Bolívia faz campanha por ‘boa forma’ de soldados e policiais

Soldados bolivianos | Foto: Reuters
Evo Morales reclamou da aparência dos soldados e policiais da Bolívia no início de dezembro

As forças armadas da Bolívia começaram a registrar seus soldados que estão acima do peso, depois que o presidente Evo Morales reclamou que muitos deles estavam fora de forma.

Autoridades militares dizem que irão monitorar o peso dos oficiais antes de exames profisionais, para associar a possibilidade de ser promovido à manutenção da boa forma.

O ministro de Defesa boliviano, Ruben Saavedra, disse que os soldados “precisam estar preparados, tanto intelectualmente quanto fisicamente”.

A polícia também proibiu que seus oficiais acima do peso usem uniformes até emagrecerem.

Responsabilidade

A decisão já pode estar trazendo bons resultados, ainda que inesperados.

Na cidade de Oruro, ao sul da capital La Paz, dois policiais que estavam à paisana por causa da nova ordem conseguiram prender ladrões em um mercado de rua, aparentemente porque não usavam uniforme.

No dia 2 de dezembro, Evo Morales afirmou que soldados e policiais que deixassem a forma física de lado não deveriam ser promovidos.

Ele disse ainda que manter a boa forma é uma “responsabilidade” das forças de segurança.

Militares e oficiais de polícia reclamaram da falta de equipamentos esportivos, que o governo está enviando para os quartéis e delegacias do país.

Fonte: BBC Brasil

11 Comentários

  1. Depois que Evo Morales chegou ao poder, a Bolívia passou por um crescimento econõmico espetacular, com uma taxa média de 5%. Em 2013, o avanço do PIB atingiu 6,8%. Em 2014 e 2015, segundo o FMI, será igualmente superior 5%… É percentual mais elevado da América Latina. E tudo isso com uma inflação moderada e controlada inferior a 6%.

    Em uma país onde mais da metade da população é de origem indígena, Evo Morales, é o primeiro índio a tornar-se presidente no decorrer dos últimos cinco séculos.

    Vai ver, é por isso que os policiais estão acima do peso!

    Como reconheceu até mesmo o Jô Soares! A Bolívia vai muito bem obrigado!

    • E apenas uma complementação ao que você diz meu caro Nascimento, de chamar a atenção. Esse país que vivia em crises constantes, subitamente passou a viver uma tranquilidade politica surpreendente, justamente após expulsarem de seu país cidadão americanos acusados de estarem a serviço da CIA e da desestabilização dele, e ainda mais interessante foi perceber que todos foram recebidos por nosso país, e que a partir daí a presidenta Dilma que ostentava niveis altos de popularidade começou a ter que enfrentar altas ondas de revoltas, apoiadas por suspeitos grupos economicos, que minaram a sua popularidade. Coincidencia ou não iniciando num periodo que se seguiria as eleições num país. que foi um dos maiores esteios das mudanças democraticas com tendecia esquerdista nas americas latinas sem apoio a golpes, como antes acontecia.

    • Li um estudo do BIRD se eu não me engano, que mostra uma tabela de dados com projeções até 2030.
      Se a Bolívia continuar crescendo nesse ritmo, o PIB boliviano pode superar o do Chile até lá.

1 Trackback / Pingback

  1. Bolívia faz campanha por ‘boa forma’ de soldados e policiais | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.