Relações EUA / Rússia estão em seu pior momento desde a Guerra Fria

Vice-ministro russo do Exterior, Sergei Ryabkov

Alexander Winning

A Rússia adotará contra-medidas se os Estados Unidos impuserem novas sanções contra Moscou por conta da crise na Ucrânia, disse o vice-ministro russo do Exterior, Sergei Ryabkov, neste sábado.

O Congresso dos EUA preparou novas sanções contra fabricantes de armas russas e investidores em projetos de alta tecnologia no setor petrolífero do país, mas o presidente norte-americano, Barack Obama, ainda precisa sancionar as medidas.

“Não poderemos deixar isso sem resposta”, disse Ryabkov segundo a agência de notícias Interfax. Ele não especificou quais contra-medidas seriam adotadas.

As relações entre EUA e Rússia vivem seu pior momento desde a Guerra Fria por conta da anexação da Crimea pela Rússia em março e pelo apoio do país aos rebeldes no leste da Ucrânia.

O Ocidente diz ter evidências claras de que a Rússia armou os rebeldes –acusação que Moscou nega– e juntamente com a União Europeia impôs várias rodadas de sanções econômicas contra indivíduos e grandes empresas russas.

A Rússia respondeu às primeiras sanções restringindo importações de alimentos de vários países ocidentais.

REUTERS

Fonte: Terra

3 Comentários

  1. Isto que e “Amor” no sentido Camonianoeagem. “e ter com quem nos mata lealdade”. Esse oligarcas russos reagem as agressoes gringas, nao tomam iniciativas.E com dor no peito que eles se veem forcados a tomar decisoes que podem ferir o Mundo Ocidental, mundo esse que eles fazem tudo, exceto abrir o anus, para fazer parte como parceiros, igual para igual. Sans chance! Em um de seus escritos, Trotsky teria dito, que se a Uniao Sovietica fosse desmantelada, Russia voltaria ser um pais exportador de materia prima dominados pelas potencias imperialistas. As coisas mudaram e em certo ponto, Russia ainda e uma potencia termonuclear. Mas o risco existe de ainda sewr dominada economicamente pelas potencias imperialistas. USA?, Alemanha?, ou mesmo o Dragao.

  2. É que a luta capitalismo contra comunismo foi conversa fiada para boi dormir. Na verdade a luta sempre foi por proeminência mundial, onde os mercados fossem assimilados pelo estado com maior força e maior poder geopolítico. A URSS sucumbiu naquele primeiro Round, os States venceram, mas ai é que a porca começou a torcer o rabo. Ganhou o round mas perderam a argumentação propangandistica, já que a Russia entrou firme na onda capitalista e na luta por mercados, disputando a concorrência, a China também se adequou a esse novo campo de luta, e com isso as bundas ficaram expostas e caíram as mascaras. Agora o rei está nu a vista de todos os antigos súditos.

Comentários não permitidos.