Rússia e Índia: “A importância deste relacionamento e o seu lugar único na política externa da Índia não vão mudar” – Narendra Modi

Com um pacote de negócios na área de energia, Rússia e Índia buscam impulsionar suas relações econômicas. O principal acordo assinado pelo presidente russo, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, nesta quinta-feira (11/12) em Nova Déli, prevê a construção de mais dez reatores nucleares no país asiático.

No encontro anual entre os líderes, os dois países selaram um total de 20 compromissos, que incluem exploração de gás e petróleo e abrangem as áreas de comércio, saúde e treinamento militar.

“Esboçamos uma visão ambiciosa para a energia nuclear, com pelo menos mais dez reatores”, disse Modi, após reunião com o presidente russo. As usinas devem ser construídas nos próximos 20 anos pela estatal russa Rosatom, segundo o compromisso assinado. A empresa já está no encargo de outros dois reatores – um de 1.000 megawatts em operação e outro a ser entregue em 2015, ambos em Kudankulam. De acordo com um funcionário do governo indiano, o plano é construir seis reatores em Kudankulam, no sul do país, e outros seis num local ainda não determinado.

“As usinas terão os mais altos padrões de segurança no mundo”, garantiu Modi, acrescentando que os projetos também contarão com equipamentos e componentes fabricados na Índia.

A carência energética do país, com sua população de 1,25 bilhão de habitantes, é enorme. Modi, que chegou ao poder em maio prometendo impulsionar o crescimento econômico, sinalizou que energia segura “é decisiva para o desenvolvimento econômico da Índia e a criação de empregos para os jovens”.

Em entrevista ao lado de Putin, Modi, que, desde que assumiu o cargo, tem procurado cultivar laços mais estreitos com os Estados Unidos, defendeu o contínuo apoio da Índia à Rússia. “A importância deste relacionamento e o seu lugar único na política externa da Índia não vão mudar”, garantiu.

A boa relação entre os dois países remonta à década de 1950, após a morte do líder soviético Josef Stalin, mas sofreu com alguns baques devido a negócios de defesa no passado.

“Nossas abordagens para questões globais ou regionais são semelhantes ou muito próximas”, afirmou Putin. Mas o comércio entre a Rússia e a Índia gerou apenas 10 bilhões de euros no ano passado, o que Putin classificou como insuficiente.

Putin em busca de novos clientes

Com sua viagem à Nova Déli, Putin busca fortalecer justamente esses laços estratégicos, principalmente nos setores de energia e defesa, para tentar reanimar a economia russa, abalada devido às sanções impostas pelos EUA e a União Europeia (UE), em retaliação ao conflito no leste ucraniano e a anexação da Crimeia, e devido à queda dos preços do petróleo.

O especialista em temas ligados à Rússia da organização Observer Research Foundation (ORF), Nandan Unnikrishnan, foi categórico: “Ele [Putin] quer mostrar ao mundo que não está isolado. E, de certa maneira, ele não está. Ele ainda tem os países do Brics”, disse, referindo-se ao grupo que engloba Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Entre os outros acordos firmados estão ampliação da infraestrutura e das exportações de petróleo e gás para a Índia. “A Rússia é a principal fonte de combustíveis fósseis do planeta, e a Índia, um dos maiores importadores”, disse Modi. Além disso, os dois países selaram um projeto conjunto de exploração de energia no Árctico.

A Rússia ainda concordou em produzir helicópteros na Índia, que está buscando impulsionar sua indústria, e aceitou avançar um projeto, há muito tempo adiado, para desenvolver aviões de caça em conjunto. Os dois países também vão trabalhar juntos na indústria aeroespacial.

