quiser fazer nesse mundo não devemos nada para nnguem alias os outros povos que devem para gente pois tantos decendentes de fugidos de guerra que o brasil deu guarida !!!

        plebicito já para a anexação do Haiti

      • PÉ DE CÃO, entendo oque você disse,mas isso é impossível em momento algum o povo haitiano cogitou isso !

        E esse não é o papel do BRASIL, o Haiti é livre nós não temos soberania sobre ele para propor tal coisa, se cogitarmos tal coisa outros também o farão !

  3. Este país é vítima histórica da França e depois dos EUA. O povo haitiano conquistou a independência e a abolição da escravidão em 1804. Napoleão Bonaparte não perdoou a perda de dezoito generais em guerrilha époica liderada pelo escravo Toussaint L’ Ouverture, o “jacobino negro”.

    Nasceu condenada ao bloqueio, pois ninguém comprava nada, para lá niguém vendia nada, ninguém reconhecia. Por ter se tornado um paí livre o Haiti foi obrigado a pagar uma idenização gigantesca a França, que durou quase um século e meio. Foi o preço que a França impôs para dar o seu reconhecimento diplomático ao novo país.

    Mesmo assim continuou sendo o leproso das Américas. Thomas Jefferson (presidente do EUA) havia advertido, desde o princípio, que era preciso ´confinar a peste´ naquela ilha, porque dali vinha o mau exemplo’. E em 1915, os haitianos foram vitimas da gula dos EUA sendo invadidos. Em nome do governo Robert Lansing, explicou que a raça negra era incapaz de governar a si própria.

    Os Americanos ficaram 19 anos”. Foi extinto o Banco da Nação, que se converteu numa sucursal do City Bank, e os negros haitianos foram proibidos de entrar nos restaurantes e hotéis exclusivos dos gringos. Na prática, a escravidão retornou ao país.

    Sem conhecer o contexto histórico do Haíti estaremos a mercê da ignorância, preconceito e do ódio como os contidos nas declarações do deputado Marcos Feliciano diz que episódio bíblico pode explicar tragédias também no Haiti e até no Brasil.

      • Vou dar minha contribuição também meus caros Nascimento e PÉ DE CÃO, o Haiti deu asilo ao LIBERTADOR Simon Bolívar por um tempo inclusive sedendo-lhe um contingente de soldados negros para ajuda-lo na independência das colônias espanholas e libertação de seus escravos !

        Viva o povo haitiano,que Deus os proteja !

  4. O papel do Brasil no Haiti e vergonhoso do ponto de vista de quem luta contra o imperialismo. Foi papel de apendice. tropa auxiliar, jaguncos, janizaros para os gringos e franceses, as duas nacoes imperialistas que controlam economicamente o Haiti. Quando Duvalier jr se esgotou politicamente, os imperialistas substituiram-no pelo padre Aristides. creio um adepto da teologia de libertacao. Obviamente, Aristides. proximos das massas, nao foi capaz de servir os imperialistas, como antes o fazia Duvalier. Dai foi deposto. E o papel do Brasil, ONU, foi dar cobertura de legaliade para esse assalto imperialista contra o Haiti. Os EUA ate trouxeram tropas do Exercito de Kosovo, cuja especialidade e o trafico de heroina e mulheres brancas para protistuicao, para o Kosovo, obviamente para envolve-los no trafico de cocaina para Europa. Nunca teve nada progressivo na participacao dos militares brasileiros no Haiti. Quando muito serviu de meios de preparar o exercito brasileiro, para combater as populacoes faveladas. O “milagre economico” que surgiu no brasil no periodo Cardoso/Lula?Dilma acabou. A depressao economica mundial que comecou em 2008/2009 esta se agravando. China sem mercado exportador, esta reduzindo importacao. O regime dollar esta nas ultimas e Europa esta caminhando para se tornar uma America latina. Um Continente de Miseria. Entao O Brasil esta as portas de uma depressao economica. Sexta basica vai ser abolida. Miseria voltara as favelas. Descontentamento popular crescera. Policia Civil perdera controle e Exercito voltara as ruas. Agora estao mais preparados. A unica coisa util que serviu Haiti.

Comentários não permitidos.