PV/rtr/afp/dpa

Fonte: DW.DE

8 Comentários

  1. Esta muito claro, apesar das diferenças e divergencias a India esta optando pelo lado do Brics, principalmente pelo poderio que isso representará no futuro, haja visto que estamos lidando com 4 potencias que são economicamente firmes.
    É interessante, que diante de sanções, guerras economicas, restrições por parte das grandes economias globais, a Russia conseguiu se readaptar as novas circunstancias, e cresceu com isso, apesar das perdas, foram feitos novos acordos, novas alianças e está provado que o lado mais prejudicado nessa história foi o lado Europeu, que ainda arca com prejuizos bem salgados, provando a admiravel capacidade dos russos de jogarem no tabuleiro global.
    Uma coisa não posso deixar de expor…acredito piamente que a Russia tem hj peso para travar as negociaçôes do Rafale pra India, não por vias de ameaças, mas por mera estratégia, pois hj a Russia tem muito mais a oferecer pra India do que a França, e pior, com o possivel cancelamento do contrato com os franceses, quem provavelmente sairia ganhando seria o lado russo ( que podem agilizar os processos de fabricação e entrega do T-50) ou até mesmo o nosso país com o Gripen NG ( pois ja houve visitas ao Gropen por parte de uma comissão mikitar indiana).

    • Os hindus até recentemente foram colonia, sairam dela no seculo passado.
      Conhecem como ninguem o pensamento dos lideres desses paises do ocidente, e sabem que eles não são congiaveis e como o Saurio yanke demonstra, não tem qualquer respeito ou consideração por aqueles que eles julgam nasceram para serem inferiores ou para serví-los de alguma forma. Até por uma questão de orgulho, ainda que os Russos possam ser competidores em situações se tornam melhores parceiros pelas questões ditas e também por estrategia regional.

    • O que esta mais claro é que Russia e India se tornaram um so por borrarem-se de medo do devorador Chines.
      O devorador Chines esta euforico com a atual crise economica Russa.Afinal de contas ele sorri injetando dinheiro na Russia obtendo em troca tudo o que necessita copiar para realmente tornar-se auto-suficiente militarmente.
      Mais na frente Eua e UK se tornarão BRICS e Europeus Ocidentais que não debandarem para o Novo Brics serão aliados da China.
      A França e a Alemanha (titubiando entre Russia e China) e Turquia ja se afinam por baixo dos panos com a China.

  2. KKKKKKKKK,mais besteirois , se este ponto de vista cego teu for regra ,ninguem na asia compra-ra produtos russos ou chineses , 90% do territorio russo foi roubado de natvos mongois entre o seculo 13 e 19 ,,mas vc e outros lambe-botas ensistem em ver somente as conquistas territorias dos ocidentais como colonialismo,kkkkkk, isso so prova o grau de capachismo perante a russia ,isso eh vontade de ser caucasiano ,os vira-latas brasileiros possuem a esperança de serem tratados como iguais pelos russos =vikings,,kkkkkkk,deve ser horrivel habitar uma carcaça que dsprezamos,kkkkkk,so lhe resta se afogar em utopicos sonhos ilusorios,kkkkk,a evoluçao eh cruel !

    • ! ” Por vezes as pessoas nao querem houvir a verdade porque nao desejam que suas ilusoes sejam destruidas “( Friedrich nietriche)

      • Teropode tu acredita mesmo que nosso povo seja vira-lata não sei tua idade mas com certeza, e espero que ainda tenhas pai,mãe,avos,pessoas que o amam, e que se sacrificaram para que tu tive-se o melhor merecem ser chamados de vira-latas e tambem existe a poscibilidade de tu ser pai,avo,eles tambem voce os concidera vira latas POR FAVOR NÃO PERCA A ESPERANÇA EM NOSSO POVO TODOS NÓS TEMOS CONHECIMENTO DA REALIDADE E POR ESTE MOTIVO LUTAMOS PARA MELHORALA não sei se estas sozinho caso não esteja e a pessoa que estiver ao seu lado tem o seu amor lute com todas as suas forças para dar bons exemplos apesar de todos os maus exemplos da classe politica deste pais que se diga de pasagem esta mudando para melhor se por medo ou dor de consciencia ou quem sabe por terem visto alguem dando bom exemplo.

1 Trackback / Pingback

  1. Rússia e Índia: “A importância deste relacionamento e o seu lugar único na política externa da Índia não vão mudar” – Narendra Modi | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.